Os Povos Vikings

A origem da palavra " Viking " é um tanto incerta. A raiz da palavra Germânica "Vik" ou "Wik" está relacionada a mercados, é o sufixo normalmente utilizado para referir-se a " Cidade Mercadora ", da mesma forma que "Burg" significa " Lugar Fortificado."
A terra natal dos Vikings era a Noruega, Suécia e a Dinamarca. Eles e os seus descendentes controlaram, pelo menos ,temporariamente, a maior parte da costa do mar Báltico, grande parte da Rússia continental, a Normandia na França, Inglaterra, Sicília, Itália meridional e partes da Palestina.
As diversas nações viking estabeleceram-se em várias zonas da Europa; Os Dinamarqueses navegaram para o Sul, em direcção à Frísia, França e partes do Sul da Inglaterra. Os Suecos navegaram para Leste entrando na Rússia, onde Rurik fundou o primeiro estado Russo, e pelos rios ao Sul para o Mar Negro, Constantinopla e o Império Bizantino. Os Noruegueses viajaram para o Noroeste e Oeste, ocupando as Ilhas Faroé, Shetland, Órcades, Irlanda e Escócia. Excepto nas Ilhas Britânicas, os Noruegueses encontraram principalmente terras desabitadas e fundaram Povoados. Primeiro na Islândia em 825 (monges Islandeses já estavam lá), depois a Groenlândia (985), foram ocupadas e Colonizadas por Vikings Noruegueses.
Em cerca de 1000 d.C., a América do Norte foi descoberta por Leif Eriksson (500 anos antes da “ Descoberta ” de Cristóvão Colombo).A Gronelândia foi chamada de Vinland( Terra das vVinhas). Um pequeno povoado, Leifsbudir , foi fundado na Península Norte na Terra Nova (Canadá), mas a hostilidade dos Indígenas locais(nas várias lutas,foi morto o irmão de Leif,Thorvald) e o clima frio provocaram o fim desta Colónia em poucos anos.Embora tivessem abandonado a América do Norte,continuavam a visitá-la,em especial Markland,em busca de ferro e de madeira,recursos que escasseavam na Gronelândia.Os restos Arqueológicos deste local - L'Anse aux Meadows - constituem hoje em dia um sítio de Património Mundial da UNESCO.
Como curiosidade,os Indios temiam as mulheres Vikings já que estas lutavam sozinhas ou lado a lado com os homens bravamente,coisa que eles nunca tinham visto.
Os Vikings começaram a incursar e Colonizar ao longo da parte Nordestina de mar Báltico nos séculos VI e VII. No final do século VIII, eles faziam longas incursões descendo os rios da moderna Rússia e estabeleceram fortes ao longo do caminho para a defesa. No século IX eles controlavam Kiev e em 907 uma força de dois mil navios e oitenta mil homens atacaram Constantinopla. Eles sairam de lá com um favorável acordo comercial do Imperador de Bizâncio.
Os Vikings fizeram a primeira investida no Oeste no final do século VIII. Os primeiros relatos de invasões Vikings datam de 793, quando Dinamarqueses (" Marinheiros Estrangeiros ") atacaram e saquearam o famoso monastério de Lindisfarne, na costa Leste da Inglaterra. Os vikings saquearam o Monastério, mataram os Monges que resistiram, carregaram os seus navios e retornaram à Escandinávia.
Nos 200 anos seguintes, a história Europeia encontra-se repleta de contos sobre os Vikings e as suas pilhagens. O tamanho e a frequência das incursões contra a Inglaterra, França e Alemanha aumentaram ao ponto de se tornarem Invasões. Eles saquearam Cidades importantes como Hamburgo, Utrecht e Rouen. Colónias foram estabelecidas como bases para futuras incursões. As Colónias no Noroeste da França ficaram conhecidas como Normandia (de " Homens do Norte "), e os seus residentes eram chamados de Normandos.
Em 865, um grande exército Dinamarquês invadiu a Inglaterra. Eles controlaram a Inglaterra pelos dois séculos seguintes. Um dos últimos Reis de toda a Inglaterra até 1066 foi Canuto, que governava a Dinamarca e a Noruega,simultaneamente. Em 871, uma outra grande esquadra navegou pelo rio Sena para atacar Paris. Eles cercaram a cidade por dois anos, até abandonarem o local com um grande pagamento em dinheiro e permissão para pilhar, desimpedidos, a parte Oeste da França. Em 911, o Rei da França elevou o chefe da Normandia a Duque em troca da sua conversão ao Cristianismo e da interrupção das incursões. Do Ducado da Normandia veio uma série de notáveis Guerreiros como Guilherme I, que conquistou a Inglaterra em 1066; Robert Guiscard e família, que tomaram a Sicília dos Arabes entre 1060 e 1091 e Balduíno I, Rei Cruzado de Jerusalém.
Muitos dizem que os Vikings usavam elmos com chifres pois receavam, pelas suas crenças, de que o céu lhes pudesse vir a cair nas cabeças.
Apesar desta conhecida imagem a respeito deles - que na realidade era uma crença Celta e não Nórdica(lembram-se de Axtérix e Obélix???) - eles jamais utilizaram tais elmos. Essas características não passam de uma invenção artística das óperas do século XIX, que reforçavam as Nacionalidades, no Romantismo, e que visavam a resgatar a imagem dos Vikings como Bárbaros cruéis,pois sua aparência era incerta. Os capacetes que os Vikings verdadeiramente utilizavam eram cónicos e sem chifres .Não existe qualquer tipo de evidência científica (Paleográfica, Histórica, Arqueológica, Epigráfica) de que os Escandinavos da Era Viking tenham utilizado capacetes córneos.
A sua economia baseava-se na pesca (principalmente do bacalhau) e do comércio marítimo que praticavam na região norte da Europa. Eram Povos Guerreiros, facto que impunha muito respeito na região. Fabricavam armas, escudos de metal e embarcações de guerra ( Drakar ). Não eram Cristãos (somente por volta do ano 1000, com o contacto com os Europeus, começaram a aderir ao Cristianismo), pois acreditavam em vários Deuses (Religião Politeísta) ligados às forças da Natureza. Odin (Deus da Sabedoria e da Guerra) era a maior Divindade deste Povo. Também acreditavam em outros Deuses como, por exemplo, Thor (Deus do Trovão e das Tempestades e filho de Odin ) e Freyr ( Deus da Paz e Fertilidade). Acreditavam também nas Valkirias , mulheres valentes que cavalgavam com Odin durante as batalhas. Eram elas que conduziam os bravos Guerreiros, mortos em batalhas, para a Valhalla (o Céu dos vikings).

Comentários

Mensagens populares