terça-feira, 10 de janeiro de 2012

As Catacumbas de Paris

Photobucket

As Catacumbas de Paris são uma das mais curiosas e belas do Mundo para os fãs do macabro, o incomum e do estranho. Foi em 1785 quando se teve a brilhante idéia de transladar para lá os ossos do pouco higiénico cemitério de Les Halles, e também para abrir espaço aos diferentes Cemitérios da cidade, que já estavam cheios e com a sua capacidade completa. Para isso aproveitam-se as galerias escavadas do período Galo-Romano a 20 metros de profundidade na base de três colinas; Montparnasse, Montrouge e Montsorius. Ao contrário das catacumbas Italianas, que remonta à perseguição dos primeiros Cristãos na Roma Imperial, as Catacumbas de Paris surgiram apartir de 2 problemas mais recentes.
Em 1777, a exploração das pedreiras de calcário não regulamentadas, no subsolo da Cidade, que tinha iniciado a partir do século XIII, chegou a um ponto crítico;a vasta rede de galerias pôs em perigo os edifícios na superfície e teve que se criar a Inspecção Geral das Pedreiras para evitar acidentes, revisando e consolidando estas escavações.
O outro problema foi a saturação dos Cemitérios. O temor de que o miasma dos cadáveres em decomposição começassem a espalhar doenças e causar epidemias, levou à remoção de ossos de vários Cemitérios e colocá-los nessa rede de túneis, seguindo o exemplo da disposição dos ossos nas Catacumbas Romanas, daí o nome do lugar.Em 1785-1787, a cena Macabra da translação dos ossos do Cemitério dos Inocentes foi repetido noite após noite. Por 15 meses, mudou-se milhões de ossos de muitos Cemitérios, em carruagens cruzando a cidade,à noite. Foram depositados sem qualquer intenção "artística" amontoados, até que o Inspetor Geral de Pedreiras decidiu colocar os ossos na parte da frente das paredes,como se uma muralha fosse, dando-lhes o aspecto que vemos hoje, com uma placa identificando a origem dos restos e pequenos Altares com epitáfios em Latim que adornam o caminho.
Photobucket
Este tipo de transferência de restos humanos continuou até os anos 1870 e chegou a acumular-se nas Catacumbas os restos mortais de seis milhões de Parisienses, aproximadamente. Tudo isso levou a uma série de Lendas e Histórias Macabras.
O lugar foi, e continua sendo um ponto de interesse para o viajante. Muitos turistas estão ansiosos para visitar este emocionante subterrâneo de antigas ossadas humanas, que nos fazem lembrar da história antiga de Paris. Situado perto da Place Denfert-Rochereau, a entrada para as Catacumbas é na parte Este da Geral Avenue Leclerc.
Se alguma vez, você as decidir visitar, tenha cuidado e tome algumas precauções; as Catacumbas são muito humidas e enlameadas e é aconselhável usar sapatos adequados contra o escorregamento.
Estes milhões de ossos têm sido testemunhas de muitos eventos e inspiraram várias situações irreais, um exemplo que temos é o Conde de Artois, futuro Charles X, que se dedicou a organizar festas Fantásticas,Noturnas, à luz das tochas,antes da Revolução. Também durante a Segunda Guerra Mundial,os combatentes da Resistência,refugiaram-se nestes insalubres Subterrâneos para escapar aos Nazistas. Na entrada para as Catacumbas, um sinal de alerta sobre o caráter estranho do lugar; "Pare! Aqui começa o Imperio da Morte!".Dos mais de 300 Km de galerias, há apenas abertas ao público,para uma visita,cerca de 1 km,mais ou menos.
A principal razão é que as autoridades Parisienses descobriram,não há muitos anos,que dentro destas Galerias,celebravam-se Ritos sinistros,incluindo Missas negras e atos Satânicos, de modo que decidiram e fechá-las, e manter abertas ao público estas mencionadas...

Sem comentários:

Enviar um comentário