quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Experiências Fora do Corpo

Enigmas

Uma área do paranormal que tem crescido imemso desde a década de 1970 é a experiência fora-de-corpo ou OBE. Isto, aliado à experiência de morte relacionadas próximo, ou EQM, tem causado perplexidade regularmente. Será que esses fenómenos oferecem ampla evidência de paranormalidade, até mesmo a sobrevivência da morte ou são simplesmente subtilezas da mente, com nada de natureza paranormal realmente ocorrendo????

Alguns casos de estudo;;

Ernest Hemingway afirmou ter tido uma EFC em Itália em 1918 depois de ser atingido por estilhaços de um morteiro. Ele narrou que viu a sua alma deixar o corpo e flutuar. O Psicólogo D Scott Rogo falou do seu OBE em 1965, descrevendo como, ao mesmo tempo deitado, cansado, ele se viu andar no quarto. No entanto, é frequentemente o caso que este corpo-alma realmente vê as coisas em si. Típico foi o caso do biólogo Lyall Watson, quando um autocarro o derrubou num safari no Quénia. Inconsciente, ele encontrou-se olhando para si mesmo e viu um rapaz preso no rio. Momentos depois, ele recuperou a consciência e imediatamente mergulhou para resgatar o menino .

Narrações Diversas;

Na Bíblia, São Paulo parece descrever os seus próprios OBE. Também conhecido como Viagem Astral, o corpo-alma era conhecido como o "ka" para os antigos egípcios. Na Índia, é geralmente conhecido como o 'siddhi', enquanto os tibetanos chamam de "corpo-bardo. Durante a década de 1970 Dean Sheils de Wisconsin estudaram culturas tribais de todo o mundo e crenças foram encontradas na EFC em 95% das pessoas.
Numa pesquisa em 1966 por Celia Green mostrou que 19% dos alunos da Universidade de Southampton tiveram casos. Um caso típico moderno foi identificado pelo cardiologista Dr. Michael Rawlings. Ele falou com um paciente que podia se lembrar o que o médico estava vestindo e o que ele fez durante um procedimento de emergência. Isso era impossível porque o paciente estava em coma no momento.

Experiência de Quase Morte;

Após estudos realizados pelo Dr. Elizabeth Kubler-Ross e Raymond Moody no início de 1970, a EFC passou a ser associada com a Experiência de Quase Morte, onde, à beira da morte, o paciente sai do corpo, muitas vezes, adquire uma visão extra-sensorial, e depois passa num túnel até chegar a um ponto de luz. Imensas pessoas,até hoje,afirmam que tiveram essa experiência, que pode mudar o sentido da vida.

Viajantes Astrais;

Algumas pessoas afirmam ser Obers regulares, ou Viajantes Astrais. O início do século 20 nos deu algumas declarações espetaculares. Marcel Forhan, conhecido como Yram, afirmou muitas vezes ter OBEs, alegando ter conhecido a sua esposa enquanto viajava. O norte-americano Sylvan Muldoon era uma pessoa deprimida, doente, dizia ter asua excitação só na "viagem", uma coisa que ele alegou fazer desde os doze anos. Ele alegou que todos nós fazemos isso,e que nossos sonhos são lembranças das nossas OBEs.
Em Nova Iorque, o psicólogo Lawrence Leshan trabalhou com muitos médiuns, inclusive Eileen Garrett, e acredita que vivemos em duas realidades. A realidade "sensorial" o Mundo que habitamos e a realidade "Clairvoyant"a que podemos ter acesso.

Sem comentários:

Enviar um comentário