segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Será Lisa Gherardini, a Monalisa...ou Não?

 Quem não conhece a Famosa Monalisa de Leonardo da Vinci?Mas a verdade é que ninguém conhece os Mistérios que se esconde por trás desse sorriso e cada vez mais se adensa a incógnita...Quem é ela?
 Estudiosos tentam decifrar  Enigma de Monalisa,ou Gioconda(como também é conhecida...)e no ano passado, o Comité Nacional para a Valorização dos Bens Históricos da Itália descobriu inexplicáveis números e letras inscritos nos seus olhos – mais um dos Códigos de Da Vinci...
Silvano Viccenti, quer exumar o corpo da mulher que pensa-se,até agora, ter inspirado o quadro.Lisa Gherardini Del Giocondo pertencia à Nobreza Florentina, da época de DaVinci,Vicenti deseja extrair amostras de DNA e recriar o seu rosto,para,enfim tirar-se as dúvidas de uma vez por todas.
Os ossos da mulher(que se pensa ser o de Lisa),muito bem conservados,foram exumados num Convento abandonado de Florença.
Até agora foram descobertos vários corpos na busca pelos restos mortais de Lisa Gherardini,
Segundo Silvano Vinceti, director da equipe de Arqueólogos;

 "Este esqueleto em particular é muito promissor, mas ainda será preciso fazer testes para comprovar sua identidade.Creio que chegamos à parte realmente emocionante para os Investigadores, a conclusão de nosso trabalho no qual nos aproximamos da pergunta-chave;encontraremos ou não os restos de Lisa Gherardini?"

Os Arqueólogos começaram a escavar no ano passado, quando novos Documentos confirmaram que Gherardini, a esposa de um rico negociante de seda Florentino chamado Francesco del Giocondo, viveu no Convento depois da morte do seu marido, onde as suas duas filhas Freiras cuidaram dele e onde, em seguida, ela foi enterrada.
Acredita-se que Del Giocondo encomendou o retrato a Da Vinci e, apesar de não existirem provas tangíveis, a maioria dos historiadores está de acordo que Lisa Gherardini serviu de modelo para o retrato que hoje pode ser admirado no Louvre de Paris.
Os pesquisadores submeterão agora os restos do esqueleto conservado a uma série de testes para confirmar se pertencem a Gherardini, na esperança de reconstruir seu rosto e compará-lo com os traços faciais da pintura de Da Vinci.

"Os testes com carbono-14 nos permitem datar o período para saber se os restos são de meados do século XVI. Depois faremos testes para conhecer a idade da pessoa quando morreu. Sabemos que Gherardini tinha 62 ou 63 anos quando morreu", afirmou Vinceti.-"Depois vem o teste mais importante, o do DNA, porque temos os restos mortais de suas filhas. Se corresponderem, saberemos que são os restos da modelo que inspirou a Monalisa"
A Identidade da Mona Lisa e  seu Enigmático sorriso são um dos grandes Mistérios da História da Arte e os Arqueólogos da equipe Italiana desejam desvendá-lo.
Segundo Vicenti, Da Vinci escondeu a verdadeira Identidade da Monalisa nos olhos da pintura. O pintor acreditava que os olhos eram a janela da alma, logo, o lugar perfeito para esconder o segredo da Mulher.
Vicenti descobriu as letras “LV” na pupila direita da Monalisa. Obviamente, essas são as iniciais de Leonardo. Mas o que está na pupila esquerda é ainda mais fascinante.
As letras são “B” e “S” e poderiam apontar para a identidade da Mulher.
Vicenti também descobriu o número “72” ou “L2” escondido no arco da ponte, no fundo da direita da pintura.
A hipótese mais aceita sobre a Identidade de Monalisa é que ela era a esposa de um mercador, Lisa Gherardini, mas Silvano diz que isso não é verdade. Outro número descoberto no quadro, 149 (e mais um numero apagado), levanta a possibilidade da Monalisa ter sido pintada no ano de 1490, enquanto Leonardo estava na corte do duque Ludovico Sforza, em Milão.
Silvano Vinceti precisa de estudar o esqueleto,para ter a certeza,se era ela de facto,a Modelo do quadro ou para aprofundar mais a sua certeza de que não era uma Mulher...mas um Homem.Ele acredita que o Modelo usado para a pintura da obra-prima  foi o seu aprendiz e amante, Gian Giacomo Caprotti, conhecido como Salai.
O jovem Salai trabalhou com Da Vinci por mais de duas décadas, e serviu também,de modelo para o retrato de São João Batista. As semelhanças entre o nariz e a boca de S. João e de Mona Lisa apoiam a afirmação de Vinceti.
Se assim for,tem razão de ser esse Enigmático sorriso...

Sem comentários:

Enviar um comentário