quarta-feira, 3 de setembro de 2014

A Cultura Chibcha...

 
A cultura Muisca pertence à família linguística Chibcha, que pertence principalmente a  territórios Povoados que hoje compreende os departamentos de Boyacá e Cundinamarca na Colômbia .  
A cultura Muisca ocupou as terras altas e vales da Cordilheira Oriental da Colômbia , principalmente entre o maciço Sumapaz e Cocuy  , ao longo dos rios Bogotá , Suarez e Chicamocha . A área mais povoada era a savana Cundiboyacense , incluindo Bogotá , Nemocon , Ubatã , Chiquinquira , Tunja e Sogamoso 
O território da Muisca atravessou uma área de 46,972 km ² do Norte do Boyacá Sumapaz Páramo e das Cúpulas das Magdalena Vale a Cordilheira Oriental .  
Os Cientistas identificam o grupo " Muisca " como um povo que migraram para o planalto de Cundiboyacense  entre 5500 e 1000 aC. Como outras culturas da América pré- clássico , o Muisca estavam numa transição entre Nómadas e Sedentários. A partir de 1500 aC chegaram os grupos Tribais da região com tradições agrícolas e artesanais .  
Em Zipacón existem evidências da agricultura e da cerâmica dos mais antigos assentamentos nas terras altas até a data 1270 aC. Entre 500 aC e 800 aC uma segunda onda de imigrantes chegaram ás terras altas , que é identificada pela presença de cerâmica multi-colorida e obras para a casa e agricultura.  
Esses são os grupos que duraram até a chegada dos Conquistadores Espanhóis e deixou vestígios abundantes da sua ocupação , que se tornaram objectos de estudos desde o século XVI , permitindo a reconstrução de eventos históricos passados. 
A Lenda do "El Dorado" era um lugar mítico e começou quando o Conquistador Gonzalo Jiménez de Quesada encontrou os Muiscas pela primeira vez,com uma população entre Cundinamarca e Boyacá Hoje Colombia, em 1537,Eles deveriam ter grandes reservas de ouro e os Conquistadores Espanhóis procuraram-nos , atraídos pela idéia de um lugar com ruas pavimentadas de ouro , onde o metal precioso era tão comum que eles até o desprezavam .  
Muitos deles morreram na tentativa de descobrir a Cidade , com longas expedições que penetraram na selva para nunca mais serem vistos...

O povo Muisca eram organizados numa confederação de união dos Estados , que mantinham a sua própria Soberania no mais alto órgão político. A Confederação não era um reino,pois não havia nenhum Monarca ,também não era um Império , já que não dominaram outros grupos étnicos ou povos . Por isso, foi uma das maiores e mais bem organizadas Confederações de Tribos do Continente.Cada Tribo dentro da Confederação era Governado por um Chefe ou Cacique . A Tribo tem a sua autonomia e foi uma célula na confederação. A maioria das tribos pertenciam à mesma etnia Muisca , que compartilhavam a mesma língua e cultura e em relação ao comércio. Eles uniam-se em face de um inimigo comum e, portanto, o exército é de inteira responsabilidade do Zipa ou Zaque .
 A confederação do Sul,era  liderado por Zipa ,e tinha a sua Capital em Bacatá ( agora Bogotá) . Esta política incluia a mais meridional da população Muisca e segurava maior poder economico. A confederação Norte era governado por Zaque , e tinha a sua Capital em Hunza,Hoje ,Tunja. 
 Embora ambas as Confederações comuns tivessem afinidades de relações políticas e pertencessem à mesma Nação , havia rivalidades entre elas . 
 As Tribos se  dividiram em Capitanias ( Governadas por um Capitão e dois tipos . A Maior Capitania ( Sybyn ) e  a Menor Capitania ( Uta ) O status de Capitão era herdado através da linha Materna. 
A organização administrativa dos Muisca tinha uma forte economia que foi considerada uma das mais poderosas da era Pós- Clássica América. Quando os Conquistadores Espanhóis chegaram ao território da Confederação, eles encontraram um estado rico que estimulava as suas ambições. 
 
A Confederação Muisca minerava os seguintes produtos;
 Esmeraldas,cobre , carvão ( mineral e vegetal ) , sal ( minas Nemocon Tausa e Zipaquirá ) . 
Ouro; O ouro era importado, mas ele era tão abundante que se tornou um material favorito para o artesanato Muisca . As inúmeras obras de artesanato em ouro e a tradição de oferecer Zipa de ouro á Deusa Guatavita ajudou a criar a Lenda do El Dorado.O mercado era um lugar importante para a Confederação Chibcha.Os produtos da agricultura , mineração, têxteis , cerâmica, ao lado do suficiente para comer ,permitia-lhes ter um excedente para o seu comércio. Feiras ou mercados realizavam-se em cada Cidade e semanalmente concorriam a determinados sitios.
O Chibchano , "Muysca Cubun" ou !Muisk Kubun" pertencia à família linguística Chibcha que se extendia a várias regiões da América Central e a Norte da América do Sul.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário