quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Jack Estripador

Misterios

Todas as quatro vitimas de Jack haviam sido pobres prostitutas, envelhecidas e gastas, obrigadas a exercer o seu degradante comércio no bairro miserável, conhecido como Whitechapel,de ruas estreitas e becos que mais pareciam um labirinto sujo de lojas, bordéis e antros de ópio.
Para não morrerem de fome, muitas mulheres jovens não tiveram alternativa senão tornarem-se prostitutas. Essas mulheres, por razões,até hoje,inexplicáveis, foram as presas do Estripador, que nunca foi identificado nem preso.



Misterios

Morte na Escuridão

A primeira vítima tinha 42 anos,chamada Mary Ann "Polly" Nichols, cuja garganta foi cortada,na noite de 31 de Agosto. Enquanto ela morria deitada num pequeno beco sujo, o assassino rasgava-lhe o abdômen com uma faca de 10 polegadas.
Oito dias depois, "Dark Annie" Chapman, de 47 anos, já enfraquecida pela tuberculose, foi morta exatamente da mesma maneira e com o mesmo tipo de instrumento.
Agora, as pessoas ligavam os dois assassinios e exerceram pressão sobre a polícia para enviar reforços para o bairro. Detetives particulares e voluntários civis alistaram-se,na Vigilância e na tentativa de descobrirem algo.
Esse medo levou uma exposição do lado escuro da vida Vitoriana.Os membros da alta sociedade por muito tempo ignoraram as condições cruéis em que viviam os pobres.


Misterios

Mas a atenção continuava a centrar-se sobre o assassino, que tinha escrito a sua primeira carta a se gabar dos seus crimes com tinta vermelha (ou sangue)e assinada com o nome que ele deu a si mesmo, "Jack, o Estripador".As suas provocações contra a polícia dizendo que esta não iria pegá-lo pareceu bem fundamentada, embora alguns padrões nos seus crimes tornaram-se evidentes.
Os examinadores médicos determinaram que ele era canhoto e sabia muito sobre a anatomia, obviamente sendo qualificado na extração de órgãos humanos com precisão. E, aos poucos, tornou-se claro que cada assassinato foi cometido entre 11:00 e 4.00 da manhã.Mas isso,claro,não eram provas suficientes,para poderem capturar o criminoso
e nessa altura não existiam os meios de investigação que hoje existem...
Os Investigadores perseguiram pessoas inocentes só porque eram criminosos comuns, agressores sexuais conhecidos ou cirurgiões mentalmente doente e açougueiros.
Os crimes do assassino tornaram-se ainda mais ousados e mais hediondos. Houve um assassinato que,aparentemente,foi interrompido logo após cortar a garganta de Elizabeth "Long liz Stride",de 45, o Estripador desapareceu na bruma pouco depois da meia-noite em 30 de Setembro, deixando a vítima morta, mas livres de mutilações. Ela foi encontrada segurando um cacho de uvas na mão e doces na outra. A testemunha que tinha tropeçado na cena ouviu passos, mas não conseguiu vislumbrar o assassino.
Privados do seu prazer particular, o Estripador atacou de novo em 45 minutos. Seu alvo desta vez foi Eddowes, a quem ele matou e abriu,enviando um fragmento de rim pelo correio. Surpreendentemente, um vigia em guarda a apenas alguns metros de distância desta cena,não ouviu nada!!!De alguma forma, num Sábado à noite o bairro movimentado ,com hordas de policiais extra e vigilantes preparados para capturá-lo, o assassino de novo conseguiu fugir.

Um Suspeito da Realeza ...

Durante seis semanas após o duplo assassinato, o Estripador não fez matou mais. Enquanto isso, a polícia seguiu uma ligação interessante.
Na noite em que Stride e Eddowes haviam sido mortas, um policial deteve um cavalheiro elegantemente vestido que conversava com uma prostituta de Whitechapel. Quando questionado,o suspeito dizia ser médico e convenceu o policial a deixá-lo ir. De repente, os boatos foram se espalhando sem controle.Era o assassino um membro da Alta Sociedade que, movido por alguma compulsão louca, tornou-se obcecado com as prostitutas de Whitechapel?
Por quase um século,o suspeito popular foi o Duque de Clarence, neto da Rainha Vitória. Jornais da época, no entanto, nunca publicaram tal especulação uma vez que o Duque era o filho mais velho do herdeiro do trono, Edward, Príncipe de Gales, que mais tarde reinou como o rei Eduardo VII. No entanto, sabe-se que o Duque sofria de algum tipo de instabilidade mental. Aqueles que apóiam a teoria de que ele era Jack, o Estripador apontam que o Duque foi internado após o assassinato passado, para nunca mais ser libertado. Ele morreu em 1892.

Um Conveniente Suicidio

Mas um assasinio ocorreu no início da manhã de 10 de Novembro.
Naquele dia, os vizinhos ouviram gritos do quarto de Jane "Black Mary" Kelly, que tinha apenas 24 anos.A cena do quarto era hedionda e assustadora...das parede corria sangue,como se algum animal a tivesse atacado.O Cadáver jazia na cama esventrado,com o coração e os rins removidos,mas no quarto.
Este assassinato brutal e bizarro foi o último oficialmente atribuído a Jack, o Estripador.
Após algumas semanas, a polícia encerrou o caso sem uma explicação para o público perplexo. Em particular, os membros do Comitê de Vigilância de Whitechapel foram informados que o assassino tinha confessado antes de se afogar-se no Tamisa.Mas a nota de suicídio não foi mostrada publicamente, nem sequer o seu conteúdo revelado. Muitos suspeitavam que funcionários estavam perpetrando uma cobertura para proteger ou o Duque de Clarence ou um policial descontrolado.
Mas de facto um suicida fora puxado para fora do rio Tamisa após o assassinato de "Black Mary" Kelly.
Em 03 de Dezembro, John Druitt, um advogado que tornou-se obcecado pela doença mental da sua mãe, matou-se por afogamento. Sua nota de suicídio nunca foi publicada e pode muito bem ser a confissão citada pela polícia,que resolveu fechar o caso.
Descendente de uma família Aristocrática e de profissão médica, Druitt era muito bem relacionado na Sociedade de classe Alta da Inglaterra, tendo frequentado uma escola de prestígio. Seus colegas num clube de elite, Os Apóstolos, vinham de famílias prestigiadas da nação. Todos os que conheciam o advogado concordavam que ele detestava as mulheres.
Em 01 de Julho de 1888, a Sra. Druitt fora internada numa clínica para doentes mentais.O seu filho visitava-a regularmente, talvez cada vez mais temeroso da sua própria estabilidade mental. Se ele foi vistá-la a partir dos seus escritórios de direito ou da escola onde era instrutor de educação física, Druitt teria de passar pelo bairro de Whitechapel para chegar á clínica.
Em Outubro o seu irmão William foi percebendo sinais de tensão mental e comportamento anormal. Em 30 de Novembro Druitt foi demitido do seu trabalho escolar.
Para alguns teóricos, parece provável que os Apóstolos usaram a sua elevada posição Social para proteger o bom nome de um dos seus próprios e lalvez incentivaram Druitt ao suicídio ou mesmo se uniram para matá-lo, colocando assim um fim à sua dependência insaciável. Então, de acordo com esta teoria, eles convenceram as autoridades a suprimir a verdadeira história e encerrar o caso.
Mas teria sido de facto Druitt ou um óptimo suspeito para incobrir outro ou mesmo a unica forma de acalmar a população???Ainda hoje,se questiona quem era de facto Jack,o Estripador e num anterior artigo,escrevi sobre um estudioso que afirma que seria uma mulher e não um homem...depois de ter estudado o ADN da saliva dos envelopes das cartas e que poderia ser chamada de Mary!!!
Creio que não existia nenhum Jack e que era um cognome que ele deu aos policiais,mais uma vez despistando-os e brincando com eles...
Calculo que sim,seria alguém de posses,talvez da Aristocracia,pois muitas vezes nas áreas dos homicidios era vista uma diligência negra...Alguns afirmavam que tinha um simbolo ou Brasão!!!Além disso,era alguém que sabia muito de Anatomia,para tal rapidez e precisão nos seus cortes... Suspeito de até 14 assassinatos, o criminoso talvez fosse culpado de apenas cinco durante o seu reinado de três meses de terror. Fascinado com o sangue, a escolha de suas vítimas,e os locais de crime formaram uma cruz sobre o mapa de Whitechapel.
Quem de facto foi e o porquê dos assassinatos,talvez nunca o descubramos,mas o periodo de Terror,nos sombrios becos de Whitechapel,silenciou-se tão de repente como começou,sem nenhuma explicação...!!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário