sexta-feira, 1 de março de 2013

O Mundo Dividido Pelo Tratado das Tordesilhas..

O Rei D.Fernando e a Rainha D.Isabel,junto com todos os Cortesãos,escutavam maravilhados ,a viagem Epica de Colombo,narrada pela sua boca.Apesar da brevidade da estadia,a Beleza das Ilhas,a graça dos seus Habitantes de pele escura,o Perfume daquelas Terras Desconhecidas,povoavam ainda os seus Sonhos;o Sol queimava a areia de Ouro durante o Dia,mas de Noite,uma Brisa leve refrescava o Litoral.Águas tão azuis e transparentes repletas de cardumes variados de Peixe,Florestas verdejantes plenas de estranhas Criaturas...

“Naquele Novo Mundo,os Tesouros da Natureza deviam exceder a Imaginação Humana.”-dizia Colombo.

Para prova,bastavam-lhe as Pepitas de Ouro que apresentava aos Reis Espanhóis.Suplicava-lhes que não perdessem um instante e que fossem reenviados para”Hispaniola”,para continuar as buscas.
O engodo do Ouro e de Pedras Preciosas,incitou os Soberanos a confiar de novo,em Colombo para continuar as Explorações.No decurso de 3 Viagens posteriores,pôde acrescentar novos Territorios ao Imperio Espanhol do Ultramar.
Nessa altura,também os Navegadores Portugueses tinham alcançado a extremidade Meridional de Africa,abrindo uma Rota entre o Ocidente e as Indias,além de que já conheciam o Brasil,secretamente...
A Espanha não queria nenhuma ingerência Estrangeira nas Indias Ocidentais,Descobertas por Colombo(?),Nem Portugal nos seus novos Territorios.Assim,ambas as Nações Rivais combinaram,entre si,partilhar entre elas,o Mundo Desconhecido.
O Tratado de Tordesilhas,concluido em 1494,define uma linha Imaginaria,cortando o Atlântico do Norte ao Sul.Foi fixada a cerca de 1000 milhas a Oeste das ,nossas então,Ilhas de Cabo Verde.Todas as Terras situadas a Leste dessa Linha seriam de Portugal.Um feito de Mestre do Rei Português,D.João II,que conhecia já o Brasil,mas que apenas fez conhecer ao Mundo em 1500,entregando essa “Descoberta” a Pedro Alvares de Cabral.Por conseguinte os Territorios inversos da Linha seriam da Coroa Espanhola.
Claro que a França,Inglaterra e os Paises Baixos sentiram-se ultrajados,pois Desejavam também o Ouro do Novo Mundo e foi por essa razão,que nos Anos seguintes,os Corsários e os Piratas destes Países,tiveram,uns e outros,campo livre no Mar das Caraíbas,o Mar das Antilhas que banhava as Ricas possessões da Espanha,na America,as suas Reservas de Ouro e Prata.

Sem comentários:

Enviar um comentário