quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Mahatma Gandhi...

Gandhi(Mohandas Karamchand, dito Mahatma,"A Grande Alma", Patriota e Filósofo (Porbandar, 1869 - Nova Delhi, 1948). Gandhi é reverenciado pelo Povo da Índia como o Pai da sua Pátria. Ele ajudou a libertá-la do Domínio Inglês através de um método único de Resistência sem Violência. Ele também promoveu reformas Econômicas e Sociais. Gandhi tinha uma compleição frágil, mas era dotado de força física e moral ilimitadas. Foi Assassinado por um Hindu que temia o seu programa de tolerância para todos os Credos e Religiões.

As Crenças de Gandhi;

 O povo chamava Gandhi de Mahatma , "a Grande Alma".A sua Vida orientou-se pela busca da Verdade. Para ele a Verdade podia ser conhecida somente através da tolerância e preocupação em relação ao próximo, e o caminho verdadeiro para se chegar às soluções exigia uma constante provação. A sua Biografia foi por ele intitulada "Minhas Experiências Com a Verdade". Gandhi superou o medo que havia nele mesmo e ensinou os outros a dominá-lo também. Ele Acreditava na não-violência, mas afirmava que a Violência era preferível à Covardia. Gandhi levava uma Vida simples e considerava errado matar os Animais para obter alimento ou usar suas peles.

Gandhi desenvolveu um método de ação social direta baseado nos princípios da Coragem, da não-Violência e da Verdade que ele chamou de "Satyagraha" . Segundo esse método, o comportamento de uma Pessoa é mais importante do que suas realizações. O "Satyagraha" foi empregado na Luta pela Independência da Índia e na realização de reformas sociais.

A Infância de Gandhi;

Mohandas Karamchand Gandhi Nasceu em 2 de Outubro de 1869, em Porbandar, na Índia.Os seus Pais pertenciam à casta de Hindus Vaisya"Mercador". O Jovem Gandhi era um Menino tímido e sério. Quando tinha 13 anos de Idade Casou-se com uma Jovem da mesma idade.Os seus Pais, segundo o Costume, haviam preparado o Casamento. Deste, Nasceram quatro filhos.

Gandhi estudou Direito em Londres. Voltou à Índia em 1891 para exercer a Advocacia mas obteve pouco êxito. Em 1893, foi para a África do Sul a Trabalho. O País estava então sob o domínio Inglês. Quase que imediatamente ele se viu ultrajado por ser um Hindu que reclamava os seus direitos como súbdito Britânico. Gandhi percebeu que os outros Hindus também sofriam discriminação. Ele deveria permanecer apenas um ano na África do Sul, mas acabou ficando 21 anos para trabalhar pelos direitos dos Hindus.

Gandhi começou então a experimentar o seu novo método de ação sem violência. Liderou várias campanhas pelos direitos dos Hindus na África do Sul e editou um Jornal Semanal, Opinião Hindu . Como parte do "Satyagraha", Gandhi promoveu muitas campanhas de desobediência Civil e organizou uma greve entre os mineiros Hindus. Foi preso várias vezes pelos Ingleses, mas seus esforços trouxeram importantes reformas. Gandhi servia também aos Ingleses quando sentia que a Justiça estava do lado deles. Ele foi Condecorado pela Inglaterra pelo seu trabalho na Guerra dos Bôeres (1899-1902) e na Rebelião Zulu (1906).

As Campanhas de Gandhi pela Independência . Em 1915, Gandhi retornou à Índia e em cinco anos tornou-se o Líder do Movimento Nacionalista Hindu.

Em 1919, o Governo Colonial Britânico introduziu os projectos de Lei Rowlatt, que visavam tornar ilegal a oposição ao Governo. Gandhi liderou uma Campanha que conseguiu evitar a aprovação de um desses projectos; o outro jamais chegou a ser Executado. Gandhi abandonou a Campanha quando irromperam Tumultos. Iniciou então um Jejum a fim de convencer o Povo da necessidade de não se praticar a Violência.a sua crença de que o comportamento de uma Pessoa determina as consequências ficou demonstrada com o Massacre de Amritsar, em 13 de Abril de 1919. Um General Inglês Ordenou que os seus Homens abrissem fogo contra uma Multidão desarmada e quase 400 Hindus foram Mortos. Esse acontecimento tornou Gandhi ainda mais decidido a desenvolver o "Satyagraha" e a lutar pela Independência sem o emprego de métodos Violentos.

Gandhi deu início em 1920 a um programa de fiação e Tecelagem Manuais. Acreditava que o programa favorecia a luta pela Independência de três maneiras;contribuía para a Liberdade Economica tornando a Índia auto-suficiente em tecidos, promovia a Liberdade Social através da dignidade do Trabalho e adiantava a Liberdade Política desafiando a Indústria Têxtil nglesa e preparando os Hindus para um Governo Autonomo.

Em 1930, Gandhi liderou centenas de seguidores numa marcha de 320km até o Mar, onde foram extrair Aal das suas Aguas. Esse foi um protesto contra as medidas que obrigavam o Povo a comprar sal do Governo. Durante a Segunda Guerra Mundial, Gandhi prosseguiu na sua luta pela Libertação da Índia através da desobediência não-Violenta ao Domínio Inglês. Ele foi Preso pela última vez em 1942. Ao todo, Gandhi passou sete anos na Prisão por actividades Políticas. Ele julgava Honroso ser Preso por uma causa Justa.

Liberdade e Morte;

 A Inglaterra concedeu a Independência à Índia em 1947. Mas a divisão da Índia em duas Nações, a Índia e o Paquistão, foi uma grande decepção para Gandhi. Também o entristeceram os violentos conflitos entre Hindus e Muçulmanos que acompanharam a divisão. Ele trabalhara por um País unido e muito insistira para que Hindus e Muçulmanos vivessem juntos Pacificamente.

Em 13 de Janeiro de 1948, com 78 anos de Idade, Gandhi iniciou o seu último Jejum.O seu propósito era acabar com a Matança entre Hindus, Muçulmanos e outros Grupos. Em 18 de Janeiro, os Líderes adversários prometeram cessar a luta e Gandhi quebrou o seu Jejum. Doze dias mais tarde, em Nova Déli, quando se dirigia a uma Cerimonia Religiosa, Gandhi foi Assassinado. Um Brâmane de alta posição, que temia o programa de Gandhi de tolerância para todos os Credos e Religiões, atirou nele três vezes.

O herdeiro político de Gandhi, Jawabarlal Nehru e seu partido político, o Congresso Nacional Hindu, passaram a dirigir o Governo da Índia Independente.

Gandhi foi eleito pela revista Time a terceira maior Personalidade do século XX, perdendo apenas para Einstein e Roosevelt.

Sem comentários:

Enviar um comentário