terça-feira, 19 de outubro de 2010

A Maçonaria e Alguns Maçons Célebres

Image and video hosting by TinyPic

O que é a Maçonaria?

A maçonaria(forma reduzida e usual de francomaçonaria)é uma sociedade discreta de carácter universal,cujos membros cultivam o aclassismo,humanidade,os princípios da liberdade,democracia,igualdade,fraternidade e aperfeiçoamento intelectual,sendo assim uma associação iniciática e filosófica.
Portanto a maçonaria é uma sociedade fraternal,que admite todo homem livre e de bons costumes,sem distinção de raça,religião,ideário político ou posição social.Suas únicas exigências são que o candidato possua um espírito filantrópico e o firme propósito de tratar sempre de ir em busca da perfeição.
Os maçons estruturam-se e reúnem-se em células autónomas, designadas por oficinas, ateliers ou(como são mais conhecidas e correctamente designadas)lojas,"todas iguais em direitos e honras, e independentes entre si."
Existem, no mundo, aproximadamente 5,5 milhões de integrantes espalhados pelos 5 continentes.

As origens da Maçonaria;

O nome "maçonaria" provém do francês maçonnerie,que significa "construção".O termo maçom(ou maçon),segundo o mesmo Dicionário,provém do inglês mason e do francês maçon,que quer dizer 'pedreiro'e do alemão metz,'cortador de pedra'.O termo maçom portanto é um aportuguesamento do inglês;maçonaria por extensão significa associação de pedreiros.
Estudiosos e pesquisadores costumam dividir a a origem da maçonaria em três fases distintas;

1-Maçonaria Primitiva;

A Maçonaria Primitiva,ou "Pré-Maçonaria",é o periódo que abrange todo o conhecimento herdado do passado mais remoto da humanidade até o advento da Maçonaria Operativa. Há quem buscam nas primeiras civilizações a origem iniciática.Outras buscam no ocultismo,na magia e nas crendices primitivas a origem do sistema filosófico e doutrinário.Tantas são as controvérsias, que surgiram variadas correntes dentro da maçonaria.A origem mais aceita,segundo a maioria dos historiadores,é que a Maçonaria Moderna descende dos antigos construtores de igrejas e catedrais,corporações formadas sob a influência da Igreja na Idade Média.
É evidente que a falta de documentos e registros dignos de crédito,envolve a maçonaria numa penumbra histórica,o que faz com que os fantasistas,talvez pensando em engrandecê-la,inventem as histórias sobre os primórdios de sua existência.Há aqueles que ensinam que ela teve início na Mesopotâmia,outros no Egito... Há escritores que afirmam ser o Templo de Salomão o berço da Maçonaria.

2-Maçonaria Operativa;

A origem se perde na Idade Média,se considerarmos as suas origens Operativas,ou seja associação de cortadores de pedras verdadeiros,que tinha como ofício a arte de construção de castelos,muralhas etc.
Na Idade Média o ofício de pedreiro era uma condição cobiçada para classe do povo. Sendo esta a única guilda que tinha o direito de ir e vir.E para não perder suas regalias o segredo deveria ser guardado com bastante zelo.Após o declínio do Império Romano, os nobres romanos afastaram-se das antigas cidades e levaram consigo camponeses para protecção mútua e se protegerem dos bárbaros.Dando início ao sistema de produção baseado na contratação servil Nobre-Povo(Feudalismo).
Ao se fixar em novas terras,os nobres necessitavam de castelos para sua habitação e fortificações para proteger o feudo.Como a arte de construção não era nobre,deveria advir do povo e como as actividades agropecuária e de construção não guardavam nenhuma relação,uma nova classe surgiu:Os construtores,herdeiros das técnicas romanas e gregas de construção civil.
Outras companhias se formaram:artesão,ferreiro,marceneiros,tecelões enfim,toda a necessidade do feudo era lá produzida.A maioria das guildas limitava-se no entanto às fronteiras do feudo.
Já as guildas dos pedreiros necessitavam mover-se para a construção das estradas e das novas fortificações dos Templários.Os demais membros do povo não tinham o direito de ir e vir,direito este que,hoje,temos e nos é tão vital.Os segredos da construção eram guardados com incomensurável zelo,visto que,se caíssem em domínio público as regalias concedidas à categoria,cessariam.Também não havia interesse em popularizar a profissão de pedreiro,uma vez que o sistema feudal exigia a actividade agropecuária dos vassalos.
A Igreja Católica Apostólica Romana encontra neste sistema o ambiente ideal para seu progresso.Torna-se,talvez,a maior,proprietária feudal,por meio da proliferação dos mosteiros,que reproduzem a sua estrutura.No interior dos feudos,a igreja detém o poder político,económico,cultural e científico da época.

3-Maçonaria Especulativa;

A Maçonaria Especulativa corresponde a segunda fase,que utiliza os moldes de organização dos maçons operativos juntamente com ingredientes fundamentais como o pensamento iluminista,ruptura com a Igreja Romana e a reconstrução física da cidade de Londres,berço da maçonaria regular.
Com o passar do tempo as construções tornavam-se mais raras.O feudalismo declinou dando lugar ao mercantilismo.Com consequência o enfraquecimento da igreja romana. Havendo uma ruptura da unidade cristã advindas da reforma protestante.
Superada a tragédia da peste negra que dizimou a população mundial,particularmente da Europa,teve ínicio o Iluminismo no século XVIII,que enfatizou a razão e a ciência para explicar o Universo,em contraposição à fé.
A Inglaterra surge como o berço da Maçonaria Especulativa,regular durante a reconstrução da cidade após um incêndio de grandes propoções em sua capital Londres em Setembro de 1666 que contou com muitos pedreiros para reconstruir a cidade nos moldes medievais.
Para se manter foram aceitas outras classes de artífices e essas pessoas formaram paulatinamente agremiações que mantinham os costumes dos pedreiros nas suas reuniões,o que diz respeito ao reconhecimento dos seus membros por intermédio dos sinais característicos da agremiação.
Essas associações sobreviveram ao tempo.Os segredos das construções não eram mais guardados a sete chaves, eram estudados publicamente.Todavia o método de associação era interessante,o método de reconhecimento da maçonaria operativa era muito útil para o modelo que surgiu posteriomente.Em vez de erguer edifícios físicos,catedrais ou estradas,o objetivo era outro:erguer o edifício social ideal.

Image and video hosting by TinyPic

A Maçonaria e a Religião;

A Maçonaria Universal,regular ou tradicional,é a que professa pela via sagrada,independentemente do seu credo religioso,trabalha na sua Loja sob a invocação do Grande Arquitecto do Universo,sobre os livros sagrados,o esquadro e o compasso.A necessária presença de mais do que um livro sagrado no altar de juramento,reflecte exactamente o espírito tolerante da maçonaria universal e regular.
Grande Arquitecto do Universo,refere-se ao principal Criador de tudo que existe,principalmente do mundo material(demiurgo)independente de uma crença ou religião específica.
Assim,'Grande Arquiteto do Universo' ou 'G.A.D.U.' é uma designação maçónica para uma força superior,criadora de tudo o que existe.Com esta abordagem,não se faz referência a uma ou outra religião ou crença,permitindo que maçons muçulmanos,católicos,budistas,espíritas e outros,se reúnam numa mesma loja maçónica. Para um maçom de origem católica,por exemplo,G.A.D.U. remete-o a Deus,enquanto que para um muçulmano se referiria a Alah. Assim as reuniões na loja podem congregar irmãos de diversas crenças,sem invadir ou questionar seus conteúdos.

O Catolicismo e a Maçonaria;

O primeiro documento católico que condenava a maçonaria data de 28 de Abril de 1738.Trata-se da bula do Papa Clemente XII,denominada"In Eminenti Apostolatus Specula".
Após essa primeira condenação,surgiram mais de 20 outras,sendo que o papa Leão XIII foi um dos mais ferrenhos opositores desta sociedade secreta e sua última condenação data de 1902,na encíclica"Annum Ingressi",endereçada a todos os bispos do mundo em que alarmava da necessidade urgente de combater a maçonaria,opondo radicalmente esta sociedade secreta ao catolicismo.
Apesar disso,há acusações sobre Paulo VI e alguns cardeais da Igreja relacionarem-se a uma loja..Entretanto,todas as acusações carecem de provas.A condenação da Igreja é forte e não muda ainda que membros do clero tenham de alguma forma se associado à sociedade secreta.
Até 1983, a pena para católicos que se associassem a essa sociedade era de excomunhão.Com a formulação do novo Código de Direito Canónico que não mais condenava a Maçonaria explicitamente,muitos pensaram que a Igreja havia aceitado a mesma,no entanto a Congregação para Doutrina da Fé tratou de esclarecer o mau entendido e afirmar que permanece a pena de excomunhão para quem se associa a maçonaria.
A perseguição à maçonaria pela Igreja Católica dá-se,segundo alguns autores,pela existência do segredo maçónico,o que demonstrava não existir,por parte do clero,controle sobre o que acontecia nas lojas e pelo facto da maçonaria defender a liberdade religiosa,aceitando o ingresso de pessoas de qualquer religião e terem as mentes tão abertas a novas ideias e ideais.
O condenado era muitas vezes responsabilizado por uma "crise da fé",pestes,terremotos,doenças e miséria social,sendo entregue às autoridades do Estado,para que fosse punido.As penas variavam desde confisco de bens e perda de liberdade,até a pena de morte,muitas vezes na fogueira,método que se tornou famoso...
Os tribunais da Inquisição não eram permanentes,sendo instalados quando surgia algum caso de heresia e eram depois desfeitos.Embora nos países de maioria protestante também tenha havido perseguições-neste caso contra católicos,contra reformadores radicais,como os anabatistas e contra supostos praticantes de bruxaria,os tribunais constituíam-se no marco do poder real ou local e não como uma instituição específica.
Em muitos casos também queimavam-se em praça pública os livros avaliados pelos inquisidores como símbolos do pecado.

O Protestantismo e a Maçonaria;

Martinho Lutero foi apoiado por vários religiosos e governantes europeus provocando uma revolução religiosa,iniciada na Alemanha e estendendo-se pela Suíça,França,Países Baixos,Reino Unido,Escandinávia e algumas partes do Leste europeu,principalmente os Países Bálticos e na Hungria.A resposta da Igreja Católica Romana foi o movimento conhecido como Contra-Reforma ou Reforma Católica,iniciada no Concílio de Trento.
Imediatamente após o início da Reforma Protestante,a Igreja Católica Romana decidiu tomar medidas para frear o avanço da Reforma.Realizou-se,então,o Concílio de Trento (1545-1563),que resultou no início da Contra-Reforma ou Reforma Católica,na qual os Jesuítas tiveram um papel importante.A Inquisição e a censura exercida pela Igreja Católica foram igualmente determinantes para evitar que as ideias reformadoras encontrassem divulgação em Portugal,Espanha ou Itália,países católicos.
O principal acontecimento da contra-reforma foi a Massacre da noite de São Bartolomeu,em França.As matanças,organizadas pela casa real francesa,começaram em 24 de Agosto de 1572 e duraram vários meses,inicialmente em Paris e depois noutras cidades francesas,vitimando entre 70.000 e 100.000 protestantes franceses(chamados huguenotes).
Um dos pontos de destaque da reforma é o facto de ela ter possibilitado um maior acesso ao entendimento da Bíblia,graças às traduções feitas por vários reformadores (entre eles o próprio Lutero)a partir do latim para as línguas nacionais.Tal liberdade fez com que fossem criados diversos grupos independentes,conhecidos como denominações. Nas primeiras décadas após a Reforma Protestante,surgiram diversos grupos,destacando o Luteranismo e as Igrejas Reformadas ou calvinistas (Presbiterianismo e Congregacionalismo).Nos séculos seguintes, surgiram outras denominações reformadas,com destaque para os Batistas e os Metodistas.

A Maçonaria e a Sociedade;

A maçonaria teve influência decisiva nos grandes acontecimentos mundiais,tais como a Revolução Francesa e a Independência dos Estados Unidos.Tem sido relevante,desde a Revolução Francesa em diante,a participação da Maçonaria em levantes,sedições,revoluções e guerras separatistas em muitos países da Europa e da América.
A Revolução Americana(1767)e a Revolução Francesa(1789)despertaram nos povos do mundo um sentimento de liberdade nunca antes experimentado.
As ideias que fermentaram o movimento da Revolução Francesa havia levedado o espírito dos colonos americanos,que emigraram para a America em busca de liberdade religiosa e política.A Maçonaria é caracteristicamente universalista por ser uma sociedade que aceita a afiliação de todos os cidadãos que se enquadrarem na qualificação "livres e de bons costumes",qualquer que seja a sua raça,a sua nacionalidade,o seu credo,a sua tendência política ou filosófica.
O lema,ou o símbolo da Revolução Francesa;"Liberdade,Igualdade,Fraternidade"constitui-se de um grupo de palavras que exprime as aspirações teóricas do povo maçônico e que,levariam a um alto grau de aperfeiçoamento de toda a Maçonaria.A trilogia seria de origem revolucionária e que introduziu-se na cultura maçônica através do Imperador Napoleão a partir do início do período napoleónico.

Image and video hosting by TinyPic

Alguns Maçons Famosos Mais ..

Aldrin, Edwin E. - Astronauta
Armstrong, Louis - Músico de Jazz.
Armstrong, Neil - Astronauta e 1º a chegar á Lua.
Austin, Stephen F. - Pai do Texas.
Bach, Jahann Christian - Compositor Clássico.
Bartholdi, Frederic A. - Desenhador da Estátua da Liberdade.
Beard, Daniel Carter - Fundador dos Escuteiros.
Bowie, James - Famoso na Batalha do Alamo,Texas.
Brant, Joseph - Chefe dos Indios Mohawks 1742 - 1807.
Carson, Christopher "Kit" - Escuteiro e Explorador.
Casanova -Aventureiro italiano,Escritor e Enterteiner.
Churchill, Winston - Primeiro Ministro Britânico.
Cody, "Buffalo Bill" William - Wild West Show.
Cole, Nat "King" - Grande Cantor Romântico.
Colt, Samuel - Inventor de Armas.
Combs, Earle Bryan - Baseball Hall of Fame
Crockett, David - Homem Fronteiriço e Lutador Famoso no Alamo.
Desaguliers, John Theophilus - Inventor do Planetarium.
Doyle, Sir Author Conan - Escritor Famosos de Sherlock Holmes.
Edward VII - Rei da Inglaterra.
Fairbanks, Douglas - Actor do Cinema Mudo.
Fleming, Sir Alexander - Inventor da Penicilina.
Ford, Gerald R. - Presidente da América.
Gable, Clark - Actor.
Gatling, Richard J. - Constructor da" Metralhadora Gatling ".
Guillotin, Joseph Ignace - Inventor da"Guilhotina".
Hedges, Cornelius - "Pai" do Parque Nacional de Yellowstone.
Hoover, J. Edgar - Director do FBI.
Houdini, Harry - Mágico.
Houston, Sam - 2º e 4º Presidente da Republica do Texas
MacArthur, General Douglas - Comandante das Forças Armadas(U.S) nas Filipinas.
Mayer, Louis B. - Metro-Goldwyn-Mayer (MGM)
Scott, Sir Walter -Escritor.
Sellers, Peter - Actor.
Shakespeare, William - Escritor.
Travis, Colonel William B. - Na Batalha do Alamo.
Truman, Harry S. - Presidente da América.
Voltaire - Escritor e Filósofo.
Wallace, Lewis - Escritor de "Ben Hur"
Washington, George - 1ºPresidente da América.

Estes são só alguns...mas o Mundo da Arte e do Conhecimento está cheio de personagens nossas conhecidas,desde sempre,até aos nossos Tempos Modernos!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário