sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Serão os Leões Asiáticos,Encontrados na Turquia,Obra dos Hititas?

 

Após quase uma década desde o início dos estudos, de duas grandes Estátuas de Leões Asiáticos,encontradas na Turquia ainda continuam a despertar a Curiosidade dos Arqueólogos. Os Investigadores responsáveis,calculam que elas foram esculpidas entre 1400 e 1200 aC, época em que os Leões Asiáticos ainda habitavam a Região. Uma delas está localizada no Vila de Karakiz, e a outra a Nordeste do local.
De acordo com os Pesquisadores, essas obras foram realizadas por Escultores do Império Hitita, que dominou por Séculos a grande parte da Anatólia (no extremo Oeste da Ásia) até se dividir em várias Cidades-Estado, em 1180 aC.
Ambas têm cerca de 2 m. de comprimento na base e peso somado de quase 5 toneladas, as esculturas sofreram a ação de Saqueadores antes das buscas oficiais (iniciadas em 2002, seguidas por estudo de campo que continua até hoje).

“Existe uma crença de que Monumentos como estes guardam Tesouros”, disse o pesquisador Geoffrey Summers, da Universidade Técnica do Oriente Médio (Turquia).

Summers acredita que, numa caça ao Tesouro,dinamitaram as estátuas.
Curiosamente, não foram encontrados vestígios de Habitações Hititas próximos às obras, o que descarta a hipótese de que elas faziam parte dos Portões de uma Cidade ou de um Palácio,como era habitual e por causa do peso, dificilmente poderiam ser transportadas. Assim, sugerem,que a resposta deve estar nas proximidades de onde foram encontradas.

“É muito provável que os Monumentos estariam associados a uma das muitas fontes próximas do local”, disse Summers.

De acordo com Estudos, o Povo Hitita era conhecido por atribuir valores Sagrados à Natureza e em especial à água, que consideravam um Elemento purificador.

Sem comentários:

Enviar um comentário