segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

A Ordem dos Cavaleiros Templários

Templar

As Ordens Militares sempre pertenceram á história da humanidade,pela grandeza dos momentos em que viveram, pelos feitos e conquistas, pelo temor e inveja que causavam, pela opulência dos seus membros e, ás vezes, pela extravagância que os
caracterizava.Dentre as Ordem Militares mais famosas, a dos Cavaleiros Templários, dissolvida pelo papa Clemente V, há quase sete séculos,destaca-se por uma história repleta de façanhas. Dela fizeram parte os mais variados tipos de personagens, dotados, ora dos mais elevados anseios espirituais ora dos mais recônditos e inconfessáveis níveis a que o homem pode chegar. E mesmo o cruel fim imputado à Ordem, em especial ao seu último líder, Jacques de Molay, assumiu aquele carácter que transformou a própria Ordem,em mártir e em mito.

Templars

A história do Templo,que pelo próprio espírito da época em que ocorreu, assume cores românticas, traz a todos uma imensa variação de sentimentos,numa espécie de glória nostálgica que, por mais agradável que pareça, as vezes enevoa sua compreensão.A Ordem dos Cavaleiros Templários, foi muito mais que puramente uma lenda: ela é um fenómeno histórico…
Quando Hughes de Payens, em 1118, junto com outros oito Cavaleiros, fundou a Ordem dos Cavaleiros Templários, ou, simplesmente, os Templários, provavelmente não tinha a mínima idéia das dimensões, da riqueza e poder que ela acumularia nos seguintes duzentos anos de sua história.Mas por que a Ordem dos Cavaleiros Templários foi formada?

Cruzadas

No final do século XI, teve início a Primeira Cruzada. A Cristandade então encontrava-se tumultuada e dividida; a Europa, enfrentando uma estagnação sócio-económica,propicía para guerras e disputas internas.O novo Sumo Pontífice ao ocupar o Trono de São Pedro(Urbano II, eleito Papa em 1088), revelou-se, um notável político e excelente articulador.Um dos sonhos da Igreja(e também de Urbano II), era retomar a cidade de Jerusalém, cuja posse estava nas mãos dos "infiéis" do Islão havia mais de quatro séculos, desde o ano 638 d.C., quando fora tomada pelo exército muçulmano. Os tesouros ali encerrados, o histórico valor para o cristianismo da própria cidade e sendo o sonho do clero, poder "unificar" cristãos ocidentais e orientais sob o jugo único do pontificado Papal, eram motivos mais que suficientes para justificar uma empreitada á terra santa.

Papa Urbano II

Assim o Papa Urbano II, fez com que parte da Europa entendesse que havia uma necessidade premente e divina de se recuperar aquilo que, por direito, pertencia aos cristãos. E desta forma iniciou-se a Primeira Cruzada, cujo divino objectivo era "devolver a Deus o que era de Deus". Estava iniciada a era das guerras santas. Jerusalém viria a cair sob domínio cristão ocidental.Poucos anos após a queda de Jerusalém, em 1118, alguns Cavaleiros reuniam-se para prestar serviço ao reino cristão.As peregrinações, naquela época, eram costumeiras entre os cristãos, sendo uma actividade abençoada e encorajada pela Igreja e pelo Papa. Um dos caminhos de maior importância, senão o mais importante, era justamente aquele que conduzia os peregrinos à Terra Santa e a Jerusalém. Esse caminho,não era seguro,nele se aventuravam toda espécie de banditismo, assaltos, etc, e mesmo a morte.

Templar

Nove Cavaleiros, liderados por Hughes de Payens, todos veteranos da Primeira Cruzada, estabeleciam a Ordem dos Cavaleiros de Cristo, tomando o tríplice voto de Castidade, Pobreza e Obediência e dedicando as suas vidas, à protecção dos peregrinos e à garantia do Reino de Cristo.O novo Rei de Jerusalém, Balduíno II, que sucedera seu primo Balduíno I,viu na atitude dos nobres cavaleiros grande valor e importância. Com reconhecimento e confiança, cedeu-lhes terras e construções para que lhes servissem de acomodação e base. As terras eram situadas no local onde supostamente havido sido construído o famoso Templo de Salomão. Não tardou que os pobres Cavaleiros de Jesus Cristo se denominassem de Cavaleiros do Templo de Salomão, ou simplesmente de Cavaleiros Templários.E assim nascia a Ordemdo Templo.De forma rápida a Ordem cresceu, tanto política quanto económicamente. Estavam directamente sob a autoridade papal, e, portanto, sem responsabilidade para com qualquer Rei ou nação.Passaram a possuir terras, castelos e muito dinheiro. Muitos Reis e Príncipes passaram a confiar toda a fortuna que possuíam à sua guarda. Muito da riqueza Templária advém disto, pois boa parte dos bens conferidos à guarda Templária, quer por um motivo ou por outro, jamais retornaria às mãos do seu dono original.
No início do século XIV as derrotas do exército cristão, no oriente, impunham um definitivo cessar da era das grandes cruzadas. Não mais haveria terras santas a serem defendidas e as Ordens Militares tomaram ares de anomalia, visto não haver mais necessidade da sua principal função: a protecção dos peregrinos.

Filipe IV,o Belo

Nessa época, Felipe IV,o Belo, reinava na França e transformara-se numa espécie de semideus, conduzindo seu reino com mão de ferro. Felipe tentara fazer parte da Ordem do Templo. Mas, para sua ira, seu pedido de ingresso fora-lhe negado.Assim, sob sua influência, um sujeito fraco e ganancioso, o Arcebispo Beltrão de Got, subia ao Trono de São Pedro como Papa Clemente V, em Novembro de 1305.

Clemente V

Felipe através de Clemente V, queria acabar com a Ordem dos Templários: só o papa poderia fazê-lo, pois os Templários não estavam submissos a mais ninguém.

Jacques Molay

Em 13 de Outubro de 1307, Jacques de Molay e cerca de cinco mil Templários, quase todos aqueles existentes na França, foram encarcerados pelos homens do Rei Felipe, o Belo.As acusações eram de heresias diversas, a maioria destas sendo bem comuns aos quotidianos processos movidos pela Santa Inquisição: negação do Cristo, blasfémia contra Deus, homossexualismo, idolatria, conluio com os infiéis do Islão, etc.O processo de Inquisição contra os Templários continuou por anos. Seu ápice ocorreu em 18 de Março de 1314, quando o último líder dos Templários, Jacques de Molay e um outro irmão da Ordem, morreram na fogueira da Santa Inquisição.
A lenda conta-nos que, pouco antes de morrer, ouviu-se a forte voz de Jacques de Molay, o último Grão Mestre Templário, amaldiçoando o papa, o Rei e a sua família: que se os Templários tivessem sido injustamente condenados, que o papa Clemente fosse convocado em quarenta dias, e o Rei Felipe dentro de um ano, para o julgamento final de Deus.Se isso é ou não verdade, não se pode afirmar. Contudo, Clemente morreu trinta e três dias depois e o Rei Felipe, o Belo, seguiu-o após seis meses.
Alguns dos cavaleiros conseguiram fugir para outros Países,como Portugal e Inglaterra,onde se reuniram e formaram outras ordens religiosas e de conhecimento,pois por suas andanças,aprenderam muito com os Árabes...

Maçons

Foram eles que Fundaram a Maçonaria,dos quais George Washington,Abraham Lincoln,Benjamin Franklin,Sir Artur Conan Doyle,Camilo Castelo Branco,William Shakespeare...e tentos outros nomes célebre pertenciam(Também falarei aqui sobre os maçons,em breve)!!!

Templar Woman


Como curiosidade,pois muitas pessoas não o sabem,mas existiam também mulheres Templárias...

2 comentários:

  1. Querido amigo... em que documento o Sr. se baseia ao afirmar q os templários fundaram essa obra das trevas chamada de maçonaria, com relação as mulheres fazerem parte das cavalarias em que se baseia tal afirmação. (documentos por favor)... grato!

    ResponderEliminar
  2. Amigo Silvano,Sempre Que Posto Algum Artigo,Tenho Por Costume,Fazer Uma Pesquisa Profunda do Que Desejo Falar.Assim Tudo o Que Aqui Digo é Verdade...Basta o Sr.Fazer Também Uma Pesquisa Profunda(Em Várias Linguas...).
    É Errado Dizer Que a Maçonaria é Uma Obra das Trevas!!!!Pelo Contrário...O Mundo Deve Muito Aos Maçons(Os Homens Importantes Eram Maçons!!!)e Eram Iluminados Pela Sua Inteligência e Dedicação ás Artes e Letras!!!
    Quanto ás Mulheres da Ordem,Havia Sim Muitas(Basta Pesquisar...)...Acaso Não Conhece os Hospitalários(Como Acima Verifica nas Imagens!!!)???
    Tudo Isto Basta Pesquisar Como Eu Disse...Boa Noite e Obrigada Pelo Comentário!!!

    ResponderEliminar