sexta-feira, 28 de outubro de 2011

A Estrela Maior Que o Sol

Universo

A VY Canis Majoris é confirmada como uma das estrelas mais colossal do Universo.
A comunidade de cientistas descobriram em 2005 que ainda havia grandes estrelas maiores que o Sol, tanto em tamanho e brilho.
A VY Canis Majoris, segundo os estudos, é de cor avermelhada, tem um tamanho 200 vezes maior do que o Sol e é cerca de 5000 anos-luz da Terra.
É uma estrela de idade, e está fria, apesar de ser um dos objectos mais luminosos infravermelhos no céu, emite luz, principalmente lá.
Uma equipa de Astrónomos da Universidade de Minnesota, dirigida por Roberta Humphreys,estudaram cuidadosamente o comportamento de VY Canis Majoris através do Telescópio Espacial Hubble, que é um telescópio robótico que está em órbita circular em torno da Terra.
Os estudos têm provocado polémica. Alguns dizem que esta é uma grande estrela hipergigante vermelho brilhante, que se estende muito além da órbita de Saturno. Outros, porém, dizem que é uma estrela supergigante normal, com um raio de cerca de 600 raios solares.
Esta diferença de opinião é porque a estrela não é facilmente observável, porque há milhares de partículas de poeira que a escondem. Então, o que realmente se observe é o reflexo enviado de volta por essas partículas ejectadas empoeiradas da estrela.
Mas, apesar do seu grande tamanho, Canis Majoris está perdendo massa a uma taxa tão alta que acabará por desaparecer (embora não até dentro de um milhão de anos...).

Sem comentários:

Enviar um comentário