quarta-feira, 5 de março de 2014

A Magnifica Biblioteca do Palacio de Mafra...


O maior tesouro de Mafra é a sua Biblioteca, com chão em mármore, estantes em Estilo Rococó e uma Coleção de mais de 40.000 Livros com Encadernações em couro gravadas a Ouro, incluindo uma segunda edição de "Os Lusíadas" de Luís de Camões.
Situada ao fundo do segundo piso é a Estrela do Palácio, rivalizando em grandiosidade com a Biblioteca da Abadia de Melk, na Áustria. Construida por Manuel Caetano de Sousa, tem 88 m. de comprimento, 9.5m. de largura e 13 de altura.
O magnífico pavimento é revestido de mármore rosa, cinzento e branco. As estantes de madeira Estilo Rococó, situadas em duas filas laterais, separadas por um varandim contêm milhares de volumes encadernados em couro, testemunhando a extensão do conhecimento ocidental dos séculos XIV ao XIX. Entre eles muitas jóias bibliográficas, como incunábulos.
Estes volumes magníficos foram encadernados na oficina local, também por Manuel Caetano de Sousa.
A Biblioteca também e conhecida por acolher Morcegos que ajudam a preservar a obras.Os simpaticos mamiferos saem de noite de caixas que estão por debaixo das estantes e numa noite,cada Morcego alimenta-se de cerca de 500 insectos,que alimentam-se do papel das Encadernações,o equivalente a metade do seu peso.
Curioso...não é?Bem Ecologico e Inteligente!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário