terça-feira, 24 de setembro de 2013

O Legado da Antiguidade Para o Mundo Moderno...

 
O Período que teve início antes de 4000 a.C. e terminou em 476 d.C. Abrange as Civilizações dos Assírios, Egípcios, Hebreus, Hititas, Persas e outros, que viveram na Vizinhança do Mediterrâneo, com o modo de produção Asiático. As Culturas das antigas Grécia e Roma, às vezes chamadas Civilizações Clássicas, são também consideradas parte da Antiguidade, com o modo de produção Escravista.

A Antiguidade deixou muitas contribuições para o Mundo Moderno. As pessoas ainda apreciam PPeças Teatrais e poemas Escritos na Antiguidade e admiram as suas Pinturas e Esculturas. Elas visitam as Pirâmides do Egipto, o Partenão de Atenas, na Grécia, e outros locais Antigos. Os médicos ainda fazem juramento de Hipócrates, que data do séc. V a.C.

As idéias que vieram da Antiguidade são talvez a maior contribuição para a nossa civilização. As Religiões Cristãs, Muçulmana e Judaica se originaram-se des Antiga Crenças,chamadas de Pagãs. O Homem viveu Milhares de Anos antes que a Civilização tivesse início. A Invenção e o uso de um sistema de Escrita é provavelmente a mais importante diferença entre o modo de Vida Civilizado e o não Civilizado. Os Arqueólogos acreditam que a Escrita possa ter surgido pela primeira vez entre os Sumerianos, no sul da Mesopotâmia (actual Iraque), algum tempo antes de 4000 a.C .Os Sumerianos tiveram talvez a primeira Civilização da Terra. A Cultura do velho Egipto é quase tão Antiga quanto a deles.Os Acadianos, os Amoritas e os Cassitas sucederam aos Sumerianos no Sul da Mesopotâmia. O Egipto conservou o seu modo de Vida e a sua unidade por quase 3 mil anos mais do que qualquer outra Civilização Antiga. A Civilização Minoana, na iIha de Creta, foi uma grande Cultura Antiga. Muitas Cidades-Estados primitivas surgiram na Região compreendida entre a Mesopotâmia e o Egipto. Algumas vezes esses Estados, eram Independentes; outras vezes eram Dominados pelo Egipto ou outras Potências. Na Antiguidade Oriental, o trabalho Escravo e a Terra eram as principais fontes de Riqueza, sendo estes controlados pelo Estado. O Estado tinha como Classes dominantes os Aristocratas, Guerreiros e Sacerdotes. E a Guerra funcionava como um forte instrumento de Expansão.

Depois de 2000 a.C., novos Povos entraram na Região do Mediterrâneo, vindos possivelmente da Ásia. Fundaram o Reino Hitita na Ásia Menor e o Reino Mitani ao Norte da Síria. Uma leva ainda maior de Conquistadores Invadiu a Região por volta de 1200 a.C.
Por volta de 1000 a.C., os Hititas e os Mitanianos haviam Desaparecido. Os Fenícios tinham-se estabelecido na Síria, e os Hebreus na Palestina. A Babilonia, no sul da Mesopotâmia, e o Egipto eram ainda grandes Potências. Mas a Civilização Minoana em Creta e a Civilização Micenica na Grécia haviam chegado ao Fim. Algumas das Tribos que mais tarde ajudaram a formar a Civilização Grega Clássica tinham começado a penetrar na Grécia.

Depois de 1000 a.C., as velhas Civilizações da Babilonia e do Egipto se enfraqueceram, os etruscos se estabeleceram na Itália, e a Assíria se tornou a maior potência Mediterrânea. Os Medos e depois os Persas formaram mais tarde grandes Impérios. Por volta do séc. V a.C., a Pérsia dominava a maior parte do Mundo então Conhecido. Os Romanos, que haviam dominado os Etruscos e se tinham tornado Senhores da Itália, apossaram-se finalmente do Império de Alexandre. A maioria dos Historiadores considera a Conquista do Império Romano do Ocidente pelos Bárbaros, em 476 d.C., como o Fim da Antiguidade. Os Impérios Grego e Romano desenvolveram o Individualismo, o Humanismo e as noções de Direito.

Panorama da Antiguidade;

A Antiguidade terminou antes de 500 d.C., mas o modo de Vida que lhe era próprio pouco se modificou no decorrer dos mil Anos seguintes. Durante a Idade Média (de 476 a 1500 d.C. aproximadamente), a Vida diária de um Europeu comum era bem semelhante à de seus Antigos Ancestrais. Ele era Governado por um Rei absoluto; deslocava-se a pé ou montado em burros;a sua Casa provavelmente não era mais confortável do que a Cabana de um Antigo Sumeriano que vivera antes de 4000 a.C. Um Trabalhador Europeu, obrigado a cultivar a Terra de um Proprietário Rural durante a Idade Média, vivia de maneira muito parecida com a de um Trabalhador no velho Egipto ou noutras Terras Antigas. Até mesmo a Escravidão, que teve início nas Culturas Primitivas, existia ainda recentemente em algumas Nações.

Legado da Antiguidade;

O Mundo de Hoje parece completamente diferente do Mundo simples dos Antigos. Mas o nosso moderno modo de Vida Industrial tem, na verdade, apenas umas poucas centenas de Anos de existência. Em contraste, os Antigos modos de Vida duraram desde antes de 4000 a.C. até 1500 d.C., ou seja, quase 5 mil Anos. As diferenças entre as Civilizações Antigas e modernas são talvez menos importantes que as Realizações dos Povos da Antiguidade e as suas muitas contribuições para o Mundo Moderno.
Tecnologia;

A Antiguidade aperfeiçoou os métodos e as descobertas do Homem não Civilizado. Os Povos Antigos substituíram as ferramentas de cobre pelas de bronze, e depois pelas de ferro. Após 2000 a.C., o Homem aprendeu a fabricar vidro e domar Cavalos para puxar seus carros e carroças. Entretanto, as maiores Realizações do Homem Antigo devem-se mais à maneira pela qual ele utilizou as suas ferramentas do que às ferramentas em si mesmas. As imensas Pirâmides do Egipto, os grandes Templos da Mesopotâmia e os belos Palácios da Ilha de Creta foram Construídos com ferramentas simples de bronze e de cobre. O ferro só veio a ser usado no final da Antiguidade.

Ciência;

Os Antigos acreditavam na Magia. Pensavam que os maus Espíritos ou a Maldição de um Inimigo causavam as Doenças. Mesmo assim a Medicina enquanto Ciência teve início na Antiguidade. Os Egípcios tinham Médicos Especialistas em olhos e estômago. Os Médicos Egípcios foram os primeiros a estudar o Corpo Humano e a compreender o seu funcionamento devido ao desenvolvimento do processo de Mumificação e os Gregos Descobriram a importância da Observação no tratamento das Doenças. Hipócrates, Médico Grego que viveu por volta do séc. V a.C., é considerado o Pai da Medicina Moderna . O Juramento que os Doutores fazem de tratar os Doentes com Fidelidade e perícia deve o seu nome a ele...

Os antigos Babilonios foram grandes Matemáticos e Interessaram-se pela Astronomia. Até Hoje usamos o seu método de divisão por 60 na contagem do Tempo em Segundos e Minutos.O nosso Calendário provém do que era usado pelos Egípcios e que depois foi aperfeiçoado pelos Romanos. Ainda Hoje,os Estudantes consultam as Obras de Cientistas gGegos como Euclides, Arquimedes e Aristóteles.

A Literatura e a Escrita tiveram início antes de 4000 a.C. Mas os primeiros sistemas de Escrita consistiam em centenas de Sinais complicados, e somente algumas poucas Pessoas aprendiam a Ler e a Escrever. A Escrita Alfabética representou um grande avanço, pois empregava Sinais simples que muitas Pessoas podiam aprender. Assim foi possível para as Pessoas Comunicar-se umas com as outras e também com as gerações seguintes através da Escrita. Os Sábios ignoram quando ou por quem foi Inventado o primeiro Alfabeto, mas é certo que veio de uma das Culturas Antigas talvez a dos Fenícios, que o teriam difundido pelo Mundo Mediterrâneo.
Uma vez tendo Aprendido a Escrever, o Homem pôde registrar Versos, Hinos aos Deuses e Histórias. Os Babilonios compuseram um Poema Epico sobre um Herói chamado Gilgamesh e contaram a História de uma grande Inundação que Destruiu toda a Humanidade com excepção de um Homem apenas. A Literatura Grega deu-nos as Peças de Eurípides, de Sófocles e de Aristófanes, a Ilíada e a Odisséia de Homero, e as Histórias de Heródoto e Tucídides. A Literatura Romana produziu Clássicos como a Eneida de Virgílio e os Poemas de Ovídio.

A Arte da Antiguidade possui várias grandes Obras, algumas das quais nunca foram igualadas.

Pintura ;

Grande parte da Pintura Egípcia, especialmente a dos Túmulos, foi Preservada porque o Clima quente e seco do País favoreceu a sua Conservação. Muitas das Pinturas Antigas são coloridas e cheias de Vida, mas podem parecer achatadas porque os Pintores não sabiam como representar a distância. Os Gregos e os Romanos foram os primeiros a desenvolver a profundidade nas suas Pinturas. A maior parte das Pinturas Gregas Desapareceu, mas alguns trabalhos em Vasos foram preservados. As Vilas (Casas) Romanas, como as de Pompéia, mostram belos exemplos da Pintura Romana.

Escultura;

A maioria das Culturas Antigas produziu excelentes Esculturas. As Estátuas Egípcias são maciças e quadradas. A Escultura Babilonica já é mais arredondada. A Escultura Grega pode ser considerada uma das mais belas da Antiguidade. Os Gregos aprenderam a fazer Estátuas do Corpo Humano com exactidão e beleza incomparáveis. Os Artistas ainda Hoje, respeitam os Escultores Gregos famosos como Fídias, Policleto e Praxíteles. Os Romanos apreciavam a Escultura Grega e copiaram muitas de suas melhores Estátuas. Os próprios Romanos Esculpiram excelentes bustos de Homens e Mulheres com grande realismo.
Arquitetura ;

Os Antigos Egípcios utilizavam a pedra nas suas Construções. Grande parte de sua Arquitetura ainda existe, de modo que os Arqueólogos conhecem-na melhor do que a de outras Civilizações Antigas. Os Engenheiros Egípcios aprenderam a lidar com grandes massas de pedra com muita habilidade. Os Gregos foram os melhores Arquitetos da Antiguidade, e sua Arquitetura influenciou os Romanos. Os Construtores das primeiras Igrejas Cristãs, e até mesmo os Modernos Arquitetos. A Invenção do concreto possibilitou aos Romanos a Construção de Abóbadas e Cúpulas que podiam cobrir grandes espaços sem sustentação. Os Romanos foram excelentes Engenheiros; Construíram Estradas, Pontes e Aquedutos Famosos.

Os Povos Antigos produziram Jóias, Mobílias, Vasos e Mosaicos de grande Beleza. Vários Instrumentos Musicais de Hoje, tiveram a sua Origem na Antiguidade .

Lei;

A Crença de que o Homem deve ser Governado por Leis e não por seus próprios caprichos ou dos seus Governantes teve início na Antiguidade. Os mais velhos Códigos de Leis Conhecidos vieram da Mesopotâmia. O rei Hamurabi, que Reinou na Babilônia há aproximadamente 4 mil anos, formulou o mais Famoso desses Códigos. Muitas das Leis de Hamurabi podem Hoj,parecer Cruéis e Injustas, mas elas reflectem uma idéia importante;um Homem que infringia a Lei conhecia o seu Crime e a Pena a que estava sujeito.

A idéia de Lei desenvolveu-se mais tarde na Grécia e em Roma. Os Cidadãos, e não os Reis ou os Deuses, é que faziam as Leis. Os Gregos criaram a idéia de Democracia. A Democracia Grega diferia em muitos aspectos da actual. Mas muitas das idéias a respeito dos Direitos e responsabilidades da Cidadania, e a Crença de que os Homens podiam Governar a si próprios e Criar as suas próprias Leis tiveram início na Grécia.

A Lei Romana evoluiu para um complicado sistema. Cícero e outros Famosos Oradores Defendiam causas em Tribunais diante da Autoridades do Governo. A Lei Romana influenciou grandemente o desenvolvimento do Direito Moderno. A maioria das Nações Europeias tem Hoje,Códigos baseados no Direito Romano. Até mesmo os códigos fora da Europa, devem muito às fontes Romanas.
Ética e Religião;

Os Povos Antigos chegaram também a acreditar na necessidade de um comportamento ético. A Lei dizia-lhes o que precisavam fazer para evitar as Punições aqui na Terra. A ética dizia-lhes o que deviam fazer para alcançar a Felicidade na vida futura. Muitas Culturas Antigas Acreditavam que os Deuses Desejavam do Homem uma conduta Justa. Os Filósofos Gregos tentaram determinar o que era Justo e o que era bom. Ainda Hoje. os Estudantes aprendem a Filosofia de Sócrates, de Platão e de Aristóteles. Os Antigos Hebreus basearam o seu Código Religioso na Crença de que Deus exigia que o Homem fosse Justo.

Muitas Religiões Antigas ensinavam o Politeísmo. Os Hebreus, porém, eram Monoteítas. Os primeiros Hebreus acreditavam que Jeová, ou Javé, era o Deus da sua Tribo, para quem só eles importavam. Mas os Profetas Hebreus chegaram à Conclusão de que Jeová era o grande Pai de toda a Humanidade. O Judaísmo e o Cristianismo seguiram essa ideia...

Sem comentários:

Enviar um comentário