segunda-feira, 21 de março de 2011

A Lenda dos Barcos Malditos

Misterios

Sobre razões históricas,a Lenda do"Navio Fantasma"apareceu no início do século XVII. No entanto,alguns estudiosos estão cientes de que a sua verdadeira origem não foi concebido no mar,mas em terra.Os vastos areais do deserto do Sinai foi o cenário em que este drama foi desenvolvido,tendo como protagonista um ourives,chamado Al Samiri,em vez de um capitão.
Este personagem,contam as crónicas hebraicas,recebeu o encargo de derreter jóias de ouro,paramodelar o célebre"Bezerro de Ouro".Moisés ao regressar com as Tábuas da Lei,imediatamente quis punir com a morte os responsáveis por aquele Idolod,a iniciar pelo artesão que o forjou.Mas o Criador,insisteo relato,deteve a mão do patriarca condenando Al Samiri a vaguear sem destino para sempre,como um proscrito.Ele também o proibiu de qualquer contacto com outros semelhantes e jamais encontrar descanso.
Mais tarde,no tempo,a tradição lembra Ashaver,o sapateiro de Jerusalém.Por negar-se a ajudar Cristo no seu caminho para o Gólgota,ele foi punido a ficar para sempre,a andar sem parar,negando o alívio da morte.Com o passar dos séculos,novos contos adornam o argumento original,colocando após migração forçada,em Espanha,e depois nos Paises Baixos,em 1600.
A Lenda do Castelo de Falkenberg,próximo da Alemanha,retoma a história,revertendo-a num drama passional,onde dois irmãos disputam os afectos de uma senhora local.O que saiu derrotado matou o casal,mas a sua consciência culpada o impediu de superar o crime.
Arrependido,procurou o conselho de um confessor,que o encorajou a viajar em direcção ao mar e,uma vez lá,esperando por um sinal.Isso veio na forma de um brigue onde duas figuras o forçaram a subir.Uma vez lá dentro foi punido e preso numa cabine até ao final dos tempos para purgar o seu crime.Tingida com as mais sádicas,a história terminou com a sua alma sorteada diariamente pelo grupo,usando um jogo de dados.
Ao mesmo tempo,a fama do capitão Holandês Barent Fokke,homem nada temente a Deus,fez uma aliança com o Diabo.Marinheiro excepcional,com o seu navio percorreu o continente Africano e o Oceano Índico,gastando menos tempo do que os seus concorrentes,ganhando a desconfiança popular.Obcecado por dobra o Cabo da Boa Esperança(África do Sul),embora lhe pudesse custar uma Eternidade,chocou a comunidade local e,quando não retornou da sua última expedição gerou superstições de todos os tipos...

Sem comentários:

Enviar um comentário