segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

A Cidade de Petra Está Orientada Para Kaaba...


Os principais monumentos de Petra , a cidade perdida dos Nabateus na Jordânia, são orientados para o solstício e Canopo , a estrela que guiava as Caravanas da Península Arábica , como é o caso da Kaaba em Meca ,afirma o Astronomo Juan Antonio Belmonte .
Para  o seu estudo mediu os Monumentos - O Tesouro , o Mosteiro e os Túmulos reais, entre outros, e depois de analisar os dados encontrados, para sua surpresa,a astronomia e a topografia " Sagrada " foram muito importantes para orientar os Túmulos e Templos .
Os Nabateus eram uma Tribo Arabe que habitava a Sudeste da Palestina e da Síria , na Fronteira com o Mundo Helenico , um par de séculos antes de Cristo, e fundou um Império que se estendia desde o Mar Vermelho até Damasco e da Faixa de Gaza  até aos desertos da Arábia Central .
O Astronomo encontrou "Surpresas" em Petra , como um dos seus Monumentos mais Famosos , o Mosteiro , visa  o Pôr do Sol,no Solstício de Inverno, um momento-chave do ciclo anual .
Mas os Pesquisadores também descobriram um facto sugestivo sobre a Localização destes Monumentos ao detectar que tem a mesma orientação Astronomica que a Kaaba , antes de ser Islamizada e transformar-se no principal centro de Peregrinação para os Muçulmanos , quando  era um Santuário Pagão que se acredita ter tido cerca de 360 ​​Idolos , destruídos pelo Profeta Muhammad depois de conquistar Meca.

" A Kaaba mostra os mesmos alinhamentos que  Petra ,e os Nabateus , ao fim ao cabo eram uma Tribo Arabe, e reforça o que os textos mencionam sobre outros monumentos pré- islamicos ", explica Belmonte .

Também um outro Templo principal, os Leões Alados , possivelmente dedicado à Deusa Al Uza , está orientado para Canopo , a segunda Estrela mais brilhante no céu,que marca o Sul, com relativa precisão , foi usada pelas Caravanas para a orientação desde Petra até Meca e de lá para os Países de incenso até ao seu Destino final, Saba.
Outro facto curioso  é que os dois grandes Obeliscos de mais de seis metros , escavados na Montanha ,numa uma amostra da habilidade dos Escultores Nabateus , são orientadas a Leste-Oeste, de modo que ao Amanhecer e ao Anoitecer , e no Equinócio ambos estão perfeitamente alinhados e a sua sombra "é tocada, o que provavelmente significava algo nas mentes dos seus Construtores ".

Sem comentários:

Enviar um comentário