terça-feira, 28 de setembro de 2010

RMS Lusitania

Image and video hosting by TinyPic

O RMS Lusitania foi um navio da "Cunard Line", lançado em 1906.
Foi construído, juntamente com o RMS Mauretania, para competir com outros navios transatlânticos alemães.O Lusitania e o Mauretania foram, por alguns anos após o término de sua construção, os maiores navios do mundo. Superados apenas depois em 1910 pelo RMS Olympic navio da White Star Line, o Olympic fazia parte dos navios da Classe Olympic ou seja, era igual a seus irmãos RMS Titanic e HMHS Britannic. Sua viagem inicial, Liverpool - Nova Iorque, iniciou-se em 7 de Setembro de 1907.
O Lusitania foi torpedeado por um submarino alemão, em 7 de Maio de 1915, na Primeira Guerra Mundial, afundou e deixando quase 1900 mortos. Este facto provocou grande consternação na opinião pública dos Estados Unidos, que eram à data uma nação neutral no conflito, e de onde era originária a maior parte dos passageiros, o que desencadeou um processo que veio a culminar dois anos mais tarde na entrada dos EUA na guerra, após a descodificação do Telegrama Zimmermann.

O naufrágio;

O Lusitania saiu de Nova York no dia 1/05/1915 com destino a Liverpool. No dia 6, quinta feira o comandante foi informado de que havia submarinos alemães no local. No dia 7 sexta-feira dia do naufrágio por volta das 2h10 da tarde o Lusitania foi atingido por um torpedo no seu lado de estibordo(lado direito do navio). O navio possuía botes para todos os passageiros, mas como os marinheiros esqueceram de parar o navio, pois a sala das caldeiras estava sendo inundada, por causa disso muitas pessoas morreram por muitos botes não terem sido lançados. O Lusitania afundou-se em apenas 18 minutos, ou seja por volta de 2h28. Facto:o Lusitania não poderia ser afundado com apenas um torpedo, ele afundou porque seu comando não fechou as comportas estanques e também porque o Lusitania carregava armas e outras munições.Agora duas pergunta se formulam...Para quê o Lusitania carregava armas e munições,se era um navio de passageiros e não de outra espécie???? E será que esse não era o motivo do ataque alemão e não porque apenas estava na hora e no sítio errado...???

Sem comentários:

Enviar um comentário