quarta-feira, 11 de abril de 2012

Commodus,Imperador & Gladiador

Photobucket

Quem não se recorda do Imperador Comodo,no filme "Gladiador",que foi protagonizada por Joaquin Phoenix?
Pois é,o filme,tem algo de verdade e não apenas de ficção!!!
A dinastia dos ilustres Antoninos chegou ao fim com um Imperador que reviveu os excessos de Calígula e de Nero. "Commodus" era indolente e brutal só vivia para exibir-se em combate como um Gladiador,na Arena.

Uma vez no poder, Comodo era um Imperador que sempre quis provar para o público Romano a sua força física e habilidades Guerreiras.nO anfiteatro matou Animais Selvagens de várias origens,com as suas flechas. Ele mesmo desenhou um dardos especiais,com a ponta em forma de Lua crescente,para assim degolar as pobres avestruzes com apenas um disparo.Gostava de lutar com Gladiadores muito facilmente derrotados, pois a maioria o via como Imperador e não se atreviam a vencê-lo. No "Colossus" (estátua de Nero perto do Coliseu) fez gravar um tema em sua honra;

"O primeiro e único homem Gladiador vencedor de doze mil homens, lutando com a sua mão esquerda."

Ainda assim, ninguém em Roma podia esquecer que o cargo de Gladiador era de escravo.


Photobucket

Mesmo a sua morte foi caracteristica desses tempos,em que os Imperadores odiados,não chegavam a aquecer o lugar de Imperador.
Assim na véspera de uma cerimónia na qual Comodo passava vestido de Gladiador junto ao Senado, foi-lhe servido uma bebida com veneno,com os efeitos, vomitou. Temendo serem descobertos, os Conspiradores recorreram a um Imperial liberto para estrangulá-lo.
Sem descendência designada estalaria a primeira Guerra Civil em mais de um século que acabaria com o Reinado dos Antoninos.

Sem comentários:

Enviar um comentário