quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

O Tesouro de "Nuestra Señora de las Mercedes",Recuperado...


Finalmente,o Tesouro após 200 anos perdido, e com um Tesouro de cerca de 600 mil moedas de ouro e prata regressou a casa.Afundado numa Batalha em que a Fragata Espanhola "Nuestra Señora de Las Mercedes" foi abalroada,no Algarve,Portugal.

É um tesouro de valor incalculável, 17 toneladas de moedas de ouro e prata que  partiram da Florida, nos EUA, a bordo de dois Hércules C-130 com destino a uma base militar próxima de Madrid.

Durante quase dois séculos esteve no fundo do mar, até que uma empresa Norte-Americana o Descobriu. Depois de uma Batalha Judicial que já se prolongava há cinco anos regressa agora a Espanha.

 “Missão cumprida”, disse aliviado Jorge Dezcallar, Embaixador Espanhol nos EUA.

A 5 de Outubro de 1805, a Fragata Espanhola "Nuestra Señora de Las Mercedes "afundou-se numa Batalha contra uma frota Britânica,seus velhos inimigos. E com ela afundaram as 249 pessoas que seguiam a bordo e o precioso Tesouro de moedas. Uma parte pertencia à fortuna pessoal de comerciantes e outra parte era da Coroa Espanhola.
O tempo passou,e varias pessoas tentaram Descobrir o exacto local do Naufragio do Navio,até que, em 2007, a empresa Norte-Americana "Odyssey" anunciou ter encontrado cerca de 600 mil moedas de Ouro e prata nos destroços de uma embarcação, junto ao estreito de Gibraltar, 17 toneladas de um Tesouro de valor incalculável.

Em Espanha suspeitou-se que aquele era o Tesouro da Fragata Afundada e o Ministério da Cultura pôs-se em campo para o recuperar. A "Odyssey" reclamava as moedas, Espanha também, e então começou uma Batalha judicial nos Tribunais Norte-Americanos pela posse das moedas, que já tinham sido levadas para os Estados Unidos. 

Só no Mês passado é que os Juízes de um tribunal de Atlanta rejeitaram um recurso da "Odyssey" relativo a uma sentença que já tinha decretado a devolução do Tesouro a Espanha. E, numa última tentativa para impedir a transferência, também o Governo do Peru apresentou uma moção junto do Supremo Tribunal de Justiça Norte-Americano a alegar que o Tesouro lhe pertence porque as moedas foram cunhadas neste País e feitas com ouro proveniente das suas minas, adiantou a BBC. Este pedido não teve resposta, e é pouco provável que venha a ser atendido.
Realmente se quisermos ser Justos,o Tesouro seria do Peru,já que de facto o Ouro foi trazido de lá...Mas claro que,apesar de "Odyssey" o ter Descoberto,não tinha qualquer direito ao Tesouro!!!
"A Cesar o Que é de Cesar..." e mais nada!!!

Também,Especialistas Espanhóis enviados aos Estados Unidos para avaliar o estado de conservação das moedas e as trazer de volta.

O valor estimado deste Tesouro ronda os 400 milhões de Euros, segundo o Diário Espanhol ABC. A carga especial foi recolhida por um camião que foi escoltado até à base aérea de MacDill de Tampa, onde ficou  rodeada de fortes medidas de segurança. Depois começou a viagem que terminará com uma paragem técnica na base das Lajes, nos Açores,Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário