sexta-feira, 1 de junho de 2012

Curiosidade Sobre o Mês de Janeiro

Para quem não sabe o  nome deste mês provêm de "Janus"(Jano), Deus Romano que foi dotado por Saturno com a graça de conhecer, o Passado e o Futuro, por isso é representado com 2 caras,uma para o Passado e outra para o Futuro,no entanto ás vezes era representado com 4 faces-as 4 Estações do Ano.Possuia ainda uma chave na mão direita,com a qual abria as portas do Templo em Roma,em sua Honra e que mantinha sempre fechado em tempo de Paz.Na mão esquerda tinha um bastão.
Era um Deus que presidia á Paz e á Guerra entre os Povos,além de abrir portas,passagens,começos e finais.
Eram feitas festas em honra deste Deus, em que os Romanos trocavam presentes e costumavam visitar os amigos e familiares no primeiro dia do Ano.
Dele derivam os nomes da Montanha de Jano e o Rio Jano, pois ele viveu na montanha.Ele foi o inventor das guirnaldas dos botes e dos navios e foi o primeiro a cunhar moedas de bronze; por isto que em várias cidades da Grecia,Italia e Sicilia, nas suas moedas, trazem num lado um rosto com duas faces e no outro um barco, uma guirlanda ou um navio.
Ele se casou com sua irmã Carmese , e teve um filho chamado Aethex e uma filha chamada Olistene. Desejando aumentar o seu poder, ele navegou até a Itália e instalou-se numa montanha próxima de Roma, chamada "Janiculum" por causa dele...

Sem comentários:

Enviar um comentário