segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Castelo Huntingtower

Castelo Huntingtown

O Castelo Huntingtower, perto de Perth,Escócia,foi construído em etapas a partir do século 15 pelo Clã Ruthven e era conhecido como a "Casa de Ruthven".No Verão de 1582,o Castelo foi tomado pleo 4º Lord de Ruthven,que era também o 1º Earl de Gowrie .Gowrie estava envolvido num plano para sequestrar o jovem Rei Jaime VI , filho de Maria, Rainha dos Escoceses.Durante o ano de 1582,Gowrie e os seus companheiros aprisionaram o jovem Rei,durante 10 meses. Este sequestro é conhecido como o " Raid de Ruthven "e os Protestantes conspiradores por trás dele,esperavam ganhar poder através do controle do Rei.James finalmente escapou e perdoou Gowrie, mas após uma segunda tentativa abortada,Gowrie( e os outros comparsas),foi executado e os seus bens (incluindo Huntingtower) foi perdida para a coroa.

Huntingtower é também conhecido pelo Fantasma de "Lady Greensleeves", uma jovem mulher chamada Dorotéia, que era a filha do 1 º Conde de Gowrie.A lenda diz que ela estava apaixonada por um funcionário do Castelo e que os dois costumavam ter encontros clandestinos à noite na Torre oriental, onde os servos dormiam.Uma noite, a mãe da jovem, a Condessa,descobriu o que estava acontecendo e tentou pegar o casal,em flagrante delito.Dorothea ouviu os passos da sua mãe sobre a ponte e,tentou regressar,incapaz de usar a ponte,pelo telhado da Torre. Aqui, ela pulou da Torre para cair em segurança nas ameias da Torre ocidental e assim voltar para a cama onde ela foi descoberta pela mãe.A distância entre as Torres era de vários metros, ela conseguiu uma façanha no salto á distância.No dia seguinte a jovem e o seu amante fugiram e não há registros que contem o que lhes aconteceu.
Mas perdura uma canção dedicada a ela;

"Vem, mais uma vez, e me ame ..." ,"Se estiver doente, o fantasma de Mylady Greensleeves vai curar você. E se estiver ferido de amor, ela vai lhe dar conforto."

Uma serie de avistamentos de uma figura de mulher alta e jovem num vestido de seda verde têm sido vistos em torno de Huntingtower ao longo dos anos, geralmente ao entardecer, mas às vezes em plena luz do dia.A sua presença é um mau Presságio e um prenúncio de algum desastre por vir.Um viajante que permanecera em Huntingtower na década de 1930 relata ter visto a Senhora de Greensleeves num corredor do Castelo. No dia seguinte ele retomou a sua viagem para Fife e afogou-se quando caiu da balsa que o levava através do rio Tay .
A 2ªa Lenda de Huntingtower é sobre o "Poço de St.Conval",numa estrada abaixo do Castelo. A água deste poço destina-se a ter o poder de curar, mas aqueles que vão coletá-lo devem fazê-lo em silêncio;qualquer palavra falada sobre a viagem de ida ou de regresso torna a água inútil.Aqueles que vão buscar a água Milagrosa também devem deixar um pequeno presente,para trás,no poço, como uma moeda ou charme.O poço está em bom estado e ainda hoje,corre.

Sem comentários:

Enviar um comentário