sábado, 9 de junho de 2012

Venus Teve Outrora Continentes e um Oceano?

 

Venus pode ter sido mais parecido com a Terra,do que se pensava, com um Oceano e Continentes, segundo o primeiro mapa do Hemisfério Sul  elaborado com as cameras de infravermelho da Nave "Venus Express",que permitem ver através das densas nuvens que cobrem Venus.
A nave "Venus Express" foi lançada em 9 de Novembro de 2005 e levou 155 dias para chegar à sua órbita operacional.
Este mapa é o resultado de mais de mil imagens obtidas entre Maio de 2006 e Dezembro de 2007.
Antes, foram utilizados sistemas de radar para obter mapas de alta resolução da superfície de Venus, mas esta é a primeira vez que se obtém um mapa que indica qual poderia ser a composição química das rochas.
Estes novos dados são compatíveis com as suspeitas de que os dois planaltos montanhosos de Venus são antigos Continentes produzidos por uma actividade vulcânica, e que estiveram rodeados  por um Oceano.

"Não é uma prova, mas é compatível. Tudo o que podemos dizer, por enquanto, é que as rochas do planalto parecem diferentes das encontradas noutros lugares", afirma, o Cientista Alemão Nils Müller, que dirigiu os trabalhos cartográficos.

Na opinião do Cientista, a única maneira de ter certeza de que os dois planaltos de Venus são Continentes será enviar uma sonda a essas áreas.


Embora a água de Vênus tenha evaporado, ainda pode haver  alguma actividade vulcânica, afirma.

"Vênus é um Planeta grande, aquecido no seu interior por elementos radioativos . Deve ter a mesma actividade vulcânica que a Terra", afirma Müller.

O mapa é uma pequena ajuda para os Astronomos,para poderem entender o porquê e como Venus se tornou tão diferente da Terra,apesar de aparentemente ser similar á Terra...

Sem comentários:

Enviar um comentário