quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

O Caso do Mary Celeste


Misterios

O Mary Celeste foi lançado na Nova Escócia,em 1860.O seu nome original era “Amazon” (amazona).Tinha 31 metros de comprimento,deslocava 280 toneladas e foi registrado como um meio-brigue.Nos 10 anos seeguintes o navio envolveu-se em inúmeros acidentes no mar,e passou por um número de donos.No final das contas ele apareceu num leilão de “salvação”no qual foi comprado por $3.000.Depois de muitos reparos,foi colocado sobre registro americano e renomeado como“Mary Celeste”.
O novo capitão foi Benjamin Briggs,37 anos,um mestre com três comandos anteriores.Em 7 de Novembro de 1872,o navio partiu de Nova York com o Capitão Briggs,a sua esposa,a filha pequena e uma tripulação de oito.O navio foi carregado com 1.700 barris de álcool americano cru,com destino à Genoa,Itália.O capitão,a sua família e tripulação nunca mais foram vistos.

A História;

Na tarde de 4 de Dezembro de 1872,o pequeno navio de carga “Dei Gratia” dirigia-se para os Açores.De repente,avistou um navio,á deriva no mar.
A tripulação saudou-o,mas não obteve resposta.Parecia que o barco estava deserto.3 tripulantes desceram um barco e remaram até ao navio.Na proa viram o nome do navio”Mary Celeste”.
O barco estava vazio.Mas as cabinas estavam arrumadas e havia sinais de partida apressada.A cama do capitão estava por fazer.Numa pianola estava aberta uma folha de música.Caía um silêncio pesado na embarcação deserta.
Que acontecera?Havia pequenos estragos na armação e nas velas,mas nada que preocupasse im marinheiro experiente.Havia água no onvès inferiormas não havia sinais de que o navio tivesse defrontado realmente condições atmosféricas muito adversas.Contudo,o salva-vidas do navio desaparecera.”Mary Celeste”tinha sido abandonado por toda a tripulação.Porquê?

Misterios

O navio foi levado para Gibraltar e organizou-se um tribunal para examinar o mistério.O barco transportava uma tripulação de 8 membrs,mais a mulher e um filho do capitão.Tinha partido de Nova Iorque a 7 de Novembro a caminho de Gibraltar.O registro do navio mostrava que a travessia do Atlântico se efectuara sem incidentes.
A 25 de Novembro passou ao largo da Ilha de Santa Maria(Açores),e parecia que se dirigia para o seu destino em segurança.Então,as entradas no diário pararam bruscamente.9 dias depois,o “Mary Celeste”foi encontrado deserto.
Que acontecera na manhã do dia 25 de Novembro?O tribunal examinou todas as hipóteses possíveis.Não havia sinais de motim(revolta a bordo).A tripulação era composta por marinheiros experientes e o capitão dscrevera-a no diário”um grupo tranquilo”.As provas não indicavam que o navio tivesses sido abandonado numa tempestade.O tribunal não encontrou a resposta este mistério.
Mas desde então,que se apontam soluções fantásticas.Suicídio colectivo?Teria a tripulação sido raptada por seres vindos do Espaço?Teria a Ilha da Atlântida emergido dos mares,a tripulação desembarcado e desaparecido quando a Ilha se afundou novamente?
Uma teoria oferece uma solução razoável,embora dramática.O barco pode ter encontrado uma tromba de água(um tornado no mar).Estas colunas de água agitando-se podem ter efeitos terríveis.Os ventos uivantes e a queda alarmante da pressão no barómetro pode levar mesmo uma tripulação experiente a entrar em pânico.A água pode muito bem ter entrado no casco,causando a impressão de que este tinha sido furado e que o navio se afundava a um ritmo alarmante.A tripulação pode ter-se lançado ao mar enfurecido no pavor de se ver arrastada ara o fundo com o navio.A tromba de água pode ter passado,seguindo a sua rota em ziguezagues,tão depressa como tinha chegado.O Mary Celeste teria continuado á deriva,deixando a tripulação naufragar num salva-vidas superlotado,á mercê das ondas encrespadas.

Alguns Acontecimentos;

No início de 1873,foi reportado que dois barcos salva-vidas encalharam na Espanha, um com um corpo e uma bandeira americana,o outro contendo cinco corpos.Tem sido alegado que esses devem ter sido os resquícios da tripulação do Mary Celeste. Mas aparentemente,os corpos nunca foram identificados.
Com todos os acidentes e mortos em circunstâncias trágicas,os capitães deram uma reputação sinistra ao Mary Celeste.A História termina em 1885,quando o seu capitão GC Parker,atirou intencionalmente o brigue aos recifes do Haiti,para recolher o dinheiro do seguro.Acusado de fraude,Parker morreu em circunstâncias,também,um tanto estranhas,antes do julgamento.Maldição do Mary Celeste??!!

Sem comentários:

Enviar um comentário