sexta-feira, 22 de março de 2013

Os Pictos...

Os Pictos eram uma confederação de Tribos que habitam o Norte e Centro da Escócia (a Norte dos Rios Forth e Clyde) desde o tempo do Imperio Romano até o séc. X. Eles eram Descendentes dos Caledonios e  de outras Tribos que os Historiadores Romanos nomearam que  já tinham aparecido no mapa de Ptolomeu. Pictia ou Pictavia (Pictland,em Inglês) tornou-se o Reino de Alba (Escócia), durante o século X, no qual os Pictos se tornaram,por sua vez,em Albannach ou Escoceses.
Guerreros Pictos AD 600
O nome pelo qual os Pictos  se chamavam a si próprios é Desconhecido. A palavra Grega ("Picti" em Latim) aparece pela primeira vez Num panegírico escrito,por Eumenio,em 297 a. C. e que significa "Pintados" ou "Tatuados". No entanto, poderia ser devido a uma anterior Etimologia popular, talvez do Celtico "Pehta" ou "Peihta" ("Lutador").
Os Escotos e os Dalriada da Irlanda os chamaram de "Cruithne" ("Cru (i) then-thúat do Irlandês antigo), talvez do Proto-Celta "Kwriteno-Touta". Há também Cruithne no Ulster, especialmente os Reis de Dál nAraidi. Os Bretões (Ancestrais dos Gauleses...),no Sul,os conheciam pelo Dialecto Celta como "Prydyn" . Os termos "Grã-Bretanha" e "britânico" vem da mesma raiz. A maneira moderna gaélico escocês vem de Inglês velho Pecht.
Armamento ofensivo y defensivo utilizado por los Pictos
A Arqueologia dá algumas aproximações sobre a Sociedade dos Pictos. Embora muito pouco sobrevivesse da sua maneira de escrever a História deste Povo,a partir do século IV, é conhecido por uma variedade de fontes, incluindo hagiografias como São Columba de Iona, e vários anais da Irlanda. Embora a impressão popular dos Pictos  seja de que eram um povo escuro e Misterioso, não era assim em todo... A história dos Pictos estão em  consonência com a  sociedade dos povos da Europa Central,do Norte ou Leste na Antiguidade ou da Idade Média, quando comparados com eles.
A Sociedade dos Pictos.

Fontes Arqueológicas dão evidência da cultura material dos Pictos, onde vemos uma Sociedade não muito diferente da dos seus vizinhos Gaélico e Bretões ou dos Anglo-Saxões do sul.
Tal como acontece com a maioria dos Povos do Norte da Europa na Antiguidade, os Pictos eram Agricultores que viviam em pequenas Comunidades.O gado e os cavalos eram considerados um sinal de riqueza e prestígio, enquanto havia um grande número de ovelhas e porcos.

Sem comentários:

Enviar um comentário