terça-feira, 15 de novembro de 2016

O Primeiro Rei Normando Inglês...




Guilherme(William) I nasceu em Ruão,a 9 de Setembro de 1087, chamado de Guilherme, o Conquistador e algumas vezes de Guilherme, o Bastardo, foi o primeiro rei Normando da Inglaterra, que reinou de 1066 até á sua morte em 1087. Era descendente dos invasores Vikings, tinha sido Duque da Normandia desde 1035. Depois de uma longa luta para estabelecer o seu poder em 1060, seu domínio sobre a região Francesa firmou-se e  iníciou a Conquista Normanda da Inglaterra em 1066. O resto de sua vida foi marcado por lutas para consolidar o seu Reino e por dificuldades com o seu filho mais velho.

Era filho de Roberto I, Duque de Normandia, e da sua amante Arlete. Sua posição como filho ilegítimo e a sua juventude causaram-lhe algumas dificuldades depois que sucedeu ao seu pai, assim como a Anarquia que assolou os primeiros anos de seu governo. Durante asua infância e adolescência, membros da Aristocracia normanda lutaram entre si, tanto para ter o controle sobre o jovem Duque como para seus próprios fins. Em 1047, Guilherme esmagou uma rebelião e começou a estabelecer a sua autoridade sobre o Ducado, um processo que não ficou completo até cerca de 1060. O seu Casamento no início da década de 1050 com Matilde de Flandres forneceu-lhe um poderoso aliado no Condado vizinho de Flandres. Na época do seu casamento, o Duque providenciou as nomeações dos seus partidários como Bispos e Abades na Igreja Normanda.A sua consolidação no poder permitiu-lhe expandir  os seus horizontes, e em 1062 foi capaz de garantir o controle do Condado vizinho de Maine.

No final da década de 1050 e início da década de 1060, o Duque tornou-se um candidato ao Trono da Inglaterra, então mantido pelo sem descendentes Eduardo, o Confessor, seu primo em primeiro grau. Havia outros potenciais pretendentes, incluindo o poderoso Conde Inglês Haroldo Godwinson, que foi nomeado o próximo Rei por Eduardo no seu leito de morte em Janeiro de 1066. Argumentou que o falecido Rei tinha prometido anteriormente o Trono para ele, e que Haroldo tinha jurado apoiar sua reivindicação. Guilherme construiu uma grande frota e invadiu a Inglaterra em Setembro de 1066, decisivamente derrotando e matando Haroldo na famosa Batalha de Hastings em 14 de Outubro de 1066. 
Depois de mais alguns esforços militares, o Duque Normando foi coroado Rei no dia de Natal de 1066, em Londres. 
Diversas rebeliões sem sucesso seguiram-se, mas em 1075 o domínio de Guilherme na Inglaterra era  assegurado, permitindo-lhe passar a maior parte do resto de seu Reinado no Continente.

Guilherme morreu em Setembro de 1087 enquanto liderava uma campanha no Norte da França, e foi sepultado em Caen. Seu Reinado na Inglaterra foi marcado pela construção de Castelos, o estabelecimento de uma nova Nobreza Normanda sobre as terras, e a mudança na composição do Clero Inglês. Ele não tentou integrar os seus vários domínios num Império, mas em vez disso continuou a administrar cada parte separadamente. As terras de Guilherme foram divididos após a sua morte;a Normandia foi para o seu filho mais velho, Robert, e o seu segundo filho, Guilherme, recebeu a Inglaterra.

Algumas Curiosidades Sobre o Rei...

-O Duque Guilherme da Normandia,um Bastardo Descendente dos Vikings(Sucedeu a seu Pai,ainda criança),não era para Brincadeiras.Convicto de que lhe fora Prometido o Trono de Inglaterra,mostrou-se pronto a Lutar pelo que lhe Pertencia.O seu Exito ligou o Destino de Inglaterra a França durante os 500 anos seguintes.

-A Historia da Conquista de Inglaterra pelos Normandos está narrada na “Tapeçaria de Bayeux”,um bordado de 70 m.de comprimento que foi feito pouco Tempo depois após a Conquista.Aí se podem ver mais de 70 cenas que vão da preparação da Frota até á Fuga dos Ingleses do Campo de Batalha.

-Guilherme,o Conquistador,foi Coroado Rei de Inglaterra na Abadia de Westminster,no dia de Natal a 1066.

-Guilherme morreu num Acidente com o seu Cavalo,ao pisar umas Cinzas muito quentes,este ultimo assustou-se e derrubou-o no chão.Guilherme morreu das Queimaduras passado pouco Tempo.

-Dois dos Filhos de Guilherme,Guilherme II,o Ruivo(1056-1100) e Henrique I(1068-1135),também foram Reis de Inglaterra.O mais velho,Robert,tornou-se Duque da Normandia,mas foi Deposto por Henrique.

Sem comentários:

Enviar um comentário