quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

A Cidade Subterrânea de Derinkuyu

Turquia

Os labirintos subterrâneos na Turquia,Cappadocia turco encontra-se um enigma arqueológico;uma rede de cidades subterrâneas que os peritos ainda não têm a certeza porquê ou por quem quem,foi realizado estas estranhas catacumbas...

Em 1963,um residente de Derinkuyu(na região da Capadócia,Anatólia central,Turquia),derrubando a parede da sua casa,descobriu surpreso que por trás dele havia uma sala misteriosa que ele nunca tinha visto,o quarto liderava outro,e mais outro e outro ...Por acaso ele tinha descoberto a cidade subterrânea de Derinkuyu,e o primeiro nível pode ter sido escavado pelos hititas por volta de 1400 AC.
Os arqueólogos começaram a estudar esta fascinante cidade subterrânea abandonada. Conseguiram atingir quarenta metros de profundidade,mas acredita-se ter um fundo de pelo menos,de 85 metros.
Foram descobertos até agora,20 níveis subterrâneos.Apenas oito podem ser visitados em níveis mais elevados,os outros estão parcialmente bloqueados ou restritos aos arqueólogos e antropólogos que estudam Derinkuyu.
A cidade foi usada como um refúgio para milhares de pessoas,para protegerem-se contra as invasões frequentes que Capadócia sofreu,em vários períodos da sua História,e pelos primeiros cristãos.
O interior é impressionante;as galerias subterrâneas de Derinkuyu(onde há espaço para pelo menos 10.000 pessoas)podia-se colocar,em três pontos estratégicos,uma porta de pedra,com movimento circular.Estas pedras pesadas que fechavam o corredor impedíam a entrada do inimigo.Tinham de 1 a 1,5 metros de altura,cerca de 50 centímetros de largura e pesavam até 500 quilos.

Turquia

Além disso,Derinkuyu tem um túnel de cerca de 8 Km de comprimento que leva a uma outra cidade subterrânea da região da Capadócia,Kaymakli.
As cidades subterrâneas da área foram citadas pelo historiador grego Xenofonte.No seu "Anabasis" explicou que as pessoas que viviam na Anatolia tinham escavado no subsolo as suas casas,vivendo em alojamentos grandes o suficiente para uma família, seus animais de estimação e fontes de alimento armazenado.
Foram localizados os estábulos,tascas,uma igreja(planta cruciforme,de 20 por 9 metros,com um limite máximo superior a três metros de altura),cozinhas(ainda enegrecidas pela fuligem das chamas que foram acesas para cozinhar),prensas para vinho e azeite,vinho,lojas de alimentação,uma escola muitas salas e até mesmo um bar.
A cidade beneficiou da existência de um rio subterrâneo,poços e tinha um excelente sistema de ventilação(52 poços foram descobertos com aberturas)que impressiona os engenheiros de hoje.
Andrew Collins,juntamente com autores bem conhecidos nos países anglo-saxónicos,como Graham Hancock,Rand Flem-Ath e Colin Wilson,argumenta que as civilizações desenvolvidas existiam muito antes da Mesopotâmia e Egipto,que desapareceram após a chegada da última glaciação.Para eles,que a mudança climática de 11 ou 12 mil anos atrás,entrou em colapso com o curso da história e levou a surgirem lendas como as inundações generalizada entre todas as culturas do planeta,ou o afundamento da Atlântida.
Foi,então,Derinkuyu um remanescente de uma dessas civilizações pré-históricas?
Saberemos algum dia quem a construiu e quando foi abandonada esta magnifica cidade?
A ver vamos...

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigado,Paulo,Tenha Um Optimo Fim de Semana e Obrigado Também Pela Visita e Comentario!!!

      Eliminar