O Enigma de Mata-Hari

A bailarina Holandesa pode não ter sido uma Espia?Muitos acreditam que Mata Hari”Olho do Dia”(em Malaio ) vendeu segredos dos Franceses, durante a 1ªGuerra Mundial, no qual resultou na sua execução.
Seu verdadeiro nome era Margaretha Geertruida Zelle, nascida a 7 de Agosto no ano de 1876 em Leeuwarden(Holanda) . Mata Hari era filha de um empresário com uma descendente de Javaneses.Desta descendência vem o seu tom moreno tão estranho para uma Holandesa.
No início do século XX, depois de uma tentativa fracassada de se tornar professora, um casamento igualmente fracassado e de ter dois filhos, ela mudou-se para Paris. Ela posava como uma Princesa jJavanesa e tornou-se uma dançarina exótica.
A dançarina tinha muitos amigos e “amantes”, como politicos e altos oficiais de vários Governos(os quais pagavam os seus "favores" e que lhe proporcionavam uma Vida Luxuosa...), dessa época conflictuosa,talvez essa fosse a causa de ter sido considerada Espia dupla,que trabalhava para os dois lados. Mata Hari poderia ter sabido de segredos dos Franceses através de algum oficial do Governo Francês e passou para outros oficiais de outros Governos, como os oficiais da Alemanha, talvez sem nenhuma intenção...
Um pouco antes de ser fuzilada pelo pelotão, os Franceses ofereceram-lhe uma venda,a qual Mata Hari recusou. Preferia ver a morte encarando-a de frente, sem medo.Foi executada num Bosque de Vincennes,por 12 Soldados de um regimento Francês de Artilharia.Após 7 meses de julgamento, foi executada a 15 de Outubro de 1917.Seu corpo não teve túmulo,foi dissecado por Estudantes de Medicina e a sua cabeça guardada Mumificada no famoso Museu de Anatomia de Paris.
Em Julho de 2000, o Governo Francês ameaçou fechar o Museu( que abriga cabeças Mumificadas de uma centena de vítimas de fuzilamento e decapitação por guilhotina. As cabeças estão entre as 5802 peças dos séculos 19 e 20, cuidadosamente dissecadas e preservadas. Eram usadas como recursos didácticos por Professores de Anatomia Humana).Assim que o Ministério da Educação anunciou o que iria fazer, o Dr. Paul de Saint-Maur e seus colegas Cientistas, observaram que a cabeça da Lendária Espia , tinha desaparecido da colecção.Sua cabeça foi para o Museu em 1918 e acredita-se que foi roubada por algum admirador secreto no começo da década de 50.
O Museu, oculto no oitavo andar de uma Universidade Parisiense, é único no Mundo e só pode ser visitado com agendamento prévio.Os poucos pertences de Mata Hari foram vendidos para pagar aos seus vários credores, sobrando apenas poucas fotografias, algumas cartas e dois cadernos com recortes de jornais sobre suas apresentações, que ela mesma fez.Até hoje não divulgaram qual os segredos Mata Hari teria revelado aos oficiais da Alemanha,que resultou em várias mortes de Soldados Franceses.
Assim resta o mistério em redor da sua condenação e consequente morte…

Comentários

Mensagens populares