terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Stobi,Centro Romano na Macedonia...


Stobi was an ancient town of Paeonia, later conquered by Macedon, and later turned into the capital of the Roman province of Macedonia Salutaris[1] (now in the Republic of Macedonia). It is located on the main road that leads from the Danube to the Aegean Sea and is considered by many to be the most famous archaeological site in the Republic of Macedonia. Stobi was built where the Erigón river  joins the Axiós river , making it important strategically as a center for both trade and warfare.-
Stobi (agora Gradsko) foi uma antiga cidade de Paeonia, mais tarde Conquistada pelos Macedonios, e mais tarde,transformou-se na Capital da Província Romana da Macedonia Salutaris,agora na República da Macedónia.Está localizado na estrada principal que conduz do Danúbio ao Mar Egeu e é considerado por muitos como o mais Famoso sítio Arqueológico, na República da Macedónia. Stobi foi construída no local onde o rio Erigón se junta ao rio Axios, tornando-se importante estrategicamente como um centro de Comércio e de Guerra.
 
Periodo Prè-Romano;

A cidade cobria uma área de cerca de 25.000 m2 . A sua proximidade com a junção do Erigón com o Axios, bem como a sua posição no fértil vale central de Vardar permitiu desenvolver rapidamente uma economia florescente e estabelecer o comércio.O Monte Klepa,perto dela, era uma lucrativa fonte de mármore.  
Acredita-se que em 217 aC, Filipe V anexou Paeonia durante a sua campanha contra os Dardanos que tinham entrado a maior cidade dos Paionianos, Bylazora. Desde esse momento Paionia e Stobi são considerados parte da Macedónia.
 

No Tempo Romano;

 Em 168 aC, os Romanos derrotaram Perseu e a Macedónia foi dividida em quatro Repúblicas nominalmente Independentes. A Cidade foi mencionada pela primeira vez em 197 aC por Lívio. 
Em 148 aC, as quatro áreas da Macedônia foram reunidos numa Província Romana Unificada. No Reinado de Augusto, a Cidade cresceu em tamanho e em população. A cidade cresceu em 69 aC, uma vez que se tornou um "Municipium" e moedas, com "Stobensium Municipium" impresso nelas, foram distribuídas.  
Durante a Epoca Romana Stobi era a Capital da Província Romana "Macedónia Salutaris".  
O Imperador Teodósio I ficou certa vez hospedado em Stobi,em 388.  
No final do século 5 a Cidade sofreu uma volta terrível de eventos. Em 479, ele foi saqueada por Teodorico, um Rei strogodo. Os Cidadãos reconstruíram a Cidade, mas em 518 foi atingida por um forte terremoto.As invasões Avaro-Eslavas,no século 6 arruinou a economia da cidade e as infra-estruturas.
 
A Religião em Stobi;

 Uma antiga sinagoga foi Descoberta, datada do quarto ou terceiro século aC, atestando a presença judaica na Cidade.  
O Grand Palace perto da parede oriental da cidade foi construído durante o Período Romano e contém belos Frescos. O Templo de Nemesis no Teatro, e artigos Religiosos relacionados com a Hygeia e Telesphorus, Locheia Artemis, Apollo Clarious, Júpiter, Dionísio e Hera eram comuns durante este tempo. 
No início do período Cristão Stobi foi uma Sede Episcopal desde 325, quando o Bispo Budius participou no Concílio de Nicéia.  
Stobi é uma de um pequeno número de Cidades do Período Antigo do início do Cristianismo que manteve um elevado número de mosaicos. Do 4 º ao 5 º século, várias grandes Igrejas foram construídas e eram conhecidas pela sua Decoração interior de Mosaicos e Frescos. Mosaicos Decorativos também podem ser encontrados em edifícios de luxo privado da Antiguidade tardia, como as Vilas de Teodósio, Policharmosius e Peristerius.
Novas Pesquisa Arqueológica têm mostrado que todas as Basílicas Cristãs na Cidade, até agora Descobertas, foram construídas sobre edifícios Antigos. 

Sem comentários:

Enviar um comentário