quarta-feira, 11 de abril de 2012

Tortuga,a Ilha dos Piratas

Photobucket

A ilha é chamada de Tortuga devido á sua forma que lembra a concha do animal.
Colombo descobriu a ilha na sua primeira viagem.A 2 Km de Hispaniola e ambas pertenciam a Espanha.
Nos tempos de Felipe II o Oeste de Hispaniola, como aconteceu com outras ilhas colonizadas sofreram com as guerras que aconteceram na Europa, já que as mercadorias passavam longe da metrópole que, devido a estas contendas,precisavam de muitas riquezas para manter e pagar os exércitos.
O contrabando é generalizado na Europa e se os Católicos e Protestantes estavam em desacordo, aqui livremente negociavam e trocavam mercadorias sem as taxas de imposto que representavam a Casa do Comércio. Assim contrabandistas Portugueses, Franceses,Ingleses e Holandeses cruzavam desde a costa Americana para a parte Ocidental de Hispaniola e vendiam os seus produtos para os Colonizadores Espanhóis, que,por sua vez,vendiam a outros os contrabandistas, especiamente couro. Mas desde o reinado de Felipe III, a Audiência de Santo Domingo decidiu pegar no assunto e invadiram comerciantes ilegais espanhóis.Curiosamente,apesar dos bens adquiridos fora da lei,o que os chocou mais foi a constatação de mais de 300 Bíblias Luteranas entre a população Católica!!! O assunto era inaceitável para o Governo metropolitano e o rei ordenou a evacuação e abandono das ilhas,incluindo Tortuga . Todos os moradores foram evacuados e em 1606 dois terços da Hispaniola eram desabitadas. Um grande número de gado,do qual obtinham o couro, foi deixado de volta ao seu estado selvagem, reproduzindo descontroladamente proliferaram além da medida.
Estas expulsões ocorreram em outras ilhas das Índias Ocidentais,como San Cristobal, onde uma frota Espanhola expulsa Contrabandistas Ingleses e Franceses, embora alguns destes ultimos,fogem para o mar e chegam á parte abandonada da Hispaniola,em frente de Tortuga. Na chegada, eles descobrem a abundância de gado solto, então decidem instalar-se;Foi o início dos Bucaneiros.
A palavra Bucaneiro vem da língua Caribe,onde a palavra "Bucan"designava uma grade de madeira forte utilizada para a carne fumar. Os refugiados Franceses,ao longo do tempo foram aumentando e entraram nas outras ilhas, copiando dos Indios esse sistema de conservação,da carne,pelo que eles mesmos começaram a chamar-se "Boucaniers"(em Francês).


Photobucket

Portanto,não devemos confundir com Piratas e Flibusteiros...Embora todos procurassem o mesmo;riquezas!!!
Os Flibusteiros só agiam ao longo das costas com barcos pequenos, rápidos e manobráveis ​​e raramente se aventuravam em mar aberto...apenas o faziam,se tinham que fugir!!!
Mais que atacar navios,preferiam o ataque costeiro e saque em terra. Muitos se estabeleceram em Tortuga piratas e de lá começou a fazer-nos competitivos em todo o Caribe.
Enquanto isso, os Bucaneiros voltavam para o comércio ilegal do couro,para desgosto do Governo Espanhol.Tanto o fizeram,que chacinaram o gado que existia e tiveram que sair de Tortuga,alguns aliaram-se aos Flibusteiros e iniciaram uma nova vida de Pilhagens...
Mais tarde chegaram também os Corsários,na sua maioria Ingleses e Franceses e começaram todos a nomearem-se"A Irmandade da Costa".
E tal como"Guerreiros Gregos",a Homosexualidade era muito aceite e não viam com muitos bons olhos mulheres na ilha...

Sem comentários:

Enviar um comentário