quinta-feira, 25 de agosto de 2011

O Segredo do Tesouro de Moctezuma

Misterios

A história de parte do Tesouro do Imperador Asteca estar enterrado numa vila remota no Norte da Espanha parece uma Lenda, de 500 anos,os seus detalhes foram saindo, de boca em boca por toda a região, e que chegue,hoje,a Toloriu,esse misterioso povoado de 14 habitantes, no cimo de uma montanha,encontrará uma placa colocada na porta da igreja, que diz que a princesa Xipaguazin Moctezuma, filha do Imperador do México e esposa de D.Juan de Grau, Barão de Toloriu morreu no ano de 1537.

Sobre o Lendário Tesouro o povo de Toloriu prefere permanecer em silêncio, mas como muitas vezes acontece com as grandes histórias, ele é narrado em vários documentos e publicações,misturando-se com as histórias dos herdeiros do Imperador Moctezuma, que hoje em dia,são mais de mil e vivem entre o México e a Espanha.
Parece que D. Juan de Grau, no momento Barão de Toloriu, navegou para o Novo Mundo com Cortez e, uma vez efectuada a conquista,buscando a sua cara-metade dentre a realeza local, casou-se com a Princesa Xipaguazin ... e aqui começa a história complicada dos herdeiros Espanhóis do grande Moctezuma.



Misterios

De acordo com as próprias narrações de Cortez(não muito fiáveis), e outros historiadores, como Bernal Diaz del Castillo,o Tesouro do Imperador Moctezuma foi tirado na sua fuga de Tenochtitlan pelos guerreiros Astecas.Mas talvez a desmedida ambição Espanhola conseguisse salvar boa parte do Tesouro e o guardasse. Mas os especialistas concordam que grande parte desse Tesouro foi perdido na lama do grande lago...nas bolsas, camisas e botas dos soldados, vivos ou mortos.
Apesar de se ter citado que queimaram os pés e as mãos,a Moctezuma,foi ao seu sucessor Cuauhtémoc , obviamente, para extrair o paradeiro do Tesouro.
Alguns historiadores dizem que durante largos anos, foram encontrados diversas peças,mas nunca se descobriu o local do Tesouro, porque os pergaminhos que continham as informações da possivel caverna do Tesouro,foram queimados pelos Espanhóis e pela Igreja Católica. Agora é dito que Moctezuma foi morto pelo seu próprio povo, mas outros dizem que foi Cortez que o matou.

Como sabemos os Astecas(ou Mexicas)tiveram um grande Império.
Eles tinham o comando de algumas culturas em torno do vale e até mesmo da América Latina,quando os Espanhóis chegaram e várias dessas culturas,principalmente os Tlaxcaltecas juntaram-se a eles para derrotar o Império Asteca.
Os Astecas, com as suas ferramentas de caça,a sua força, coragem e amor acima de tudo,pelo seu povo, repetidamente, derrotaram os Espanhóis,apesar destes,estarem mais avançados nas suas armas de guerra,tais como espingardas, pólvora, espadas, armaduras... Esse foi um espírito de coragem...mas apesar disso,o que temos aprendido na história do México,em várias fases,é o surgimento da traição.
A aliança das culturas diferentes com os Espanhóis,fez cair o grande Império,seguido logo de saques,onde tudo o que podiam levar era enviado para Espanha;grandes tesouros que a história não conta,tais como artesanato, estátuas dos Deuses astecas , objectos feitos de ouro puro, e assim por diante(algumas peças estão em museus de Espanha,para serem admirados).
Alguns barcos que transportavam algum Tesouro saqueado afundaram-se no Golfo do México sem chegarem ao seu destino,diz-se que existe um Tesouro inestimável no fundo do mar.
Com relação ao Tesouro de Montezuma,tal como referido acima,pensa-se que uma parte está na Espanha e outra no México,mas ambos os locais continuam no Segredo dos Deuses...Talvez para sempre!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário