terça-feira, 9 de abril de 2013

As Mumias do Vale de Azapa...

Foi por acaso que  se descobriram as primeiras Mumias  do Vale de Azapa(Chinchorro),Chile,mas em 1983,descobriu-se o Cemitério das Mumias  entre 1909 e 1919. As escavações de uma empresa de água,tiveram que parar para que se  o Museu de San Miguel de Azapa,podesse resgatar uma centena de Múmias . 
Um dos grandes problemas da pré-história do Chile é a falta de uma explicação clara de como se originaram as ocupações permanentes e sedentárias, escreve Mario Orellana n livro" Pré-História e Etnologia do Chile". 
No caso do Norte , a explicação "difusionista" é a mais generalizada.Segundo esta lógica, e como explica Orellana,o desenvolvimento da aldeia foi principalmente devido a influências externas culturais. 
O Arqueólogo Ivan Muñoz pensa que esta é explicação excessivamente vertical e que a População costeira foram os verdadeiros protagonistas do processo que os trouxe para o vale e para a Agricultura. 

"O planalto começa a aparecer em 1000 aC, enquanto que na costa existem populações datadas de 7000 aC, que viajaram ao longo da costa,até ao vale e chegaram à montanha", diz Iván Muñoz. 

O Arqueólogo diz que "Alto Ramirez" deve ter sido uma População de origem costeira, e apesar de terem encontrado vestígios de populações serrana "Formativas" (Contemporâneas de Tiwanaku,Titicaca), estes seriam traços "menores iconográficos ". O Arqueólogo acrescentou que o funeral padrão de Múmias encontradas em  Azapa repondem ao padrão Costeiro. Após o desaparecimento de Chinchorro, por volta de 2000 aC, as aldeias costeiras passam a enterrar os seus mortos com as pernas flexionadas.

Uma prova de como é difícil o processo de entendimento das culturas pré-históricas,no Norte, é o facto de se terem encontrado muitas crianças em Azapa.

 "A mudança da caça e da colecta para a Agricultura significa problemas de saúde, que afectam mais fortemente as crianças", diz Muñoz. 

A mudança do Ambiente Costeiro para o vale deveria ter causado doenças e para resultar culturas bem sucedidas de uma economia Agrícola deve ter levado de 1000 a 1500 anos. Sem mencionar que nunca pararam de caçar e de coletar. 

Sem comentários:

Enviar um comentário