quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

A Asia Entre 5000-1200 a.C.

Depois de 2 Semanas complicadas Após a Tempestade,Onde Fiquei Sem Luz 4 Dias e Telefone/Internet,2 Semanas...Aqui Estou Eu de Novo em Ação!!!
Hoje Vou Falar,Como Já Verificaram, da Asia Entre 5000-1200 a.C.

A primeira Civilização do Mundo,a Sumeria,desenvolveu-se na Asia Ocidental,cerca de 5000 a.C.Depois de 3000 a.C.outras Civilizações surgiram na Região,como a Babilonia,o Imperio Hitita e Cidades Comerciais ao longo da Costa do Mediterrâneo Oriental.Mais para Leste,por volta de 2500 a.C.,cresciam Cidades ao longo do Rio Indo e cerca de 1500 a.C.,a Dinastia Shang Governava o vale do Rio Amarelo,na China.
Mas voltando á primeira Civilização,Sumeria...as suas primeiras Cidades foram Fundadas por volta de 5000 a.C, Agricultores fixaram-se entre os Rios Tigre e Eufrates,no Sul da Mesopotâmia(Iraque),onde criaram uma rede de canais ligando os Rios,que abasteciam de água as Culturas de Cevada,Linhaça e outros Cereais e davam de beber aos porcos,bovinos e caprinos.
Os Sumerios trocavam os excedentes de alimentos por metais,utensílios e louças com Povos tão afastados como os actuais Afeganistão e Paquistão.Construiram Povoações,depois Vilas e por fim,Cidades,chamadas as Cidades Estado,que acabaram por controlar as terras circundantes.A principal Cidade desde 2700 a.C. até 2300 a.C.,foi Ur.As Cidades-Estado continham Templos,os Sacerdotes dos Templos,foram aumentando o seu poder e actuavam como Governantes.Alguns construiram grandes Zigurates ou Torres Piramidais.
De cerca de 2330 a.C. até 2275 a.C,Sargão,Rei de Acádia,no Norte da Sumeria,construiu um Imperio desde a Siria até ao Golfo Persico,unificando todas as Cidades da Sumeria,sob o seu Controlo.
Sargão,cujo nome significava”o Rei é Justo”,foi um produtor de fruta,depois copeiro de um Governante local antes de se tornar Rei da Acádia.A Acádia expandiu-se graças ao Comercio de Sargão,Conquistou Terras para poder controlar as Rots Comerciais e parar com a exigência de Taxas por parte dos Dirigentes locais.Este Imperio foi mantido unificado pela ameaça dos seus Exercitos...Diz-se que 5400 Soldados estavam com Sargão,Noite e Dia.
Todas as Cidades da Sumeria estavam situadas junto a um Rio,ou ligadas a um por um Canal.Os Mercadores Navegavam nos cursos de água até para além do Golfo Persico.As Cidades lutavam entre si,muitas vezes,por causa dos direitos á água e ás Terras.No Sul,Ur e Lagash aliavam-se frequentemente,para Combater Umma.Mas,também,as Cidades sofriam constantes ataques dos Povos da Montanhas locais e de Nomadas do Deserto Arabico.
Por volta de 3500 a.C. os Sumerios inventaram a sua Escrita.Eles riscavam Símbolos que representavam palavras ou sons em tabuinhas de Argila com canetas de cana,muitas vezes para registrar transações Comerciais.As canetas produziam formas em cunha e por isso,a Escrita foi chamada “Cuneiforme”.Como o Cuneiforme era complexo,apenas Escribas treinados para o efeito,o podiam escrever.
Após algum tempo os Simbolos eram traçados lateralmente e simplificados,só 200-300 se mantiveram em uso.Eram Escritos numa linha estreita em vez de numa coluna e liam-se da esquerda para a direita.

Sem comentários:

Enviar um comentário