quarta-feira, 6 de abril de 2016

Cleópatra Thea Filopator,a Ultima Rainha do Egipto

Cleopatra
E finalmente chegámos á ultima Rainha como nome de Cleopatra;Cleópatra Thea Filopator (Alexandria , 69 aC - 12 de Agosto de 30 aC )era Filha de Ptolomeu Auletes . O nome " Cleópatra "significa" Glória do Pai "," Thea "significa" Deusa "e" Filopator "" Amada Pelo Seu Pai ".
Cleópatra originalmente governou conjuntamente com o seu pai Ptolemeu Auletes, e mais Tarde com os seus Irmãos Ptolomeu XIII e XIV , com quem se casou , mas, ela tornou-se a unica Governante. Como Faraó, Ela consumou uma União com Júlio César ,e elevou o seu Filho com César, Cesário , a co-regente.
Cleópatra não era bela,ao contrario do que dizem,a sua Beleza estava na sua Inteligencia e Tenacidade,era grande Negociante, Estrategista Militar, falava seis Idiomas e conhecia Filosofia, Literatura e Arte Gregas.

Inicio

O seu pai, Ptolemeu XII Neos Dionisos (Ptolemeu Auletes), era Filho de Ptolemeu IX Sóter II , 3 Ptolemeu XII Neos Dionisos que teve, possivelmente, seis Filhos; Berenice IV e Cleópatra Trifena  (Que tomaram o controlo do Egipto durante a ausencia do Pai), dois Filhos com nome de Ptolemeu ( Ptolemeu XIII e Ptolemeu XIV ), Cleópatra VII e e uma Filha com nome de Arsínoe .
Antes de falecer em 51 aC , 7 Ptolomeu nomeou os seus Filhos, Cleópatra e Ptolomeu XIII ,como novos Soberanos do Egipto e seguindo o costume da sua Dinastia, Cleópatra casou-se com o Irmão que teria cerca de quinze anos de idade .
Desde o Início Cleópatra compreendeu que Roma era uma Potência Nova no Mediterrâneo e que deveria manter Relações Amigáveis ​​com ela.
Em 49 aC Cleópatra fornece a Pompeu, o Jovem , sessenta barcos para se juntarem à Frota que lutava contra Júlio César . Perante o comportamento da Rainha, Os Conselheiros insinuaram que Cleópatra pretendia Governar sozinha e colocaram o Povo de Alexandria contra Cleópatra, que foi obrigada a Fugir par o Sul do Egipto e depois para a Síria .
Cleópatra e Júlio César

A Rainha não se dá como vencida e consegue juntar um Pequeno Exercito de Mercenários , tendo regressado ao Egipto para lutar contra o Irmão. Entretanto a 9 de Agosto de 48 aC Pompeu é vencido por César na Batalha de Farsália , na Tessália . Após a Derrota procura Refúgio em Alexandria, Ptolomeu XIII  aceita recebê-lo.
Contudo, o verdadeiro plano do Rei consistiu em ordenar a morte de Pompeu, julgando  que desta forma agradaria a César.O Faraó apresenta a César a cabeça de Pompeu,o que foi um Erro, dado César ficou horrorizado com o ato Bárbaro. Apesar de Inimigos Políticos, Pompeu era casado com a Filha de César, que Morreu dando à luz um Filho.
César toma Alexandria e decidir resolver o Conflito Entre Ptolomeu XIII e Cleópatra.

Afastada do Palácio Real, Cleópatra deseja encontrar-se com César. E então desenrola o Famoso Encontro do tapete, relatado pelas Fontes Antigas.
Conta Plutarco que Cleópatra marcou um Encontro com Júlio César , quando este chegou  ao Egipto, no Inverno de 48 aC - 49 aC,a fim de lhe dar um Presente, que consistia num tapete. Este, ao ser desenrolado, mostrou a própria Rainha no interior(Cleópatra tinha sido enrolada pelo seu fiel Servo , Apolodoro).
Tornou-se,sua Amante, o que ajudou a estabelecer o seu Poder no País.
Numa Tentativa de solucionar a Crise, César procurou assegurar que o Testamento de Ptolomeu XII fosse respeitado e confirmou Cleópatra e Ptolomeu XIII como co-Regentes do Egipto. Para além disso,fezcom que os Irmãos mais novos de Cleópatra, Arsínoe e Ptolomeu XIV, deixassem o Egipto e se tornassem Soberanos de Chipre .
Contudo, Arsínoe  era ambiciosa e conseguiu com que o Exército a declarasse Rainha do Egipto. Arsínoe mandou matar o Oficial Aquilas que começava a Fazer-lhe oposição e mais tarde o seu Irmão Ptolomeu XIII juntou-se à sua Causa. Em 47 aC o Exército Egípcio seria derrotado por César. Arsínoe foi feita Prisioneira e Ptolomeu XIII afogou-se no Nilo quando tentava escapar.

Em Junho de 47 aC Cleópatra deu à luz Ptolomeu XV César , conhecido como "Pequeno César" ( Cesarion ). Embora César tenha reconhecido a Paternidade da Criança, a Historiografia Moderna Coloca em causa esta Paternidade.César recusou-se contudo a torná-lo seu Herdeiro, Honra que coube a Octaviano .
Por sugestão de César, Cleópatra passou a Reinar conjuntamente com o seu Irmão Ptolemeu XIV .casando-se com ele, tendo César partido para Roma. O Egipto manteve-se Independente,sobre  a Proteção de Roma que aí deixou três Legiões Romanas.
hqdefault
Cleópatra em Roma

Em 46 aC, a um Convite de César, Cleópatra instala-se em Roma, com o Filho e Ptolomeu XIV, fixando Residencia nos Jardins do Janículo , mesmo próxima da então Esposa de César (a Terceira), Calpurnia Pisonis .
A sua Presença gerou desprezo na População,mas em sua Honra César ordenou que fosse colocada uma Estatua sua de Ouro no Templo da Deusa Vênus Genetrix , vista como Antepassada da Família de César.
Pouco depois,deu-se o Assassinato de César, Cleópatra regressa ao Egipto. Segundo Eusébio de Cesareia , Cleópatra assassinou  o seu Irmão Ptolomeu XIV, no quarto Ano do Reinado dele  e passou a Reinar sozinha,junto com o seu Filho como co-regente.

Cleópatra e Marco Antonio

Em 42 aC , Marco Antonio , um do Triunvirato  que governava Roma após o vazio Governativo causado pela Morte de César, convocou-a a encontra-lo em Tarso para o ajudar a capturar Cássio , um dos Assassinos de César. Cleópatra chegou com grande pompa e circunstância, o que encantou Marco Antonio. Passaram juntos o Inverno de 42 a 41 aC em Alexandria. Ficou gravida pela segunda vez, desta vez de gémeos que tomariam o nome de Cleópatra Selene e Alexandre Hélio .
Quatro Anos depois,em 37 aC , Marco António visitou de novo Alexandria, Quando se encontrava em Expedição  contra Partos . Recomeçou então a sua Relação com Cleópatra, Passando a viver  em Alexandria.É possível que se tenha casado com Cleópatra segundo o rito Egípcio,ainda que nessa altura fosse casado com Octávia , Irmã  do Triúnviro Octávio. Então, Cleópatra deu à luz outro Filho, Ptolomeu Filadelfo .

A Morte de Cleópatra

No final de 34 aC , a seguir à conquista da Arménia,o Reino foi repartido entre Cleopatra e pelos seus filhos;

Cleópatra e cesarion foram Coroados co-Regentes do Egipto e Chipre
Alexandre Hélio foi Coroado Governante da Arménia, Mídia e Partia
Cleópatra Selene FOI Coroada Governante da Cirenaica e Líbia
Ptolomeu Filadelfo tornou-se o Governante da Fenícia , Síria e Cilícia .

O que muito irritou o Senado Romano,pois parte pertencia a Roma e declarou-lhes Guerra a 31 aC . após serem derrotados  por Otávio na Batalha Naval de Accio , Ambos cometeram Suicídio, tendo Cleópatra se deixado picar por uma serpente da especie Naja Egípcia , em Alexandria no ano de 30 aC ,e o Egipto tornou-se inteiramente,uma Província Romana .

Sem comentários:

Enviar um comentário