quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Civilização Cretense e Micénica

Mapas

Olá,amigos,aqui estou eu,de novo e voltei com novos temas,que os irão apaixonar...portanto não percam pitada dos futuros Temas!!!E a Todos uma Tarde Excelente,com tudo de Bom!!!!

A origem da Civilização Grega está intimamente ligada à ilha de Creta, ao sul do Mar Egeu. Nessa ilha, com 258 km na parte mais larga,desenvolveu-se uma Sociedade dirigida ao comércio com as suas regiões vizinhas,mas,em especial,com o Egipto. Creta também,exerceu domínio sobre a Grécia Continental. Até hoje,alguns investigadores discutem se a Civilização Cretense chegou a ser uma unidade política, governada por um lendário Rei chamado Minos, ou se predominou a fragmentação em vários reinos e não apenas num só.


Grecia


Outro aspecto a ser destacado é o privilégio de que desfrutavam as mulheres Cretenses, desconhecido noutras Sociedades da Antiguidade.E como decorrência disso, a Religião mostrava a tendência matriarcal dessa Sociedade na figura da "Grande Mãe",a sua principal Divindade, particularidade distinta de outras culturas do período em que era comum o predomínio de Divindades masculinas.


Creta


No século XV a. C.,um grupo de invasores formado pelos Aqueus, Povos do norte da Península Balcânica, foi responsável pela queda de Creta e pelo advento da civilização Micénica, na qual essa era o centro. Tanto os Dórios como os seus antecessores, os Aqueus, os Eólios e os Jónios, faziam parte do grupo humano linguístico denominado Indo-Europeu, que alcançou a Península Balcânica entre 200 e 1200 a.C. Os Dórios impuseram um violento domínio sobre toda a região da atual Grécia, causando não só o fim da Civilização Micénica, mas também o deslocamento de grupos humanos da Grécia Continental para as ilhas do Egeu e para o Litoral da Ásia Menor, em processo conhecido como Primeira Diáspora Grega.


Grecia


Com isso,veio a decadência,as cidades foram esvaziadas, provocando o colapso comercial e cultural, o que quase ocasionou o desaparecimento da escrita na região. Acabaram por obrigar os diversos Povos que lá habitavam a deixarem o que ainda existia de vida urbana e comercial para se dedicarem as atividades rurais.

Sem comentários:

Enviar um comentário