segunda-feira, 28 de outubro de 2013

A Rainha Tamara I da Georgia...

 
Amada pelo Povo do seu País, Tamara I(1156-1212?),Rainha Medieval da Geórgia, levou o seu Reino ao auge da Glória antes que as hordas Mongóis de Gêngis Khan (1167-1227?) destruíssem a Capital de Tíflis, em 1236.

O Reino Feudal da Geórgia estava Localizado numa posição crucial, na intersecção entre a Europa, China e o Médio Oriente. Fazia Fronteira,a Oeste, com o Mar Negro, e com o Mar Cáspio,a Leste; ao Norte, ficavam as Montanhas do Cáucaso, uma verdadeira barreira contra a Rússia; e ao Sul, com a cadeia montanhosa da Armênia, uma barreira contra o Império invasor Turco. A Geórgia se converteu-se ao Cristianismo no séc. IV, e no séc. VIII, a casa de Bagrationi subiu ao Trono pela primeira vez, o Bisavô de Thamar, o Rei Davi II "o Restaurador", 1089-1125.Após as Invasões Turcas ,os seus Herdeiros, perderam muitas terras..

Seis anos antes de morrer, em 1178, o pai de Thamar, Rei Giorgi II (morto em 1184), ofereceu-lhe a Coroa, para que os dois Governassem juntos, e o título de ”Montanha de Deus”. Para que pudesse cumprir  o seu dever de dar um Herdeiro ao Trono, em 1187 ela casou-se com Giorgi Bogolyubski, de Kiev, no Sul da Rússia. Mas a União não deu certo, pois o Casal não teve filhos. Tamara, mandou Giorgi para o Exílio e durante os vinte anos seguintes, Giorgi liderou Revoltas para depô-la, mas todas as vezes que suas tentativas falhavam, Tamara simplesmente o mandava de volta ao Exílio. Depois que  o seu 2º Casamento com David Sosland,Príncipe da Linhagem dos Bagrationi,lhe deu dois Filhos, ela passou a perseguir o objectivo de restabelecer o poder da Geórgia.

Desde 1200 até á sua Morte, Tamara empreendeu sucessivas Campanhas Militares bem-sucedidas, como a famosa Batalha de Basiani (1205), quando o Sultão turco entregou Kars. Imediatamente, Tamara nomeou o Filho Giorgi Governador da Cidade. Depois que Bizâncio voltou ao Cristianismo com a Quarta Cruzada, em 1204, ela transformou-o em protectorado. Estabeleceu também diversos outros protectorados Muçulmanos e estendeu  o seu Reino para o Norte, além das Montanhas do Cáucaso.

Sob a mão de Tamara, a Geórgia experimentou um grande Renascimento das Artes e das Letras, o que inspirou o Poeta Nacional Shota Rustaveli a Escrever seu famoso Poema épico de 1.600 quadras, "Vityaz’v tigrovoi shkure" ("O Cavaleiro em Pele de Pantera"). Dedicado a Tamara, o Poema narra simbolicamente a era Gloriosa da Geórgia, descrevendo Tamara como;

 ”...tão radiante quanto o Sol Nascente, nascida para Iluminar o Mundo à sua volta… Embora seja Mulher, Deus a criou para ser Soberana. Podemos dizer sem adulação que ela sabe Governar…”.

Sem comentários:

Enviar um comentário