quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Carl Sagan-Para Além das Estrelas...

Sem nunca ter deixado o Planeta,Carl Sagan percorreu o Universo em busca de Respostas para as perguntas Milenares;Quem somos?De onde viemos?Estamos sós?
Como Astrofísico,foi interveniente activo na maioria das Grandes Conquistas Espaciais dos Estados Unidos.Como Escritor e autor de Programas de Televisão,teve o merito de ajudar Milhões de Pessoas a perceberem como somos pequenos(e como podemos ser infinitamente grandes...),no Universo.
O primeiro Filho do Casal Rachel e Sam Sagan nasceu em Brooklin,Nova Iorque,em 1934.Cresceu entre esta Cidade e New Jersey,para onde os Pais se mudaram depois do Nascimento de Cari,a unica Irmã.Com uma Inteligência fora do comum,Carl Edward devorava Livros de Astronomia aos 7 Anos,quando a maior parte dos Colegas de Escola se esforçava para aprender a Ler.Os seus Desenhos de Rapaz eram Planos mais ou menos credíveis das Naves e Equipamentos com que pretendia Conquistar as Estrelas.
No inicio da Adolescência,Sagan já tinha concebido outro plano par Rentabilizar os seus (Futuros) conhecimentos;as “Sagan Productions”.
Votado como o “Cerebro da Turma”Sagan acabou por ver os seus Meritos reconhecidos com uma Bolsa de Estudos da Universidade de Chicago.

A Nova Estrela;


Sob a Tutela do Doutor Keipler,Carl Sagan Doutorou-se com distinção em Astronomia e Astrofísica,acabando por ficar na Universidade de Chicago,como Professor Assistente.Entretanto,casou-se com a Biologa Lynn Alexander,com quem teria 2 Filhos.
O seu talento e autoconfiança não passaram despercebidos.Com 27 anos,começou a ser presença habitual em programas de Ciência na Televisão.
Não demorou muito até que a NASA se interessasse pelos seus serviços.
Ao longo da década de 60,Carl Sagan desempenhou um papel fundamental na preparação e execução de quase todas as Missões da Agência Espacial Americana.Participou nos projectos das Sondas Mariner,Viking e Galileu,resolveu o Misterio das altas temperaturas de Venus(provocados por efeitos de estufa)e explicou as mudanças de Estação em Marte(causadas por Tempestades de poeira).Quando as Missões Apolo se prepararam para a Conquista da Lua,Sagan foi um dos responsaveis pela formação dos Astronautas.
O maior defeito,e provavelmete a maior virtude de Sagan,foi ter tido o ego e uma Ambição do tamanho das Estrelas.

Para Além do Mundo;

Em 1971,Sagan casou com a Artista Linda Salzman,e começou a dar Aulas na Universidade de Cornell.
Sagan acreditava profundamente na Existencia de Inteligencia Extraterrestre,e defendeu as suas Teorias em obras Famosas,como "Os Dragões do Eden" e" A Ligação Cosmica".
Sagan não resistiu em embarcar em trabalhos mais mediaticos do que Cientificos,como foi o caso do Disco com "Amostras da Cultura da Terra",que decidiu enviar para o Espaço.Curiosamente,foi neste projecto que conheceu Annie Druyan,por quem abandonou a 2ª Mulher,e com quem colaboraria naquele que seria o grande marco da sua Carreira;a Serie Televisiva"Cosmos",na PBS.
Filmado ao longo de 3 anos,em 40 locais de 12 Paises,o programa "Cosmos"abriu a janela do Universo a mais de 500 Milhões de Pessoas.
A versão escrita deste Programa continua a ser o Livro Cientifico mais vendido da Historia.
No Dia 20 de Dezembro de 1996,enfraquecido por Cancro,acabou por morrer de Pneumonia.De todas as distinções que recebeu em Vida e na Morte,houve uma que teria gostado;desde 1997,há um Asteroide no Espaço a que o Homem decidiu chamar "Sagan 2709".

Sem comentários:

Enviar um comentário