sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Os Buracos Negros Têm Um Tamanho Medio...?

Os buracos negros podem ser pequenos, com apenas cerca de 10 vezes a a massa do nosso Sol, ou monstruosos, ostentando o equivalente em massa até 10 bilhões de sóis. Buracos negros tem um tamanho médio? O telescópio espectroscópico de matriz Nuclear da NASA, ou NuSTAR, está examinando uma classe de buracos negros que podem se enquadrar na categoria proposta de médio porte.

"Exatamente como os buracos negros de tamanho intermediário se formam permanece uma questão em aberto", disse Dominic Walton, do Instituto de Tecnologia da Califórnia, em Pasadena. "Algumas teorias sugerem que eles poderiam formar-se em ricos aglomerados densos de estrelas, através de fusões repetidas, mas há um monte de perguntas a serem respondidas."

Os maiores buracos negros conhecidos como supermassivos, dominam os corações de galáxias. A imensa gravidade desses buracos negros arrasta o material em direção a eles, forçando o material para aquecer e soltar poderosos raios-X. Pequenos buracos negros pontilham o resto da paisagem galáctica. Eles formam sob o esmagamento de colapso, quando estrelas maiores do que o nosso Sol morrem.

Evidências de buracos negros de tamanho médio entre esses dois extremos podem vir de objetos fontes de raios-X ultraluminosas ou ULXs. Estes são pares de objetos em que um buraco negro se alimenta vorazmente de uma estrela normal. O NuSTAR está se juntando com outros telescópios para dar uma olhada mais de perto nas ULXs. Ele está fornecendo o primeiro olhar para esses objetos em, de alta energia de raios-X, ajudando a obter melhores estimativas de suas massas e outras características.

Em um novo trabalho de Walton e seus colegas, aceito para publicação no Astrophysical Journal, os astrônomos afirmam terem encontrado um ULX desapercebido anteriormente. Eles estudaram o objeto, que se encontra na galáxia espiral Circinus a 13 milhões de anos-luz de distância. Os resultados indicam que o buraco negro em questão tem cerca de 100 vezes a massa do Sol, colocando-o junto à fronteira entre pequenos e médios buracos negros.

Sem comentários:

Enviar um comentário