quinta-feira, 4 de novembro de 2010

A Lenda da Origem dos Povos Latinos

Lendas

Não sei se acontece com você também,mas eu sempre associo o termo "aborígenes" com os habitantes originais da Austrália...apesar de "aborígene" significar originários do local onde vive/habitante primitivo do lugar(seja da Austrália,Argentina,China, Espanha,ou outro país qualquer...).Etimologicamente vem do latim "aborígenes" (aqueles que são de origem).
Segundo a lenda romana,os aborígenes foram os primeiros habitantes da região central da Península Itálica penicilina.Eram nómadas,sem leis ou cidades e comiam frutas silvestres.Seu rei era Latino.

A Fuga de Troia

Eneias foge de Tróia;

Conta a lenda que Enéias,herói próximo de Hector(principe troiano),desembarca nas terras controladas por Latino e começa a construir uma cidade.O Rei não consente tal afronta e reune o exército para enfrentar Enéias e os seus Troianos.Cercam os invasores e quando estão prontos para a batalha ... Uma divindade indígena aconselha Latino a unir-se aos estrangeiros,e assim,faz o rei dos aborígenes.Cede uma parte do seu território para eles estabelecerem-se e os troianos comprometem-se em ajudá-los a lutar contra Turno,rei dos Rútulos.
Em agradecimento,Latino entrega Latina,sua filha,em casamento a Enéias e este dá o nome de Lavinio á nova cidade.Como estave escrito,os Rútulos e os Aborígenes, auxiliado pelos Troianos,efrentam-se numa grande batalha.Os aborígenes saem vitoriosos,mas o seu rei Latino,morre,e Enéias,assume o trono.Os dois povos,os Aborígenes e Troianos imigrantes,fundem-se num só povo e nomeam-se de Latinos como um tributo ao rei que morreu em Batalha.

Sem comentários:

Enviar um comentário