terça-feira, 19 de outubro de 2010

Foi Napoleão Assassinado...Ou Não???

Image and video hosting by TinyPic

Dallas- 16 de Janeiro de 2007 -Um novo inquérito da "UT Southwestern Medical Center Scientist" revelou a verdadeira causa da morte de Napoleão Bonaparte,depois de quase 200 anos de mistério...Se teria sido assassinado pelos ingleses ou teria morrido de causas naturais,durante o seu exílio ilha de Santa Helena(Longwood),em 5 de Maio de 1821.
Pesquisadores suíços e canadenses aplicaram modernos métodos patológicos de estadiamento tumoral e descobriram que Napoleão morreu de um processo muito avançado de câncer gástrico,que provinha de uma úlcera que causou-lhe uma infecção bacteriana no estômago.A análise,desmentem,também,os rumores de envenenamento por arsênico, apontando sangramento gastrointestinal como a provável causa imediata da morte.
O relatório,disponível online e na edição de Janeiro da "Nature Clinical Practice Gastroenterology & Hepatology"indica que a morte do ditador era iminente."Esta análise sugere que,mesmo se o Imperador tivesse sido libertado ou fugisse da ilha, a sua condição terminal teria impedido de desempenhar um papel mais importante no teatro da história da Europa",disse o Dr. Robert Genta,professor de patologia e medicina interna em "UT Southwestern" e autor sénior do estudo."Mesmo hoje,com a disponibilidade de sofisticadas técnicas de cirurgia e quimioterapia,os pacientes com câncer gástrico tão avançado,como a de Napoleão teriam um prognóstico pobre." Napoleão,nascido em 15 de agosto de 1769,governou a França no final dos anos 1700 e início de 1800. Ele conquistou grande parte da Europa,mas a derrota enorme em Portugal,foi o princípio do seu fim,que aconteceu na batalha de Waterloo,em 1815.Foi então exilado para Santa Helena,uma ilha no meio do Oceano Atlântico,pelos britânicos.
Em 1961, um nível elevado de arsénico foi encontrado no cabelo de Napoleão, inspirando os boatos de envenenamento por arsénico.
Mas o que poderia ter causado câncer de Napoleão?
Um estudo feito em 1938 indicou que o pai de Napoleão morreu de câncer no estômago.
A lesão ulcerada no estômago do Imperador sugere uma história de gastrite crónica H. pylori,que pode ter aumentado o seu risco de câncer gástrico,disse Dr. Genta.O risco pode ter sido aumentado por sua dieta cheia de sal,conservas,mas escasso em frutas e legumes-tarifa comum para longas campanhas militares."Mesmo se tivesse sido tratada hoje,ele teria morrido num ano",disse ele.
Estará decifrado o mistério?

Sem comentários:

Enviar um comentário