segunda-feira, 10 de maio de 2010

A Arca da Aliança

Enigmas

A Arca da Aliança, Arca de Deus ou Arca do Pacto é descrita na Bíblia como o objecto em que as tábuas dos Dez mandamentos teriam sido guardadas, como também veículo de comunicação entre Deus e seu povo escolhido.Continha,portanto,os dez mandamentos dados por Deus em blocos de pedra dados a Moisés, no Monte Sinai. De acordo com o livro do Êxodo, a Arca foi feita de madeira de acácia e coberta de ouro por dentro e por fora. Ela foi coberta com um Propiciatório onde foram esculpidos dois querubins de ouro. Acredita-se que possuía poderes sobrenaturais devido a uma série de eventos, incluindo causar a morte de um homem que tentou firmar a Arca (quando o transporte de bois cambaleou,razão pela qual existiam varas para seu transporte), derrubar os muros de Jericó numa batalha e espalhar desgraças sobre os Filisteus depois de a terem capturado.
Foi objecto de veneração entre os hebreus até ao seu desaparecimento, que segundo especulações, ocorreu na conquista de Jerusalém por Nabucodonosor,rei da Babilônia,em 587 a.C (ou 607 a.C, segundo alguns estudiosos).O relacto bíblico menciona um grande incêndio que teria destruído todo o templo. A Arca desaparece completamente da narrativa a partir desse ponto, e o próprio relato é vago quanto ao seu destino.
Segundo o livro apócrifo de II Macabeus, o profecta Jeremias foi o responsável por escondê-la.
Segundo a Bíblia, Deus revelava-se como uma fumaça que se manifestava com sua shekiná(Presença) entre os querubins que tinham asas de anjos, corpo de homem e rosto de bebê, e que estavam ligados em baixo pelos joelhos em cima do propciatório e ligados em cima pelas asas que sendo assim formava um circulo entre eles (simbolizando tudo que é ligado na terra ,também será ligado no céu) e era justamente onde estava a shekiná e era ali que DEUS falava com Moisés.
A Arca é considerada o maior de todos os tesouros escondidos, e sua descoberta iria fornecer uma verdade indiscutível de que o Antigo Testamento é facto concreto. A sua recuperação permanece sendo o objectivo de todos os arqueólogos modernos e aventureiros.
Existem hoje em vários museus réplicas da Arca baseadas nas descrições bíblicas, mas a verdadeira jamais foi encontrada.
O cineasta George Lucas inspirou-se na busca pela Arca para o roteiro de seu filme Raiders of the Lost Ark (intitulado Indiana Jones e Os Caçadores da Arca Perdida, no Brasil; Indiana Jones e os Salteadores da Arca Perdida, em Portugal).
Para muitos a Arca foi trazida pelo filho do Rei Salomão, com a Rainha de Sabá (rainha da actual Etiópia). E está guardada em um templo na cidade de Aksum, na Etiópia, onde um único Sacerdote pode vê-la...

2 comentários:

  1. eu li o livro aprofetico macabeus 2, e la mencionava que o arca esta no monte onde que moises pegou as tabuas (os 10 mandamentos) e que estava escondidas la até o dia que Deus o revelara para o mundo novamente

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem,é Por Isso Que Os Arqueologos e Outros Homens da Ciência Esforçam-se Para Descobrir Um Pouco Mais Sobre os Mistérios da Biblia e Lentamente Têm Tido Sucesso!!!
      Mas Não Devemos Misturar Muito Religião Com a Historia,Devemos Tentar Ter Uma Mente Aberta,Para Que Assim,Possamos Entender Os Como,Os Porquês das Historias da Biblia.Já Sabemos Que Muitas das Narrações São Exageradas,Não São Exactamente Como Aconteceram...Temos Que Nos Lembrar Que Nesse Tempo as Historias Eram Narradas de Boca a Boca...Portanto Cada Pessoa,Aumentava Um Pouco Mais da Historia!!!Aliás Como Hoje Em Dia,ás Vezes Acontece!!!
      Tenha Uma Boa Tarde e Volte Sempre,Amigo!!!

      Eliminar