sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

NGC 4921,a Galaxia Anemica...

Embora actualmente a sua distância seja estimada em cerca de 310 milhões de anos-luz da Terra, uma determinação mais precisa poderia ser combinada com a sua conhecida Velocidade de recessão para ajudar a estimar melhor a taxa de expansão do Universo visível.
Com esse objetivo, várias imagens foram tiradas pelo Telescópio Espacial Hubble, a fim de ajudar a identificar os principais marcadores de distância Estelar, conhecidas como Estrelas variáveis "Cefeidas". A NGC 4921 é membro de um conjunto de Galáxias, refinando a sua distância também permitiria uma melhor determinação de distância a um dos maiores aglomerados no Universo local próximo.
A  espiral NGC 4921 tem sido informalmente apelidada de "Anemica" devido à sua baixa taxa de formação de Estrelas e de baixo brilho superficial. Vista a partir do centro, um núcleo brilhante, uma brilhante barra central, um proeminente anel escuro de poeira, aglomerados azuis de Estrelas recém-formadas, várias Galáxias companheiras menores não relacionadas, são Galáxias no Universo distante, e as Estrelas independentes na nossa Via Láctea.

Sem comentários:

Enviar um comentário