sexta-feira, 9 de setembro de 2011

A América dos Vikings

Vikings

Já aqui me tinha referido a quem verdadeiramente Descobriu a América,mas como foi um pouco por alto,voltei ao tema…para quem,como eu,gosta de saber a história toda…com os seus devidos pormenores!!!

Durante muito tempo(e ainda hoje…)pensou-se que fora Cristovão Colombo o primeiro Europeu a chegar á América.Mas sabemos agora que os Vikings tinham descoberto o Novo Mundo quinhentos anos antes de Colombo.
A saga Viking descreve como um Nórdico da Islândia,de nome Bjarni Herjolfsson,se perdeu no mar quando se dirigia à Gronelândia cerca do ano 985 d.C.Depois de muitos dias á deriva no meio da bruma e do nevoeiro,avistou uma terra misteriosa de florestas.


Vikings

Herjolfsson sabia que se encontrava muito a Oeste da Gronelândia,por isso se dirigiu para Noroeste.Navegou durante 9 dias,passando por mais duas terras desconhecidas até chegar á Gronelândia são e salvo.
Herjolfsson não se tinha dado ao trabalho de explorar as novas terras,mas a sua aventura despertou o entusiasmo de outro Viking;Leif Eriksson.Cerca do ano 1000,Eriksson partiu com 35 homens na determinação de encontrar as terras que Herjolfsson avistara.
Os exploradores passaram uma terra rochosa a que chamaram “Hellulândia”(“Terra de Madeiras”,proavelmente a ilha de Baffin…).Continuaram a navegar e descobriram uma terra de florestas a que chamaram”Marklândia”(“Terra de Florestas”,provavelmente o Lavrador…).Continuaram a navegar,ainda,e acabaram por descobrir uma terra rica e quente,com rios cheios de salmões e prados orvalhados.

Vikings

Eriksson e os seu homens foram a terra e decidiram passar aí o Inverno.Construiram uma pequena Colónia e descobriram que o trigo e as vinhas cresciam espontâneamente.O Inverno era Benigno(comparado com a sua Terra Mãe…).Quando os exploradores voltaram para a Gronelândia na Primavera seguinte falaram desta terra rica e abundante como “Vinlândia”(“Terra dos Vinhos”…).
Se considerarmos esta narrativa como verdadeira a Vinlândia tem de ficar algures na América do Norte.A Saga continua a descrever como se organizou logo a seguir uma grande expedição.160 Vikings partiram para a Vinlândia para construírem uma Colónia maior,cultivarem a terra e fazerem bens para venda.
Encontraram os nativos a quem chamaram “Skraelings”(“Diabos”…)Os Vikings inicialmente comerciaram em paz,mas depois começaram a enganar os “Skraelings”.As Tribos nativas atacaram e travou-se uma batalha feroz,onde as mulheres Vikings,juntaram-se aos homens,para ajudarem e defenderem-se elas próprias...Apesar de terem ganho,os Vikings decidiram abandonar a colónia.Depois de 3 anos regressaram á Gronelândia carregados de peles e vinhas.
Para muitos estudiosos,esta narrativa é pura Fantasia…Mas será???
Nos princípios dos anos 60,Arqueologistas fizeram uma descoberta fantástica…

Vikings

Encontraram o local de uma Antiga Colónia em L’Anse aux Meadows,na Terra Nova.Havia restos de edifícios e de barcos-casa,uma loja de ferreiro com uma bigorna de pedra.Também encontraram no local uma lâmpada Viking,um alfinete de bronze e um fuso de fiar.Peritos dataram os achados de cerca de 900-1000 anos d.C.,sensivelmente a mesma data mencionada na Saga.
O local de L’Anse aux Meadows,prova sem dúvida,que os Vikins chegaram á América do Norte como narra a Saga.Mas a Terra Nova não é rica em trigo e vinhas.De facto,só se encontram trigo e vinhas crescendo espontaneamente a Norte do Maine.Se os exploradores Vikings fundaram uma Colónia onde havia vinhas de crescimento espontâneo devem ter seguido mais para Sul.
Até onde e em que lugar exacto???Não o sabemos…A localização exacta da Vinlândia de Leif Eriksson continua a ser um grande mistério!!!


Vikings

Sem comentários:

Enviar um comentário