quinta-feira, 11 de abril de 2013

Foi Encontrada Uma Tunica Viking do Sec.XIII,No Glaciar Noruegês de Lendbreen...

Uma Tunica de lã do período pré Viking foi encontrada junto a um Glaciar em derretimento no sul da Noruega, mostra como o Aquecimento Global está a tornar-se uma bênção para os Arqueólogos,dizem os Cientistas responsáveis pela Descoberta.
A Tunica marrom acinzentada adequada para uma pessoa de 1,76 metros, foi encontrada a 2.000 metros acima do nível do mar,no que poderia ter sido uma rota de Comércio do período Romano, no sul da Noruega. A datação por radiocarbono mostra que foi feita por volta de 300 dC.

"É uma pena que os Glaciaries estejam em descongelamento, mas é emocionante para os Arqueólogos", disse Lars Piloe, um Arqueólogo Dinamarquês que trabalha nos Glaciares da Noruega, na primeira exibição pública da Tunica, que tem sido estudada desde que foi encontrada em 2011.

Uma luva e um bastão ornamentado Vikings  Datados de 800 dC, um sapato de couro da Idade do Bronze e antigos arcos e pontas de flechas utilizadas para a caça de renas também estão entre as 1.600 peças encontradas nas montanhas do sul da Noruega desde o acelerar do degelo em 2006. 

"Este é apenas o começo", disse Piloe, prevendo novas Descobertas.
Os Arqueólogos disseram que a Tunica de Lendbreen  mostrou que o Glaciar na Noruega, onde foi encontrada,não era tão pequeno,desde 300 dC .Com a exposição ao ar, velhos tecidos não tratados podem se desintegrar em semanas por causa dos ataques de insectos e bactérias.

 "A Tunica foi bem utilizado, foi reparada por diversas vezes", disse Marianne Vedeler, uma especialista do Museu de História Cultural da Noruega.
A Túnica é feita de lã  de ovelha,com um enfeite diamante negro ao longo do tempo. Apenas um punhado de Tunicas semelhantes sobreviveram tanto tempo na Europa. Para os Especialistas em Oslo uma das grandes questões é por que alguém deixaria uma Tunica quente num Glaciar. Uma possibilidade é que o proprietário sofreu hipotermia numa Tempestade de Neve, o que por vezes leva a uma falsa sensação de calor que leva a tirar-se a roupa,para aqueles que a sofrem.

Sem comentários:

Enviar um comentário