sexta-feira, 20 de setembro de 2013

A Evolução do Entendimento do Nosso Sistema Solar ...

Ptolomeu,um profundo estudioso da Astronomia,no Ano de 150 D.C,compilou numa Obra “Almagesto”,a maioria dos saberes que se tinham construido até então.Este livro continha Ensinamentos a partir dos quais Geraram muitos outros na Idade Media e no início do Renascimento.O “Almagesto” apresenta a descrição Geometrica dos Corpos Celestes,segundo a Hipotese Geocêntrica.De acordo com esta Hipotese,a Terra era fixa e encontrava-se no centro do Sistema Solar.
As ideias de Ptolomeu dominaram a Cultura,sem contestação,até ao Sec.XVI,tendo sido apenas aperfeiçoadas em alguns aspectos.
Por volta de 1500,as certezas da Idade Media começaram a vacilar.Algumas dificuldades na aplicação dos principios de Ptolomeu fizeram desabrochar a Obra de Nicolau Copernico(1473-1543).Na sua formação,Copernico tinha sido fortemente influenciado pelas posições de Pensadores Gregos,como Pitagoras,que foram negadas durante Sec. Pela Ciência e pelo Clero.Estes Autores defendiam a Hipotese Heliocêntrica,isto é,admitiam que o Sol ocupava uma posição central relativamente aos restantes Planetas.
A Teoria do Copernico ficou muito tempo sem ser divulgada.Influenciado pelos Amigos,fez circular,em 1531,um pequeno Resumo e a Obra foi Pulicada apenas em 1543,pouco tempo antes da sua Morte.Dedicou-a a Paulo III,e no Prefacio explicava que só os Leitores ignorantes ou de má-fé poderiam Interpretar a teoria Heliocentrica como contraria ás Sagradas Escrituras.De facto,levou muito tempo até que os Interpretes das Sagradas Escrituras compreendessem que esta usa uma Linguagem figurada,adaptada á Epoca em que foi Escrita.
A Apresentação do Livro foi feita por um Amigo de Copernico,que temendo a Censura,o Apresentou como uma Hipotese para resolver dificuldades deixadas por Ptolomeu e não uma Realidade Cientifica.Porém,este livro estava Destinado a abrir caminho para a Grande Revolução da Astronomia,que se completaria com Newton.
No Sec.XVII,vai valorizar-se extraordinariamente a Observação no Trabalho Cientifico.Nesta Fase destacaram-se alguns Cientistas,como Kepler e,sobretudo,o Italiano Galileu Galilei.Observador meticuloso,Galileu utilizou o primeiro Telescopio,em tubo com pouco mais de 1 m. e com um Diâmetro de poucos cm.,em cujas extremidades introduziu das lentes.
Embora a sua potência fosse limitada,permitiu que novos Horizontes se abrissem.As Crateras da Lua,os Satelites de Jupiter,as Manchas Solares,são algumas das Observações de Galileu.
Afinal a Lua não era o unico Satelite do Universo e o Sol não era imutavel.Os novos dados vão derrubar o velho Modelo de Ptolomeu,no meio de uma grande Controversia.
De facto,em 1633 Galileu vai ser Preso e Condenado por ter Publicado um Livro em que defende o Modelo Heliocêntrico.O “Santo Oficio” obriga o Cientista a Abdicar das suas ideias.
No Dia 22 de Junho de 1633,de joelhos,com a mão na Biblia,Galileu Galilei diria;
“Rejeito,maldigo de detesto os citados erros e Heresias”.Renegava assim,a sua convicta certeza de que a Terra não estava imovel no Centro do Universo,ma que se movia ao redor do Sol.
A estes Corajosos Cientistas,devemos Hoje,o termos os olhos bem abertos para a Ciência,se não fossem eles,ainda estariamos na Idade das Trevas,em que apenas sabiamos(ignorantemente...)o que a Fé Catolica desejava,como forma de poderem controlar melhor a Mente Humana...

Sem comentários:

Enviar um comentário