quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Taj Mahal,O Tumulo do Amor

Places

Obra-prima da arquitetura Mongol, o Taj Mahal é considerado um dos mais belos edifícios do Mundo. Foi construído em Agra,a norte da Índia, por iniciativa do Imperador Shah Jahan em memória da sua esposa Mumtaz Mahal.

A Lenda do Palácio Real;

Esta verdadeira história,data do ano de 1607, quando um Príncipe de apenas 20 anos, Herdeiro do Grande Império Mongol,conhece uma jovem Persa-Muçulmana chamada Mumtaz Mahal,por quem se apaixona profundamente.
Ela torna-se aos 19 anos na nova Princesa e segunda Esposa do Imperador,numa celebração que teve lugar na Cidade de Agra, Uttar Pradesh,a cerca de 200 km ao Sul de Delhi, na Índia.
Tinha o Príncipe Herdeiro quinze anos,e ela quatorze anos, a Lenda diz que ela vendia bugigangas quando se conheceram. Seu nome era Aijumad. Ela era bonita, inteligente e culta, mas as razões de Estado interferiram com a paixão precoce; o Príncipe foi obrigado a tomar por Esposa uma Princesa como ele, filha do Rei da Pérsia. Mas a Lei Islâmica veio em seu auxílio; permitir que um homem podesse ter quatro esposas.


Places

Consultou a data do casamento com os Astrólogos da corte. Shah Jahan, foi finalmente capaz de se reunir com a sua amada em 1612, depois de cinco anos impedido de vê-la. Logo depois,o seu nome seria mudado para outro, Mumtaz Mahal, que significa literalmente "A Escolhido do Palácio". O casamento feliz durou dezenove anos. Em 1631, após 19 anos de casamento e uma vida de grande amor, Mumtaz morreu em Berhanpur após dar à luz uma criança, seu filho n º 14. Ela acompanhava o marido numa campanha, que visava acabar com uma rebelião.
O Imperador recebe um pedido da sua amada Esposa, antes de morrer, onde devia cumprir as seguintes promessas;

-Construir o seu Túmulo
-Casar-se novamente
-Ser bom para os seus filhos
-Visitar o seu Túmulo todos os anos no aniversário da sua Morte.

O Imperador e Marido amoroso sentia-se morrendo também. Sua tristeza era tão profunda que ele se trancou no seu quarto oito dias e oito noites, sem comida ou bebida. Após esse tempo, pálido e envelhecido, saiu e ordenou que o luto fosse cumprido no Reino. Proibiu uso de roupas coloridas, tocar música, usar perfumes e jóias, e até mesmo,proibiu o sorriso entre os subditos.


Places

Enquanto isso, Jahan fez um juramento; Mahal iria ter o Tumulo mais belo do Mundo, em testemunho do seu amor e que durasse para sempre a memória do seu nome.
Com a fusão da tradição Persa e Hindu-Muçulmana numa profusão de mármore branco,nasceu a construção de Rauza, ou seja, o Túmulo da "Escolhida do Palácio", a pedido de Shah Jahan.Este Património Mundial foi localizado nas margens do rio Yamuna, em 1631. Para tal construção foi empregado vinte mil trabalhadores e materiais foram transportados desde Marrana por elefantes (1.000)até á distância de 300 quilómetros e Terminando em 1653.


Places

Este Tributo magnífico foi caro para Shah Jahan, que ao perder seu Amor viveu para a Adorar.Este Monumento foi decorado por dentro e por fora por pedras de diferentes lugares, por exemplo, de Bagdá, China, Afeganistão, Tibet, Egito, Pérsia, Iêmen, Rússia e Ceilão, entre outros. Isto levou o Imperador a cair na ruína financeira e, consequentemente, a perder o seu Trono.A disputa deste último provoca uma sangrenta guerra entre os Herdeiros em potencial.Frente a isso Shah Jahan sente-se muito debilitado,e entrega,a e seu filho Aurangzeb o Trono.Este permite-lhe a vida em troca de permanecer preso até ao dia da sua Morte no Forte de Agra.
Finalmente,em 1666 morre,sendo enterrado no Taj junto da sua amada Esposa.
O nome de "Taj Mahal" é geralmente traduzido como "Crown Palace" ou "Palácio da Coroa", mas Historiadores dizem que a sua nomeação é apenas uma abreviação do nome da Escolhida do Palácio, Mumtaz Mahal.


Places

A Promessa de Amor de um Imperador;

Agra, é a capital do grande Império Mongol, fundado em 1526 e durou até 1857. Seu fundador Babur era um descendente de Genghis Khan.
A construção dos Palácios Majestosos foram característicos de cada Imperador Mongol, que depois da sua Morte transformavam-se nos seus Túmulos. Cada um deles foi construído em mármore, com grandes jardins como entradas,mas, sem dúvida, o Taj Mahal é o mais Simbólico de todos eles. É um Monumento de Amor que Shah Jahan oferece à sua Esposa mais amada, Mumtaz Mahal, após a sua Morte (1631).Ele era um amante da Arte e da beleza e todos os estudiosos concordam que a grande Glória do Taj Mahal está na simetria e cuidado com os seus elementos e a forma como se uniram para formar um conjunto particular de Harmonia.

Sem comentários:

Enviar um comentário