quinta-feira, 17 de maio de 2012

Os Lobos do Mar Nordicos...

Povos
Pertencentes a uma Civilização de forte tradição militarista, os Vikings acreditavam que os conflitos ocupavam um importante espaço das suas Crenças e práticas sociais. Dessa forma, entre os séculos VIII e XI, deflagraram um grande número de batalhas que tomaram boa parte do Velho Mundo.
Como já citei noutros posts,os Vikings são oriundos das gélidas regiões da Noruega, Dinamarca e Suécia.Apesar da falta de recursos fartos,praticavam a agricultura, a pesca e o comércio de diversos produtos como trigo, peixes, metais, madeira e alguns escravos.
Mesmo partilhando diversos hábitos e costumes, os Vikings não experimentaram nenhum tipo de governo centralizado capaz de organizar as invasões à Europa. Geralmente,eram apenas formados pequenos grupos independentes que iniciaram as pilhagens que começaram a atingir o mundo Europeu a partir das ilhas Britânicas. Faziam uso do Drakkar(Dragão),a sua embarcação rápida e leve, com a qual alcançaram a Europa por vias marítimas e pluviais. Não por acaso, iniciaram a ocupação da Europa Continental atravessando o Rio Sena.
Apesar das invasões atingirem essas duas primeiras localidades, a ocupação dos Vikings ocorreu simultaneamente em diversas partes da Europa. Um dos alvos mais visitados era a Irlanda, que devido à proximidade e a ajuda dos ventos fazia com que essa investida militar ocorresse sem maiores dificuldades. Enquanto os Vikings Noruegueses e Dinamarqueses invadiam regiões da Espanha e da França, os Suecos costumavam invadir partes da Polónia, Letónia, Lituânia e Rússia.
Ao contrário do que muitos pensam, as invasões realizadas pelos Vikings não ocorreram por uma mera inclinação para a guerra,mas sim,o processo de expansão territorial dessa civilização foi gradual e, provavelmente, foi motivado pelo problema do aumento dos contingentes populacionais em terras pouco férteis. Contrariando vários Mitos ligados a essa civilização, os Vikings não eram xenófobos e realizavam comércio com vários povos estrangeiros.

 Povos
Outro Mito vinculado aos povos Vikings,afirmavam que eles usavam elmos com chifres,mas as pesquisas Arqueológicas indicam que alguns elmos desse género eram usados em rituais religiosos,mas não usavam habitualmente.Essa associação do uso de elmos com chifres,aconteceu com a popularização, durante o século XIX, de peças teatrais e óperas que incorporaram esse vistoso ornamento.
No seu processo de expansão,foram responsáveis pela colonização de diversas terras Nórdicas,e eles acabariam antecipando em cinco séculos a viagem feita por Cristóvão Colombo. Por volta do ano 1000, segundo vestígios encontrados na costa leste do Canadá, um grupo de Vikings fixou uma Colónia em L'Anse aux Meadows. Contudo, as dificuldades da fixação e os consequentes confrontos com os povos Nativos acabaram dando fim a essa empreitada.
Nessa mesma época, por volta do século XI, a expansão dos povos Vikings pela Europa começava a dar os seus primeiros sinais de desgaste. Além de sofrerem diversas derrotas militares, o avanço do Cristianismo pelo Continente acabou enfraquecendo a formação de novas tropas dispostas a lutar. Apesar de tantas transformações, as Tradições e Lendas criadas por essa Civilização ainda se mostra presente em diversos traços da cultura Européia contemporânea.

Sem comentários:

Enviar um comentário