quinta-feira, 12 de julho de 2012

Será Que o Homem Foi á Lua...Ou Não?

Já muito se tem falado e escrito sobre a ida,ou não,do Homem á Lua...
Ainda me lembro quando pequena da Sensação que isso causou,com a emissão directa na Tv...!!!
Foi em 20 de Julho de 1969,quando Neil Armstrong,Dr.Edwin"Buzz"Aldrin e Michael Colins,viajaram na Apollo 11,sobre o módulo de Comando Eagle,com o intuito de serem os primeiros Homens a chegar á Lua.A viagem culminou com as 2 horas de passeio de Armstrong e Aldrin na Lua.Deixando para a Eternidade a pegada e a bandeira Americana.

Mas apesar de terem sido observados por milhares de pessoas em todo  Mundo,muitos não acreditam que tal aconteceu e o facto de que,outros Astronautas voltaram lá outras cinco vezes e ninguém nunca mais tocou o solo Lunar desde 1972 abriu margem para inumeras dúvidas.
Assim...O homem terá ido mesmo à Lua ou tudo não passou de uma encenação bem montada ?

Mas,para o Astronomo Brasileiro Rogério de Freitas Mourão, um dos mais respeitados cientistas,tudo está claro; há 40 anos Neil Armstrong e Edwin ‘Buzz’ Aldrin pisaram,mesmo,a Lua!!!

Para o Cientista,uma das principais provas de que os Americanos chegaram à Lua é  que  os Soviéticos, nunca duvidaram disso.
Nesta Altura, a antiga URSS tinha uma tecnologia avançada, um programa espacial de ponta e plenas condições de verificar se os sinais de rádio da Apollo 11 vinham da Lua ou não.Assim,se tudo fosse forjado,eles iriam declarar o logro instantaneamente,nunca ficariam calados!!!
Conta o Astronomo que os Soviéticos tiveram outras comprovações da missão;

“Nos mesmos dias da Apollo 11, a União Soviética lançou a Luna 15”-afirma.

A Luna 15 foi uma sonda robótica importante. Tentando desmerecer o feito Americano, os Soviéticos queriam que ela poisasse na Lua, recolhesse amostras e voltasse, mostrando que aquela história de levar gente para fora da nossa órbita era perda de tempo e dinheiro...mas não deu certo e a Luna 15 caiu e partiu-se numa montanha Lunar um dia depois da chegada dos Americanos.
A sonda serviu,no entanto,como prova para os Soviéticos de que os Americanos estavam mesmo ali e pela primeira vez na História,Americanos e Russos cooperaram no Espaço.
Para evitar uma tragédia Espacial, com a sonda Soviética colidindo com a nave Americana, as duas agências trocaram dados sobre os seus planos de voo.Portanto, a URSS não só ouviu as transmissões da rádio vindas da Lua, mas também acompanhou o voo da Apollo 11.
Esta é a prova mais importante da chegada do Homem á Lua!!
Mas,isto não impediu a propagação de teorias que afirmam que tudo não passou de uma filmagem feita num estúdio Hollywoodesco...
Após o Sucesso,a Nasa acabou com o projecto Apollo e passou a dedicar as suas energias e verbas para as Estações e os voos Espaciais,assim, ela deu margem para a duvidas se fortalecerem...Mas não é certo,meus amigos,que o que conhecemos deixa de ter interesse e passamos para outra Etapa?Para mim,foi isso que aconteceu...O Homem é um ser na busca Incansável do Conhecimento!!!

 Passamos á outra dúvida seguinte...A Bandeira que abana...
"A bandeira está abanando e na Lua isso é impossível!!!”. Claro que é impossivel,devido á falta de gravidade...mas se prestarmos bem atenção verificamos que ela não abana,mas está amarrotada,por ter estado arrumada algures no apertadíssimo modulo onde os Astronautas íam.E além de amarrotada e la mantêm-se erecta sempre,porque tem uma haste superior que a mantêm assim,esclarece Mourão.

“Essa é a única maneira de ela não ficar para baixo, que é o que seria esperado na Lua, onde não há vento e a gravidade é um sexto da terrestre”, explica ele.

Outra das dúvidas;

 “Se Armstrong foi o primeiro Homem na Lua, quem é que tirou a foto dele descendo?”. Resposta; Ninguém!!
Porque se Armstrong foi o primeiro a pisar a Lua...obviamente não haveria foto...só se as pedras podessem tirar fotos?!

“É o Aldrin”, explica Mourão.
 Buzz Aldrin, o piloto do módulo, foi o segundo Homem na Lua e enquanto ele descia Armstrong fotografava-o.Mas,por curiosidade,a maioria das fotos “Clássicas” da Lua,foram tiradas por Aldrin e não por Armstrong,como muitos acreditam....
Uma das muitas missões de  Aldrin na Lua era fazer uma pegada  e tirar uma foto para que os Cientistas na Terra pudessem estudar o solo Lunar.
A foto é um Clássico e é conhecida no Mundo inteiro. Além dela, diversas imagens mostram as pegadas dos dois Astronautas na Lua.
Não se sabe onde começou, mas muitas pessoas passaram a afirmar  que;

 “Se não tem humidade, não deveria existir pegadas”.Errado!!!Não precisamos de humidade para deixarmos pegadas,como todo o bom observador verifica...até no deserto podemos deixar pegadas!!!

“É um pó muito, muito fino, semelhante ao cimento, à cinza vulcânica ou ao pó compacto que as mulheres usam em maquiagens. Quando você pisa em algo assim, fica uma marca profunda. É por isso que as pegadas se formaram”, afirma o Astronomo.

Outra das dúvidas é sobre a roupa dos Astronautas...Eles usaram aqueles fatos devido á inexistencia de atmosfera,por isso as temperaturas ali variam imenso. Durante o dia, a média é de 100°C- e durante a noite de 150°C-.
Humanos,obviamente,não sobreviveriam ali,assim os especialistas  que planejaram a Missão escolheram um lugar mais ameno para pousar o módulo Lunar.

“O local escolhido para o pouso era exactamente no meio da penumbra, onde ainda não era nem dia nem noite completamente, para proteger os Astronautas”, explica  Mourão.
A rotação da Lua dura cerca de 27 dias,era tempo suficiente para Armstrong e Aldrin ficarem protegidos ali.
 Outra das duvidas é sobre as sombras...muita gente não entende por que é que há sombras diferentes nas fotos da Lua se o Sol é a única fonte de luz. Mas o Sol não é a única fonte de luz,neste caso.

“Há também a Terra e a luz emitida pela própria câmera do Astronauta”, explica Mourão. "Na Lua, a Terra ilumina a área tanto quanto a Lua ilumina a Terra numa noite de Lua cheia".

Outra pergunta frequente;Como é que os astronautas fizeram tantas fotos na Lua e não registraram nenhuma estrela?
Claro,que eles viram muitas,mas não conseguiram fotografá-las,graças ao limite das câmeras em 1969. Para conseguir captar as estrelas, os Astronautas teriam que ter deixado uma “exposição” alta na câmera, e com o brilho do Sol ali do lado se fizessem isso não teriam conseguido registrar mais nada na superfície.

As missões Apollo deixaram um monte de coisas na Lua. Desde o módulo de descida da Apollo 10, que ficou lá , até ao jipe Lunar da Apollo 17, passando por Satélites, aparelhos diversos e muitos estágios de foguetes.
A mais importante delas é a única que está em operação até hoje; um conjunto de cubos reflectores que funcionam como espelhos Lunares.

“Esses cubos são usados para medir a distância da Terra à Lua, que varia.
Diversos observatórios, dentro e fora dos Estados Unidos, já usaram esses reflectores em Pesquisas. Se o homem não tivesse ido à Lua, isso seria impossível”, afirma o Astronomo.

Não é possível ver esses objectos da Terra por que eles são muito pequenos em comparação com a Lua e a distância é muito grande.
Além das coisas que os Astronautas deixaram na Lua, há as coisas que eles trouxeram. As rochas Lunares foram analisadas por Cientistas do Mundo inteiro  e sua autenticidade foi comprovada.

“Não dá para falsificar isso.Rochas Lunares têm características muito especiais, não vistas na Terra, por que elas são atingidas por Micrometeoritos”, conta Mourão.

Então, cabe a pergunta;se o Homem foi à Lua, por que não voltou?Resposta; política.
Depois que os Estados Unidos chegaram à Lua, os Soviéticos desitiram do seu programa e mantiveram apenas as sondas Luna.

“A URSS preferiu gastar seu tempo e dinheiro com a estação espacial Mir”, conta Mourão "– e nessa eles derrotaram os Americanos, que jamais conseguiram colocar a sua "Freedom" em órbita e acabaram adaptando o projecto para virar a Estação Espacial Internacional."

A Nasa, por sua vez, viveu uma crise financeira numa época que o governo Americano acreditava que o povo não se interessava pelo programa espacial.
Assim,preferiu concentrar os seus esforços nos voos espaciais, com a esperança de tornar as missões mais rotineiras.
Agora,tudo parece que vai mudar,os Americanos estão investindo em novas naves; as "Orion",que parecem muito com as "Apollo" .
A principal missão da nova nave; levar o Homem de volta à Lua. Mas agora a corrida Espacial ganhou mais competidores; China, Índia e Japão..

Sem comentários:

Enviar um comentário