segunda-feira, 2 de abril de 2018

Os Homens Lagarto de Ubaid e os Shumeri

Segundo a Arqueologia convencional a civilização começou no Iraque, na Antiga Mesopotâmia, com a grande Civilização Suméria. No entanto,no sítio Arqueológico de Al Ubaid,encontraram-se muitos  artefactos pré-Sumérios com 7.000 anos de idade(segundo dizem...), representando figuras Humanóides com características de Lagartos...
A cultura pré-histórica Ubaid existiu na Mesopotâmia entre 4000 e 5500 aC.e tal  como os Sumérios, a sua origem é desconhecida. Eles viviam em grandes assentamentos,com casas de adobe, onde eles desenvolveram Arquitectura, Agricultura e Pecuária.
A Arquitetura residencial composta de grandes casas em forma de T, pátios abertos e ruas pavimentadas, é uma espécie de antevisão das Cidades Sumérias. Alguns destes assentamentos,começaram a desenvolver-se como Cidades, os Templos começaram a surgir, bem como grandes edifícios monumentais como Eridu, Ur e Uruk, os locais mais importantes da Civilização Suméria.
De acordo com os textos antigos dos Sumérios, Ur era considerada a primeira Cidade que existiu no nosso Planeta.
O principal local onde os incomuns Artefatos foram Descobertos é chamado  de Tell Al'Ubaid,mas alguns deles também foram encontrados em Ur e Eridu. O primeiro Arqueologo a escavar o local de Al'Ubaid foi Harry Reginald Hal,em 1919.Um pequeno monte com aproximadamente meio km de diâmetro, com uma altura de cerca de dois metros do solo.
A escavação trouxe à luz várias figuras de homens e mulheres em diferentes posições e na maioria dos casos pareciam usar um tipo de capacete e ter algum tipo de acolchoamento nos ombros. Outras figuras tinham uma espécie de ceptro, possivelmente como um Símbolo de Justiça e Poder.
O facto mais marcante é que as características das faces das figuras se assemelham às dos répteis de cabeça comprida(estilo Crocodilos), olhos oblíquos e nariz muito parecido com o dos Reptéis. Entre as estátuas estão algumas figuras femininas segurando nos braços bebés com a aparência de Reptéis.

Então, o que estas figuras de lagartos representam? Segundo alguns Arqueólogos, as posturas, como as encontradas nas mulheres durante a lactação, não sugerem que sejam objectos rituais. Então, por que esse Povo Antigo decidiu representar os indivíduos como Répteis e não como seres Humanos?

Seja qual for o motivo, parece ter sido de especial importância para a cultura Ubaid,tendo em mente que a Serpente é um Símbolo muito importante para os Povos Antigos talvez representassem os seus Deuses "Vindo dos Céus" na forma de Seres Reptilianos. Agora,poderiam estas estatuetas representar fielmente os seres Reptilianos (e não como imaginação Humana...)que nos tempos Antigos coabitavam com a Humanidade?
Ora vejamos;No Panteão dos Deuses , Enki era o Deus do Artesanato, do Bem, da Agua, do Mar, dos Lagos, da Sabedoria e da Criação...e em algumas representações, é apresentado como meio homem e meio Serpente. O significado do seu Nome deveria ser "O Senhor da Terra". Ele era o dono da misteriosa "Me", termo intraduzível que tem sido interpretado como "Poderes" ou "Leis Divinas" (e que os Deuses os podiam usar como enfeites ou jóias)que ajudaram a criar a Civilização e teriam beneficiado de alguma forma a Humanidade.
Sua imagem é uma Serpente com uma dupla hélice ou Caduceu, muito semelhante ao bastão de Esculápio  ou Asclépio. Na opinião de alguns autores, não é de surpreender que o Símbolo de Enki tenha sido usado mais tarde como um Símbolo da Medicina, devido à sua semelhança desconcertante com a dupla hélice do ADN.

Teriam os Humanos Sido Criados Por Esses Antigos Deuses?

Eles foram a primeira População urbana do Mundo. Eles eram os Descendentes de um grupo Étnico Nativo do Sul da Mesopotâmia (na actual Sul-Este do Iraque), ou que se estabeleceram na região desde o momento em que migraram (cerca de 5000 aC) até ao surgimento de Babilonia (c. 1500 aC ).
O termo Sumério é, na verdade, o Nome dado aos Antigos habitantes da Mesopotâmia por seus sucessores, os Semitas Acadianos. Os Sumérios (ou Shumeri de Sumer), na verdade,eles se chamavam Sag-Giga, que literalmente significa "O Povo de Cabeça Preta" e a sua terra Ki-en-gi, "O Lugar dos Senhores Civilizados".

O Panteão Religioso tinha centenas de Deuses e de acordo com Antigos textos Religiosos Sumérios, Deuses e Humanos viviam juntos na Terra. Cada Cidade Suméria era protegida por o seu próprio Deus, e os Humanos eram usados ​​como servos dos Deuses.
No entanto, quando se lê o Mito Sumério da Criação, que é encontrado numa placa em Nippur, uma antiga Cidade Mesopotâmica fundada em 5000 aC, verificamos algo interessante. Segundo ela a criação da Terra (Enuma Elish)foi realizada da seguinte maneira;

"Quando, nas alturas, o Céu não tinha recebido nome,
e abaixo, o chão firme (a Terra) não havia sido chamado;
nada, excepto o primeiro APSU seu Criador,
MUMMU e TIAMAT - a que deu origem a todos;
suas águas se misturavam.
Nenhuma cana se havia formado ainda, nem terra pantanosa havia aparecido.
Nenhum dos Deuses havia sido trazido à existência ainda,
ninguém levava um  nome, seus destinos eram incertos;
Foi então quando se formaram os Deuses no meio deles."

Está claro que nenhum Panteão Sumério de Divindades foi responsável pela Criação, mesmo os próprios Deuses são parte da Criação. A Mitologia Suméria diz que, no começo, os Humanos são governados por algo ou alguém "Divina" não Humano.Esses seres eram capazes de viajar pelo céu em veículos redondos ou cilíndricos,Hoje em Dia conhecidos como;Ovnis.
Deuses ou Antigos Astronautas?

De acordo com os Mitos, eles poderiam ter vindo para a Terra para torná-la habitável, a fim de explorar os seus recursos minerais. E se eles são os deuses da prata e do ouro? Os textos relatam que em algum momento alguns se rebelaram contra os seus líderes;

"Quando os Deuses,igualmente  como os homens,
eles tinham que trabalhar e sofrer,
o trabalho dos Deuses era grande,
o trabalho era pesado
a aflição era muita."

Anu, o Deus dos Deuses, concordou que o trabalho de seus subordinados era realmente grande demais.O  seu filho Enki (também conhecido como Ea) propõe a criação de uma Criatura que realize o trabalho de outros. Assim, com a ajuda de sua irmã Ninki, eles criaram o homem para se tornar um trabalhador "Á Sua Própria Imagem".

Os textos dizem que um Deus foi condenado à morte e o seu sangue foi misturado com argila. A partir desse matéria, o primeiro Homem foi criado à semelhança dos Deuses. O primeiro casal Humano foi criado e colocado no Éden, uma palavra Suméria que significa "Terra Plana". Na Epopéia de Gilgamesh, o Éden é mencionado como o Jardim dos Deuses e se encontrava em algum lugar na Mesopotâmia, entre os rios Tigre e Eufrates.

Sem comentários:

Enviar um comentário