segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

As Magnificas Cavernas de Ajanta

Photobucket


Ajanta é um conjunto de cavernas com pinturas rupestres de inspiração Budista em Maharashtra,India,contruídas entre 200 a.C. e 600 d.C..As grutas, comissionadas pelos Vakatatas, são um testemunho da História religiosa do Budismo, durante um período de 700 anos.
No século XVII, o Budismo começou a desaparecer, e lentamente Ajanta foi esquecida. As grutas foram redescobertas por um oficial da Companhia das Índias Orientais,John Smith, em 1819,enquanto caçava tigres. Intrigado pelo visual de uma formação fora do comum, o seu grupo aventurou-se,mais tarde, a ir mais baixo para descobrir Ajanta. Desde então tem havido muitos esforços de restauração para conservar as grutas especialmente as pinturas.Foram escavadas 29 cavernas, algumas delas ricamente decoradas com belas esculturas e pinturas, consideradas obras-primas da Índia Antiga. Como parecia ser comum na época, a maior parte destes frescos contam a história da vida de Buda, enquanto outros oferecem uma visão clara sobre a vida dos povos antigos que habitavam a região na época em que as cavernas foram esculpidas.
Através de Ajanta nós podemos aprender sobre as várias facetas da vida antiga na Índia – desde o traje do povo, o trabalho artístico dos artesãos e as crenças religiosas daquela época até à posição política e económica dos governantes.
Hoje, as grutas de Ajanta são um dos principais destinos turísticos da Índia e foram declaradas Património Mundial da Unesco em 1983.

Sem comentários:

Enviar um comentário