terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Encélado a Lua Intrigante de Saturno

 
 
Não sei se já leram sobre isto,mas Ontem li a noticia da Nasa e por isso,hoje,irei falar um pouco sobre isto;

Tudo sobre Saturno,o Planeta em si,os seus aneis e as suas Luas sempre surpreenderam os Cientistas,que não conseguem ainda explicação,sobre este Planeta diferente dos outros...a noticia é que numa das Luas, Encélado,foram observados uma série de buracos na sua superficie.
As últimas imagens de alta resolução da Encélado mostram diversos buracos que surgiram sem qualquer explicação. Eles estão numa cadeia montanhosa que atravessa grande parte de uma paisagem composta por crateras e planícies.Até aí nada de novo,já que por lá existem muitos buracos...estes descobertos rondam entre os 100 a 800 m.,e estão na parte Norte da Lua.Mas o que deixa os Cientistas intrigados...é a sua composição.
Recentemente, a Lua esteve na pauta da comunidade científica pela Descoberta de um Oceano, em 2014. Para alguns especialistas, a presença dessa atividade hidrotermal pode ter relação com os buracos enormes e isso, poderá ser um indicativo de atividade que poderá revelar formas de vida no local.
Já se sabia que Encélado tinha agua,mas agora parece que está numa situação de evolução
A Nasa, no entanto, não tem missões programadas para o local em breve.

Bem,o nosso Sistema Solar,está-nos sempre a surpreender...não é só na Encélado que podemos encontrar agua,sabemos que na Lua e em Marte tambem existem,por isso é bem possivel que outros Planetas ou Satelites tambem a possuam!!!
Era mais importante a Nasa tentar conhecer mais sobre  eles e não desperdiçarem tempo,tecnologia e dinheiro para conhecerem mais do Sol,já que a Sonda que enviarão proximamente,não resistirá ás altas temperaturas da nossa Estrela...!!!
Mas vamos continuando a conhecer o Satelite Encélado...
Encélado é o sexto maior satélite natural de Saturno e foi Descoberto em 1789 por William Herschel.
Até a passagem das duas sondas espaciais Voyager próximo à Encélado, no começo dos anos 1980, muito pouco se sabia sobre essa pequena Lua além da identificação de água sobre sua superfície. As Voyagers mostraram que o diâmetro de Encélado é de apenas 500 Km (310 mi), aproximadamente um décimo de Titã, maior Lua de Saturno, e que reflete quase toda luz Solar que a atinge. A sonda Voyager 1 descobriu que Encélado orbita na parte mais densa do difuso anel E de Saturno, indicando uma possível associação entre os dois. Enquanto que a sonda Voyager 2 revelou que, apesar do seu pequeno tamanho, Encélado possui uma grande variedade de terrenos que variam de idade, superfície cheia de jovens crateras, terreno tectonicamente deformado e com algumas regiões jovens na superfície com 100 milhões de idade.

Em 2005  a sonda Cassini parece ter encontrado provas da existência de reservatórios de água líquida que entra em erupção ao estilo de géisers (que podem atingir mais de cem m. de altitude devida à reduzida força gravitacional). A existência deste tipo de atividade geológica num mundo tão pequeno e frio acrescenta significativamente o número de habitats com capacidade de sustentar organismos vivos no sistema solar.
As Luas Europa e Ganímedes, têm oceanos de água líquida por baixo de km de uma crosta gelada. No entanto, no caso de Encélado, existem bolsas de água a poucos m. da superfície.
No dia 24 de Junho de 2009, Cientistas Britânicos e Alemães das Universidades de Potsdam e Leicester anunciaram a confirmação da Descoberta de um Oceano salgado oculto sob a superfície do Polo Sul do satélite.

Em Maio de 2011,os Cientistas da NASA na "Enceladus Focus Group Conference" relataram que Encélado;

 “Está emergindo como o local mais habitável do Sistema Solar fora da Terra para a vida como a conhecemos”.

Sem comentários:

Enviar um comentário